O pioneiro em Itapirapuã, empresário Francisco Pereira da Silva, 91 anos, faleceu em Goiânia na noite do domingo, 13/12, em decorrência da convid-19. “Chico Lourenço”, como era conhecido, junto com a família fundaram o tradicional Armazém Progresso, que funcionou por cerca de quatro décadas na cidade.
Chico Lourenço chegou a Itapirapuã ainda adolescente no começo da década de 50, vindo do Rio Grande do Norte com os pais Antonia Félix Pereira da Silva e José Lourenço da Silva, e os irmãos Geraldo, Bonifácio, João Lourenço, Maria, Constância, Benedita, Damiana e Imperatriz, conforme narra em seu livro “Itapirapuã, a Sesmaria e a Cidade”, a escritora Edla Pacheco Saad: “Já em 1948 foi construído o prédio da primeira escola, pelo Governador Jerônimo Coimbra Bueno... Nos anos a seguir, chega a família de José Lourenço da Silva, pai dos "irmãos Lourenço", que monta o Armazém Progresso e entrega aos filhos Francisco, João e Geraldo Pereira da Silva, este último também veio a ser prefeito”.
A atuação dos “Irmãos Lourenço” contribuiu para alavancar o desenvolvimento de Itapirapuã desde a sua emancipação em 1958. “À época as lavouras de arroz, milho e feijão, eram custeadas por eles, uma espécie de financiamento, que era pago na colheita, inclusive com a aquisição do restante da produção”, lembra o ex-prefeito Paulo César de Oliveira Cruz, “o Armazém Progresso era como se fosse o Banco do Brasil”, completa. O primeiro banco foi instalado na cidade só depois, a partir da década de 70.
O Armazém Progresso começou a funcionar na Avenida José Branco, ainda existe a sua primeira sede, logo em frente ao terreno onde tradicionalmente é montada a barraca da Igreja Católica nas festas do Padroeiro São Domingos. Posteriormente mudou-se para a Avenida Joaquim Pimenta, em frente à Praça Marechal Rondon. O fomento da economia do Município se deu em torno dos negócios mercantis dos “Irmãos Lourenço” no Armazém Progresso que gerava inúmeros empregos, era a empresa maior empregadora à sua época.
O advogado Dr. Benedito Rangel, destaca que “Chico Lourenço” foi um dos fundadores da Loja Maçônica Vale do Rio Vermelho nº 55 em 27/12/1977 permanecendo ativo até o seu falecimento.
Influentes em Itapirapuã, um dos “Irmãos Lourenço”, Geraldo Pereira da Silva, o "Geraldinho Lourenço" chegou a se eleger prefeito (1966/70). Alguns de seus empregados no Armazém Progresso também se elegeram vereador.
Resultado do seu empreendedorismo, os "Irmãos Lourenço" à época possuíram ricas propriedades rurais, a exemplo de parte das terras atualmente denominada Fazenda Três Marias, lembra o advogado Dr. Paulo Roberto Pacheco Saad Júnior.
Dos “Irmãos Lourenço” ainda vivos Damiana, Bonifácio, e João Lourenço que reside atualmente na cidade, e que se lembra da longa viagem navegando pelo Rio São Francisco na emigração da família há quase setenta anos com destino a Itapirapuã. “No Rio Grande do Norte, onde a gente morava, não chovia, era normal um ano inteiro de seca”, lembrou João Lourenço que rogou: "Deus o tem em bom lugar". Na cidade, além do irmão João Lourenço, ainda o filho, empresário veterinário Dr. Nilton Pinheiro da Silva, o Niltão, inúmeros amigos e conhecidos.
Um grande homem que já deixa saudades àqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele, homem de poucas palavras, mas trazia no seu olhar grandes ensinamento! Deus o acolherá em seus braços! Vai em paz seu Chico!
ResponderExcluirExcelente pessoa. Deus te receba muito bem meu Tio.
ResponderExcluirSem dúvidas vai deixar muita saudades, mas mais que isso, deixará um legado, no qual o principal ensinamento será a amizade e o respeito.
ResponderExcluirChico Lourenço, tenho o privilégio de dizer que fui e serei sempre seu amigo, assim como de sua família, a qual aprendi a gostar e admirar, seus filhos, sua esposa, seus netos, foram e serão sempre o maior patrimônio que vc nos deixa
Cumpriu sua missão como a mais completa de sua vida.
Posso dizer, sem medo de errar, OBRIGADO POR ME PERMITIR SER SEU AMIGO E ADMIRADOR.
DESCANSE NOS BRAÇOS DO SENHOR, POIS VC É MERECEDOR.
Aos seus familiares digo, tenham sempre muito orgulho de fazerem parte desta família, e fiquem tranquilos, pois sabemos que fizeram tudo que podiam em vida, para o melhor da família sempre.
Muito boa a matéria, Nilson Almir. E a iniciativa importante de lembrar sua atuação e seus serviços à sociedade Itapirapuense. Que a família seja confortada. Estamos todos em luto e oração.
ResponderExcluirQue o grande arquiteto do universo conforte toda a família e amigos!
ResponderExcluirMeus sinceros sentimentos