Notícias Araguaia - O seu jornal!

Notícias Araguaia - O seu jornal!

sábado, 28 de março de 2020

FORÇAS DE SEGURANÇA DE GOIÁS INTENSIFICAM COMBATE À PRÁTICA DE PREÇOS ABUSIVOS E FALSIFICAÇÃO DE PRODUTOS

Forças de segurança intensificam combate à prática de
preços abusivos e falsificação de produtos.

Balanço feito com dados dos últimos dias mostra que centenas de estabelecimentos já foram fiscalizados.

O balanço apresentado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSPGO), nesta sexta-feira (27/03), mostra que ações contra prática de preços abusivos e  falsificação de produtos de uso necessário para combate à propagação do novo coronavírus no Estado foram extremamente intensificadas nos últimos dias. As equipes têm trabalhado incansavelmente para atender o número crescente de denúncias registradas, resultando em centenas de estabelecimentos fiscalizados. “As forças de segurança do Estado estão trabalhando muito para proteger os goianos. Atuando na garantia dos direitos do consumidor, sem deixar de lado o forte combate à criminalidade”, explicou o secretário de Segurança Pública Rodney Miranda. 

Os dados mostram que, no período em que entrou em vigor a quarentena no Estado por decreto governamental, já foram fiscalizadas mais de 150 empresas. Grande parte com foco na averiguação de itens de proteção do novo coronavírus (álcool em gel e máscaras descartáveis). Neste mesmo período, o Procon e a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor do Estado de Goiás (Decon) também notificaram presencialmente mais de 70 supermercados onde, além dos itens de proteção, foram apurados preços dos itens da cesta básica para verificar possíveis aumentos injustificados de preço.

Ao todo, mais de 200 empresas de toda a cadeia produtiva (indústria, distribuidoras e comércio) foram notificadas a apresentar as notas de entrada e saída de produtos para que seja feita a constatação dos valores praticados antes e depois do período que começou a vigorar o decreto do governador Ronaldo Caiado.

As mais de 200 empresas notificadas têm o prazo de dez dias para apresentarem as notas de entrada e saída do produto, para que o Procon Goiás constate se está havendo a majoração da margem de lucro aplicada nos produtos fiscalizados, e posteriormente autuá-las diante dos excessos constatados. As equipes de fiscalização continuam seguindo diariamente e realizando as diligências necessárias.

O delegado titular da Decon, Gylson Mariano Ferreira, afirmou, ainda, que os policiais civis da Decon e fiscais do Procon seguem com ações coordenadas para verificar denúncias de elevação injustificada de preços. "Notamos um crescente número de denúncias, pois, a cada 15 minutos, temos alguém relatando a prática de preços abusivos no Estado. Por isso, intensificamos as ações, abordando do pequeno comércio às grandes indústrias, para verificar se os preços cobrados têm sido injustificáveis", afirmou.

Ainda segundo o delegado, as diligências, se confirmarem os dados que possam apontar a ocorrência de preços abusivos, fazem com que as empresas ou indústrias responsáveis pela cobrança, respondam por crimes contra a economia popular e delitos contra o consumidor.

PRODUTOS DE PROTEÇÃO APREENDIDOS

Durante o trabalho de fiscalização, o Procon Goiás e a Decon realizaram duas autuações em flagrante resultando na apreensão de 32 caixas de álcool líquido 70% e mais de 90 máscaras descartáveis, devido ao represamento de estoque para posterior venda. E de mais de 465 vidros de álcool em gel, devido a evidências de adulteração ou falsificação do produto.

A Polícia Militar também está atuando nesse sentido. Para se ter ideia, na última terça-feira, 24, equipes do 1º Batalhão da Polícia Militar identificaram uma casa, no Jardim América, em Goiânia, que funcionava como uma fábrica clandestina de álcool em gel. A responsável pela fabricação do produto foi encaminhada para a Central de Flagrante, onde foi autuada por fraude no comércio e falsificação de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais.

AÇÕES DE PREVENÇÃO DA PC, PM E DOS BOMBEIROS

Enquanto a PC e o Procon atuam na linha de frente contra a prática de preços abusivos, a Polícia Militar de Goias (PMGO) e o Corpo de Bombeiros Militar mantêm ações de prevenção contra a Covid-19. Entre os dias 13 e 26 deste mês, a PM registrou 1.295 Atendimentos Integrados – RAI. Sendo, 1.215 de orientação a população e 80 de lavraturas de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por infrações a legislação. Já os bombeiros, no mesmo período, concluíram 816 ações de orientação à população.

A PC realizou, no total, também neste período, 22 procedimentos. Todos por infrações relacionadas ao combate à disseminação do coronavírus. Sendo, auto de prisão em flagrante,  instauração de inquéritos policiais e lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).


CANAIS DE DENÚNCIA

A população é a principal aliada das forças de segurança. Caso haja indícios de violação dos direitos do consumidor, a denúncia poderá ser feita pelo número 151, do Procon Goiás, ou por meio da internet pelo site proconweb.ssp.go.gov.br. A Polícia Civil também possui canais de denúncia: número 197 e no site policiacivil.go.gov.br. Além do 190 da Polícia Militar e do Sistema de Ouvidoria do Estado de Goiás, no endereço www.ouvidoria.go.gov.br , clicando no ícone CORONA INFO.

Secretaria de Segurança Pública - Governo de Goiás

sexta-feira, 27 de março de 2020

CORONAVÍRUS: MP-GO IMPEDE CARREATA POR ABERTURA DO COMÉRCIO EM JUSSARA


MP impediu carreata por abertura do comércio em Jussara.
Recomendação expedida pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) ao 32° Batalhão da Polícia Militar de Jussara evitou a realização de carreata em Jussara nesta sexta-feira (27/3). A corporação foi instada a adotar todas as providências para evitar a mobilização pela abertura do comércio de Goiás, prevista para acontecer hoje (27/3), às 16 horas, com saída do ginásio de esportes da cidade. O objetivo de impedir sua realização foi evitar a propagação de SARS-CoV-2 na cidade.

À PM foi requisitada a identificação dos responsáveis, a fim de que a Polícia Judiciária e o MP possam iniciar o manejo de ação penal pública, especialmente considerando os crimes praticados contra a saúde pública, assim como a apreensão dos veículos.

O promotor de Justiça Bernardo Morais Cavalcanti também solicitou à PM a apuração, em relatório circunstanciado, dos eventuais danos causados ao patrimônio público, para que os envolvidos respondam coletivamente com os próprios bens em ação civil pública, podendo ainda solicitar, se for o caso, apoio das demais forças de segurança.

O promotor destaca que a medida da promotoria local foi baseada em ação dos Ministérios Públicos Federal e Estadual em Minas Gerais, para evitar fato semelhante na cidade de Uberlândia. A recomendação também atende a linha adotada pelo MP-GO de seguir as orientações da organização Mundial de Saúde OMS e os decretos estaduais que envolvem a pandemia. (Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

CORONAVÍRUS: REGISTRADO 01 CASO SUSPEITO EM ITAPIRAPUÃ


Registrado 01 caso de coronavírus em Itapirapuã
Uma jovem de 27 anos manifestou sintomas suspeitos de contaminação pelo coronavírus em Itapirapuã, na manhã de sexta-feira, 27/03.

Foram feitos os procedimentos para a confirmação ou descarte do caso. De acordo com informações a jovem encontra-se em isolamento hospitalar no Hospital Municipal de Itapirapuã.

A orientação é para que seja reforçado os cuidados para prevenção com o isolamento social evitando aglomerações, “é preciso que as pessoas permaneçam em casa.”

NOTA DO COMITÊ GESTOR DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS DE ITAPIRAPUÃ

O Comitê Gestor de prevenção e combate ao novo coronavírus e a Equipe de Saúde de Itapirapuã informam que na manhã desta sexta-feira (27/03/2020) foi atendida uma paciente com sinais e sintomas gripais, que podem ser atribuídos à várias infecções respiratórias, incluindo o Novo Coronavírus.

Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde e OMS (Organização Mundial de Saúde), isolamos a paciente e solicitamos os exames necessários para confirmação.

Reiteramos que a paciente encontra-se em bom estado geral, sem sinais de gravidade e com todo suporte da equipe de saúde.
Pedimos à população que mantenha a calma e continuem com as medidas de precaução que já foram repassadas.


PUBLICADO DECRETO DE CALAMIDADE PÚBLICA EM GOIÁS

Governador decretou Calamidade Pública em Goiás.

O decreto legislativo que reconhece o estado de calamidade pública em Goiás em função da crise provocada pelo novo coronavírus, aprovado pela Assembleia Legislativa de Goiás, foi publicado em suplemento do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (26/03). O reconhecimento de calamidade pública em Goiás foi enviado pelo governador Ronaldo Caiado para o legislativo na última segunda-feira (23/03) estabelecendo a flexibilização do cumprimento da meta fiscal do Estado diante da perspectiva de elevação dos gastos públicos e queda de arrecadação, e prevê que os seus efeitos se mantenham até dia 31 de dezembro de 2020.

A aprovação pela Assembleia Legislativa de Goiás ocorreu em caráter de urgência durante sessão remota realizada pelo presidente da Casa, deputado estadual Lissauer Vieira, na quarta (25/03), em virtude da situação formal de anormalidade no Estado – em que o poder público fica altamente comprometido. Nesse caso, a calamidade pública se refere ao avanço do novo coronavírus em Goiás e à necessidade de medidas restritivas em relação à circulação da população para evitar a disseminação da Covid-19.

Desta forma, com um desastre iminente, que leva em consideração os prejuízos econômicos e sociais, por exemplo, o governo federal tem liberdade para intervir e auxiliar o Estado a superar a crise. Em comparação ao estado de emergência, a calamidade pública é mais intensa e mais difícil de ser contornada pelo Estado, por isso a ajuda da União se torna indispensável.

Com o reconhecimento da situação de calamidade pública, o governo federal adotará medidas de apoio, como a destinação de recursos, envio da Defesa Civil e Militar ou entrega de kits emergenciais. Com esse contexto, o Estado passa a ficar dispensado de licitações, caso seja necessária a aquisição de materiais, insumos ou equipamentos, e ainda poderá parcelar dívidas e atrasar execução de gastos.

Em momentos de calamidade pública, a população também pode ter acesso ao Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS).

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás.

quinta-feira, 26 de março de 2020

ISOLAMENTO SOCIAL - EMPRESÁRIOS RECLAMAM E ANUNCIAM DEMISSÕES EM ITAPIRAPUÃ

Empresários reclamam em Itapirapuã.
Empresários usam as redes sociais para reclamar das dificuldades na manutenção dos negócios por contas das paralisações impostas pelo isolamento social no combate ao coronavírus em Itapirapuã, quinta-feira, 26/03.

O empresário Gilmar Francisco de Aquino, dono de uma pequena empresa de panificação, mesmo em funcionamento, reclama da queda acentuada nas vendas principalmente por conta da suspensão das aulas, e anunciou a demissão de quatro funcionários, “se não reabrir o comércio, corremos o risco de falência, a folha já está no vermelho.”

A empresa Ellegant Semi Jóias anuncia que  já está tomando providências para demitir 30 colaboradores logo de imediato.

"Acho que o poder público de Itapirapuã e do Estado de Goiás precipitaram  na paralisação, fechando as empresas sem tomar conhecimento da nossa empresa que não é comércio de portas abertas e sim uma indústria na fabricação de semi-jóias."

Outro que reclama é o serralheiro Deri Antonio que instalou há trinta dias uma pequena lanchonete para a esposa trabalhar e assim complementar a renda familiar, mas que teve de fechar por conta da crise instaurada pelas ações no combate ao coronavírus. Deri reclama da presença de pessoas vindas de fora para a cidade, “pessoal de Goiânia está vindo para a cidade, parecem em férias, mas nós estamos impedidos de trabalhar. A quarentena não está sendo cumprida, os pais de família não podem trabalhar, mas o pessoal pode vir para cá fazendo um feriado na cidade.”

EMPRESÁRIOS DEFENDEM ALTERNATIVAS AO ISOLAMENTO SOCIAL PARA COMBATE AO CORONAVÍRUS

Cresce nas redes sociais as reclamações por parte de empresários pedindo a reabertura do comércio com adoção do “isolamento vertical” como forma de combater o coronavírus.

Medida seria solução mais suave para a pandemia de coronavírus, mas é baseada em estatísticas escassas e poderia jogar o mundo em colapso de saúde se falhar. Um grupo de cientistas tem desafiado a orientação majoritária entre os epidemiologistas e defendido que as medidas de distanciamento social da população contra o coronavírus sejam relaxadas e substituídas pelo isolamento de grupos específicos de pessoas, aqueles com maior risco de morrer ou desenvolver quadros graves: idosos, diabéticos, cardíacos e pessoas com algum comprometimento pulmonar.

Para esses epidemiologistas, os escassos dados disponíveis apontam que a doença não é tão devastadora para a população em geral e, por isso, seria possível contê-la sem enfrentar as massivas perdas econômicas que o atual modelo de contenção pode causar.

GOIÁS TEM PRIMEIRA MORTE POR CORONAVÍRUS, CONFIRMA GOVERNO

Goiás tem primeira morte por coronavírus

Goiás registrou a primeira morte por coronavírus, nesta quinta-feira (26/3). Se trata de uma mulher, de 66 anos, moradora de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. A paciente tinha um histórico de viagens a Brasília. Ela estava internada em um hospital da cidade e foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), onde morreu. A idosa era hipertensa e também teve dengue recentemente.

Por meio do Twitter, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), confirmou a informação e lamentou o ocorrido com a seguinte mensagem: “Dia triste. Goiás registrou 1ª morte por coronavírus. Senhora de Luziânia, de 66 anos, hipertensa, com diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica, teve dengue recentemente. Não resistiu. Meus pêsames e todo apoio e solidariedade à família. Que Deus conforte o coração de todos.”

PRIMEIRA MORTE POR CORONAVÍRUS EM GOIÁS: SAÚDE DE LUZIÂNIA JÁ TRABALHA EM ‘BLOQUEIO EPIDEMIOLÓGICO’

Em um vídeo, o Secretário da Saúde de Luziânia, José Walter Marques, explica sobre os procedimentos adotados a respeito do caso da paciente. De acordo com ele, todas as providências foram tomadas para testar as pessoas que tiveram contato direto com ela. Além disso, a pasta faz um levantamento para localizar pessoas que tiveram contato indireto com a idosa, para fazer um bloqueio epidemiológico.

CASOS DE CORONAVÍRUS EM GOIÁS

Até ontem (25/3), Goiás somava 35 pacientes infectados pelo novo coronavírus. As confirmações foram registradas em Goiânia (15), Rio Verde (6), Anápolis (3), Aparecida de Goiânia (2), Valparaíso de Goiás (2), Jataí (1), Catalão (1), Silvânia (1) e Luziânia (1). Três casos confirmados por um laboratório particular ainda aguardam a atualização do local de residência das pessoas.

Com a morte da paciente de Luziânia, o Brasil contabiliza, até o momento, 61 óbitos causados pela covid-19. Quanto ao número de casos confirmados da doença, até esta manhã, foram notificados 2.567.

De acordo com atualização do Ministério da Saúde, divulgada nesta quarta-feira (25/3), era 2.433 o número de casos confirmados de coronavírus (Covid-19) no Brasil. Até a data, foram registradas 57 mortes, sendo 48 no estado de São Paulo e seis no Rio de Janeiro. As regiões Norte, Nordeste e Sul registraram os primeiros óbitos, sendo um no Amazonas, um em Pernambuco e um no Rio Grande do Sul. (Fonte: Diário on line).

sábado, 21 de março de 2020

GOVERNO DE GOIÁS DISPONIBILIZA LINHA DE CRÉDITO EMERGENCIAL PARA CAPITAL DE GIRO DESTINADO A MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS


O Governo de Goiás, por intermédio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e da GoiásFomento, vai adotar uma série de medidas e de recomendações para ajudar os pequenos empreendedores, inicialmente injetando meio bilhão de reais para capital de giro emergencial.

De acordo com o secretário Wilder Morais, titular da SIC, o governo vai ajudar os pequenos e médios empresários, que devem paralisar suas atividades a partir dessa quinta-feira (19), injetando R$ 500 milhões (meio bilhão) no mercado para capital de giro, dinheiro paga pagamento de impostos, mão de obra, aluguéis e outros custos fixos variados.

Os R$ 500 milhões são para capital de giro emergencial, inclusive custos fixos, para MEI, micro e pequenas empresas, através da GoiásFomento, Banco do Brasil e FCO. A carência é de 6 a 12 meses e o prazo para pagamento de 24 meses. O governo vai disponibilizar ainda a criação de um Fundo de Aval para facilitar o crédito aos microempresários.

Como há recomendações para se evitar as aglomerações de pessoas em espaços públicos, os empresários devem acessar esses recursos exclusivamente por contato via telefone com gerentes do Banco do Brasil, ou por canais oficiais via internet. O mesmo procedimento deve ser adotado para o contato com a GoiásFomento e o Goiás Empreendedor (Banco do Povo).

Para contato na GoiásFomento o empresário deve ligar para o número (62) 3216-4900. E para o Goiás Empreendedor falar nos seguintes contatos: (62) 9 8127-4412, (62) 9 8225- 5120, ou nos e-mails  propostasinterior.sic@goias.gov.br  - Informações sobre crédito e propostas em andamento e analistascredito.sic@goias.gov.br -  renegociações e atualização de boletos vencidos. A ida nesses agentes de crédito só deve ocorrer quando for solicitada.

Ainda de acordo com o secretário Wilder Morais, esse meio bilhão que será disponibilizado aos empresários está disponível para empréstimo na GoiásFomento, no Goiás Empreendedor e Banco do Brasil, via Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). Cerca de R$ 350 milhões virão dos dois agentes financeiros oficiais do Governo de Goiás.

Outra facilidade para o empresário é que ele pode negociar suas dívidas com impostos, incluindo esses valores no contrato de empréstimo. Wilder lembra que o governador Ronaldo Caiado está atento e cobrando ações para evitar pânico entre os pequenos empresários, que podem ser prejudicados com a crise provocada pelo coronavírus.

O secretário destaca que essa é uma ação emergencial para atender agora no início da crise, mas que após contornada a crise, já existem mais de R$ 2 bilhões, via Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), para serem disponibilizados para os pequenos empresários. “Estamos atentos e seguindo as determinações do governador Ronaldo Caiado para evitarmos situações que possam inviabilizar as atividades dos nossos empreendedores pequenos, que geram muitos empregos e renda”, defendeu o secretário.

Na quarta-feira (18) o governador Ronaldo Caiado recebeu representantes do trade turístico e prometeu, de imediato, a liberação de 15 mihões de reais em linhas de crédito para socorrer o setor. Os recursos, do Ministério do Turismo, serão operacionalizados pela GoiásFomento. A previsão é liberar, já na próxima semana, os recursos para capital de giro de bares e restaurantes, atingidos pelo decreto estadual, que fecha os estabelecimentos a partir desta quinta-feira. De acordo com o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, as linhas de crédito irão para pagamento de funcionários. Outros segmentos também serão beneficiados, entre eles, organizadores de eventos e meios de hospedagens.

SANTA FÉ DE GOIÁS REGISTRA 1 CASO SUSPEITO DE CONTAMINAÇÃO PELO COVID-19

Santa Fé de Goiás registra 1 caso suspeito de
contaminação pelo Covid-19.

Primeiros casos suspeitos de contaminação no Oeste de Goiás. Santa Fé de Goiás registra 1 caso.

O Governo de Goiás divulgou por meio da Secretaria de Saúde o Boletim do Coronavírus/COVID-19 apresentando os casos suspeitos ou confirmados no período de 04 de fevereiro a 20 de março. Ao todo 624 casos notificados, destes 519 casos suspeitos, 15 casos confirmados e 90 casos descartados.

No Boletim divulgado na sexta-feira, 20/03, apareceram os primeiros casos suspeitos, mas não confirmados por enquanto, na região oeste de Goiás:

Diorama 1
Faina 1
Santa Fé de Goiás 1
São Luis dos Montes Belos 2

Todos os casos suspeitos são femininos.

Laboratórios particulares e LACEN

CORONAVÍRUS: ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE EVITAR AGLOMERAÇÕES

Transmissão da Covid-19 costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas; recomendação vale para todas as idades.

Profissionais da saúde e autoridades têm destacado, como medida preventiva à propagação da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, a relevância de que seja evitados aglomerações e o contato próximo com outras pessoas. A recomendação ocorre porque a transmissão pelo vírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

– Espirro
– Tosse
– Gotículas de saliva
– Contato físico com uma pessoa infectada
– Toque em objetos ou superfícies contaminadas (seguido de contato com boca, nariz ou olhos).

Para reduzir as chances de transmissão pelo contato com secreções, a orientação é não permanecer perto de um grande número de pessoas. A medida vale para cidadãos de qualquer faixa etária. “Como se proteger de uma infecção viral? Não ter um contato próximo, o que a Organização Mundial da Saúde preconiza, de pelo menos um metro de distância. Evite aglomerações e o contato próximo com outras pessoas, além da higiene ao lavar as mãos com água e sabão”.

sexta-feira, 20 de março de 2020

CAIADO GARANTE QUE A SANEAGO NÃO CORTARÁ A ÁGUA DE QUEM ATRASAR PAGAMENTO POR CONTA DA COVID-19

Caiado garante que a Saneago não cortará a água de quem atrasar
pagamento por conta da Covid-10

Governador disse também que pediu à Enel e às operadoras de telefonia móvel e fixa para que façam o mesmo com os seus clientes.

Em entrevista hoje ao radiojornal Fala Goiás em Rede, das Rádios Brasil Central AM e RBC FM, em cadeia com outras rádios goianas, o governador Ronaldo Caiado, garantiu que a Saneago não cortará o fornecimento de água para quem não puder pagar sua conta na data do vencimento, até passar esse período de crise da pandemia do Coronavírus (Covid-19). “Determinei à Saneago que não corte nenhum abastecimento de água. Lógico, que as pessoas que podem quitar continuem quitando. Não é justo também se aproveitar do momento. Solicitei à Enel para que não corte energia. Tive vídeoconferência com as empresas de telefonia, pedindo a elas que não cortem o sinal das pessoas, que precisam dele inclusive para trabalhar” garantiu Caiado.

Na entrevista ele foi enfático ao pedir a compreensão dos goianos para este momento de crise, fez apelo aos prefeitos para que colaborem, pediu a empresários e garantiu esforço junto ao governo federal para a concessão de recursos, linhas de crédito e mais benefícios sociais para socorrer as pessoas que mais necessitam nesse momento em que tudo está praticamente paralisado.

Sem politizar

“Tenho repetido que sou um homem que graças a Deus e ao povo goiano eu cheguei ao governo do Estado de Goiás no primeiro turno, tive também a honra de ser médico. Coube a mim, à frente do governo do Estado de Goiás, me defrontar com um inimigo invisível, que é o Coronavírus, e que tanta inquietação e angústia tem trazido a todo mundo e agora em Goiás. Digo a todos: as minhas decisões têm a autoridade de um governador, mas têm também a consciência de um médico. Tenho a consciência tranquila do que estou fazendo. Peço às pessoas que não tentem politizar o assunto. Eleições faremos em outro momento. Agora, estou cuidando de vidas”, afirmou, reiterando para a não politização desse assunto em um momento de gravidade vivido pela sociedade como um todo.

Fez apelo também aos prefeitos, para que não sejam oportunistas e egoístas: “Quero ver na hora que as pessoas caírem com o Coronavírus, com processo respiratório grave, o que eles vão responder a essas pessoas que seguiram as suas orientações. Quero saber como essas pessoas vão se comportar depois diante de uma situação que está colocando o mundo de joelhos, se os prefeitos agirem de uma forma irresponsável e egoísta. A determinação minha é de fechar todo comércio que não tenha ligação com a saúde e mantemos abertos todos os segmentos essenciais à saúde e que não aglomerem pessoas sem que para isso tomem as devidas precauções”.

O governador cumprimentou todos os que estão mantendo a segurança pública e a ordem no Estado, também as áreas de alimentos, de segurança alimentar e venda de alimentos, que permanecem abertas. Tudo isso, segundo ele, convalidado pelo Tribunal de Justiça. “Todos os demais estabelecimentos devem ser fechados. Se não cumprirem a ordem, poderão ser multados e as pessoas detidas, julgadas e condenadas por um prazo de até um ano. É inaceitável, neste momento, nós não termos um compromisso com a vida. Esse compromisso eu tenho e farei valer a vida dos goianos. Esta é minha responsabilidade. Se minhas ações são extremamente exigentes e duras, digo que estou com a consciência tranquila. Quantas pessoas que eu puder salvar, já responde o mandato que o povo de Goiás me concedeu” observou.

Ele conclamou o tempo todo para que as autoridades tenham  responsabilidade, “principalmente os senhores prefeitos no interior do Estado”. Pediu a eles que promovam, junto com vereadores e lideranças políticas, a conscientização da população. “Fiquem em casa, diminuam as aglomerações em suas cidades. Quanto mais as pessoas acharem que não é nada, mais aumentará a contaminação. Se todo mundo for contaminado numa hora só, não teremos leitos hospitalares para atender a todos. As pessoas que forem contaminadas pelo Coronavírus e já sofrem de alguma complicação respiratória, precisam de muito cuidado e nós não temos o volume de leitos para atender aí milhares e milhares de casos. Isso está demonstrado. Vamos ter juízo. A única tática que deu certo foi quando as pessoas ficaram em casa, pararam a circulação” assinalou Caiado.

Informou que semana que vem terá a vacinação geral contra a gripe e que uma grande estrutura está montada para dar conta do recado a contento e que nessa hora é preciso dar mais atenção aos idosos, que são do grupo de risco e precisam ser tratados com cuidados especiais. E acrescentou: “Precisamos ficar falando para que as pessoas entendam que isso não é decisão política, é médica, e que eu não posso ser omisso”.
O governador Caiado disse que quando os brasileiros vieram da China para quarentena em Anápolis, já tinha conhecimento de que uma hora esse vírus chegaria aqui. “E desde lá começamos a tomar as providências para impedir a rápida propagação dele em nosso Estado. Já temos aqui um hospital de retaguarda, o Hospital do Servidor, com 222 leitos preparados, para receber os pacientes com complicações maiores”, assinalou, citando o HDT também como referência para receber, o Hospital das Clínicas, que foi colocado à disposição pelo reitor da UFG, Edward Madureira, e os apoios da Vigilância Sanitária e dos agentes de comunitários de saúde e que foram disponibilizadas ambulâncias com respiradouros de circuito fechado. Enfatizou o agradecimento a todos os que estão cooperando, citando entidades e todas as esferas de poder.

Situação financeira

Sobre as dificuldades financeiras que advirão com essa crise, disse ainda que terá um impacto significativo nas receitas do Estado, “mas se Deus quiser vamos atravessar essas dificuldades e poder comemorar um resultado positivo para a população”. Falou também das providências que está tomando junto ao governo federal, já tendo conversado com vários ministros, e citou Onyx Lorenzoni e Rogério Marinho. “Esperamos que o governo libere o mais rápido possível pelo menos R$ 200,00 para as pessoas que precisam, distribuição de cesta básicas para as pessoas se alimentarem ao ficarem em suas casas”, abordou.

Ele comentou também que é preciso fazer com que as pessoas não fiquem desprotegidas, reiterando o pedido para que mantenham a calma, observando que “isso é ação de todos, para que os mais humildes e necessitados não sejam desabastecidas. Queremos promover uma atenção especial ás pessoas mais carentes”. Caiado informou que a Goiásfomento está trabalhando para garantir capital de giro às empresas, das pequenas e micro empresas, até passar essa turbulência.

Abordou ainda sobre o aumento abusivo dos preços dos produtos de higiene, o que considera um crime. “Pessoas que só pensam no lucro e em extorquir, sem preocuparem com a vida. Determinei à polícia, à inteligência, ao Procon, para que façam uma ação rápida onde a população tem denunciado essas práticas. Medidas já foram tomadas, várias pessoas já foram presas e a multa varia de R$ 632,00 a R$ 9 milhões. Essas pessoas não merecem respeito e têm de ser tratadas como bandidas e criminosas. E podem responder também por um ano de prisão”, finalizou.

ABC Digital

terça-feira, 17 de março de 2020

JAUPACI SUSPENDE AULAS, ATENDIMENTO EXTERNO NA PREFEITURA E REGULA ATENDIMENTOS E SERVIÇOS DE SAÚDE

Jaupaci suspende aulas, atendimento externo na prefeitura e
 regula atendimentos e serviços de saúde.
NOTA DE ESCLARECIMENTO - JAUPACI-GO.

A Prefeitura de Jaupaci segue orientações da Organização Mundial de Saúde que decretou situação de pandemia pelo coronavírus, e ainda a decisão do Governo de Goiás sobre a situação de emergência na saúde pública do Estado de Goiás, entre outras decisões governamentais, com ações preventivas zelando pela saúde da população, suspendendo assim as aulas em toda a rede pública no Município, e também o atendimento ao público na prefeitura que manterá apenas serviços internos sem prejuízo à gestão pública.

E atenção! Estão suspensos ainda os atendimentos e procedimentos eletivos no âmbito da saúde pública municipal como:

-Consultas eletivas de clínica geral e especialidades como cardiologia, ginecologia, pediatria e cirurgia geral.

-Consultas odontológicas, exames laboratoriais, exames de imagem, ultrassonografia, radiografias, eletrocardiograma, endoscopia digestiva e teste ergométrico.

-Cirurgias eletivas.

-Serviços de Grupos de Saúde como gestantes, tabagismo, geração saúde e ainda o transporte de pacientes para outros municípios.

-Os atendimentos de fisioterapia serão avaliados e priorizados mediante a clínica e necessidade de cada paciente, com agendamento prévio via telefone na unidade de referência.

-A vacinação segue normalmente com agendamento.

- A Visita domiciliar dos ACS segue mediante aos cuidados e protocolos na abordagem familiar.

-As unidades de saúde permanecerão em funcionamento para atendimento de urgência e emergência.

Para mais informações é só ligar 3688-1462 na Unidade de Saúde ou 3688-1216 no Hospital Municipal.

Tais medidas estão sendo tomadas para evitar disseminação do coronavirus por meio de contaminação comunitária.

A Prefeitura de Jaupaci agradece a compreensão e interação da população nestas ações em prol da saúde de todos!

segunda-feira, 16 de março de 2020

CORONAVÍRUS - INSS DE JUSSARA SUSPENDE ATENDIMENTO

INSS de Jussara suspende atendimento por conta do coronavírus

A Agência do INSS de Jussara suspendeu o atendimento ao público a partir de 16 de março de 2020 por tempo indeterminado conforme Instrução Normativa nº 19 de 13 de março de 2020 “sobre orientações quanto ao risco de contaminação pelo coronavirus (covid19).”

A orientação é para que o público de Jussara e das cidades vizinhas na região assistida pela agência aguardem novas informações. “É preciso que as pessoas não venham a Jussara por enquanto a procura dos serviços do INSS sob risco de perda da viagem.”

domingo, 15 de março de 2020

CORONAVÍRUS - SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NA SAÚDE PROVOCA SUSPENSÃO DE AULAS EM GOIÁS POR 15 DIAS

Aulas suspensas em Goiás por 15 dias.
A Secretaria Estadual de Saúde segue delegação prevista no Art. 5º do Decreto 9.633/13 de março de 2020 que decretou situação de emergência na saúde pública do Estado de Goiás por conta do coronavírus paralisa as aulas em todos os níveis educacionais, públicos e privados por 15 dias preferencialmente a partir de 16/03/2020, com tolerância máxima até 18/03/2020, podendo tal paralisação ser prorrogável a depender da avaliação da autoridade sanitária do Estado.

NOTA TÉCNICA SES-GO

Considerando:

- a Declaração da Organização Mundial de Saúde, em 11 de março de 2020, que decreta situação de pandemia no que se refere à infecção pelo novo coronavírus;

- a Lei n. 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência em saúde publica de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019;
- o acionamento de novo nível (nível 1) do Plano de Contingência para o Novo Coronavírus da Secretaria de Estado da Saúde, conforme recomendação do Ministério da Saúde;

- o Decreto 9.633, de 13 de março de 2020, do Governador do Estado de Goiás, que dispõe sobre a decretação de situação de emergência na saúde pública do Estado de Goiás, em razão da disseminação do novo coronavírus (2019-nCoV);
- a delegação prevista no Art. 5o do referido Decreto, segundo a qual “caberá à Secretaria de Estado de Saúde instituir diretrizes gerais para a execução das medidas a fim de atender as providências determinadas por este Decreto, podendo, para tanto, editar normas complementares”;

- a orientação do Conselho Nacional de Educação (CNE), de 14 de março de 2020, de que, se necessário, as instituições poderão repor as aulas no próximo ano para cumprir os 200 dias letivos anuais exigidos pela legislação;

- que a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença no Estado de Goiás;

- o pedido da Organização Mundial de Saúde para que os países redobrem o comprometimento contra a pandemia.

DETERMINA:

1) Paralisar as aulas, de preferência por meio da antecipação das férias escolares, em todos os níveis educacionais, públicos e privados, de modo a interromper as atividades por 15 dias preferencialmente a partir de 16/03/2020, com tolerância máxima até 18/03/2020, podendo tal paralização ser prorrogável a depender da avaliação da autoridade sanitária do Estado.

2) A exceção se aplica aos alunos universitários dos cursos da área de saúde; para estes, recomendase que sejam incluídas imediatamente, e em todas as disciplinas e períodos, aulas alinhadas às orientações técnicas dos protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás, abrangendo as características epidemiológicas, diagnósticas, clínicas e terapêuticas observadas Secretaria de Estado da Saúde SES na COVID-19 e nas demais Síndromes Respiratórias Agudas Graves, com foco no indivíduo e na coletividade.

3) Determina-se ainda que as aulas para os universitários dos cursos da área da saúde sejam ministradas em grupos menores, de até 10 pessoas, preferencialmente em salas com janelas e corrente de ar natural, e não somente ar-condicionado.

4) Todos os universitários da saúde deverão se comportar como aliados no combate à pandemia COVID-19, sobretudo como propagadores de informações técnicas, fidedignas e responsáveis. A qualquer tempo, o poder público poderá convocar todos os graduandos da saúde a ajudarem nas unidades de saúde atuais ou que venham a ser montadas com a finalidade de combater a pandemia e outras implicações ao sistema de saúde relacionadas à COVID-19.

5) Aos órgãos da administração direta e indireta, empresas públicas, privadas e do terceiro setor, a avaliação imediata da possibilidade de realização de teletrabalho em todas as áreas com perfil administrativo, resguardando atendimento ao cidadão; bem como o compartilhamento com todos os servidores/funcionários de informações relacionadas à prevenção e tratamento da COVID-19.

ISMAEL ALEXANDRINO JUNIOR -Secretário de Estado da Saúde de Goiás

sexta-feira, 13 de março de 2020

GOVERNO DE GOIÁS DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE DEVIDO AO COVID-19


Documento enumera série de ações para combater a disseminação do novo coronavírus no Estado. Ronaldo Caiado assegura que ato tem caráter administrativo e não deve causar apreensão nos goianos.

O Governo de Goiás publicou na noite desta sexta-feira (13/3) o decreto que coloca o Estado em situação de emergência na saúde pública em razão do novo coronavírus. Assinado pelo governador Ronaldo Caiado, o documento prevê uma série de providências para conter a disseminação do Covid-19. O anúncio ocorre um dia após o Estado confirmar os três primeiros casos da doença.

A situação de emergência terá duração de 180 dias, podendo ser prorrogada. Durante esse período, o Estado poderá adotar algumas medidas administrativas urgentes e necessárias no combate ao coronavírus. Entre elas, a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços e a requisição de bens e serviços, assegurada a justa indenização.

Em entrevista coletiva na quinta-feira, Caiado explicou que o “decreto tem caráter burocrático e não deve ser motivo de apreensão entre os goianos”. Para exemplificar, citou a possível aquisição de aparelhos respiradores, necessários no combate ao Covid-19: no cenário comum, o Estado teria de recorrer à Lei de Licitações, o que poderia demorar cerca de dois meses. Com o decreto de emergência, é possível concluir o processo imediatamente, com acompanhamento da Controladoria-Geral do Estado.

Para o enfrentamento inicial da emergência em saúde, o decreto suspende, por um período de 15 dias, todos os eventos de qualquer natureza, públicos e privados; a visitação em presídios e nos centros de detenção para menores; e a visitação de pacientes internados diagnosticados com o novo coronavírus. Já as aulas escolares, no âmbito público ou privado, poderão ser suspensas conforme critérios epidemiológicos determinados pela autoridade sanitária. 

O documento prevê, ainda, que pacientes com suspeita ou confirmação de infecção por coronavírus sejam submetidos, de maneira compulsória, a exames médicos; testes laboratoriais; coleta de amostras clínicas; vacinação e outras medidas profiláticas; além de tratamentos médicos específicos. Tal ação está prevista na Lei nº 13.979, que dispõe sobre o enfrentamento ao Covid-19, e tem como objetivo proteger a saúde dos próprios pacientes e das pessoas de seu convívio.

Conforme já anunciado por Caiado, o decreto formaliza a utilização da estrutura do Hospital do Servidor Público, localizado em Goiânia, para tratamento de pacientes com o quadro da doença. A unidade de saúde, que pertence ao Instituto de Assistência dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo), possui 222 leitos e também contará com salas modulares no estacionamento, aonde serão realizadas triagens.

Durante os seis meses que o decreto estiver em vigor, o Estado poderá contratar pessoal, de forma temporária, para atendimento de excepcional interesse público. Ainda no âmbito da situação de emergência, fica transferida ao secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, a competência para autorizar contratos, convênios, acordos e ajustes, inclusive aditivos que ultrapassem R$ 500 mil, quando se tratar de objeto relacionado à situação de emergência.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

terça-feira, 10 de março de 2020

ITAPIRAPUÃ TEM NOITE SERTANEJA DIA 14 DE MARÇO COM TONNY, SÍLVIA E ANA MÁRCIA

Show Noite Sertaneja em Itapirapuã.

O trio revelação do sertanejo universitário Tonny, Sílvia e Ana Márcia, vai animar o mega show Noite Sertaneja em Itapirapuã, sábado, 14 de março, no Espaço Eventos Olenírios.

O trio Tonny, Sílvia e Ana Márcia, a sensação do momento, saiu de Confresa no Mato Grosso para conquista o Brasil, cantando e encantando grandes platéias por onde se apresentam. Esta é uma oportunidade única de Itapirapuã e região apreciarem o melhor do sertanejo universitário, excelente para divertir e conferir o talento das jovens artistas Sílvia, Ana Maria, e a experiência talentosa de Tonny.

A realização do evento Noite Sertaneja é por conta de Ebinho e Hélio Carvalho, e acontecerá no ambiente agradável e requintado, o “Olenírios” em Itapirapuã. A cerveja gelada que o evento requer e os mais deliciosos pratos e petiscos, estarão à disposição no cardápio para o paladar mais refinado e exigente. Vale a pena conferir!


ENTRADA FRANCA - OPÇÃO DE LAZER E CULTURA EM SANTA FÉ DE GOIÁS NO FESTIVAL DE MÚSICAS DURANTE OS DIAS 12, 13 E 14 DE MARÇO

Primeiro Festival de Música de Santa Fé de Goiás.
O Oeste Goiano conta com uma excelente opção de lazer e cultura na semana, em especial nos dias 12 a 14 de março com a realização do Primeiro Festival de Músicas de Santa Fé de Goiás, um grande evento com entrada franca, quando grandes talentos subirão ao palco com apresentações musicais de qualidade resgatando a tradição dos festivais musicais na região.

Trinta concorrentes se apresentarão em duas categorias, a profissional e a regional, no Primeiro Festival Regional de Música de Santa Fé de Goiás nos dias 12, 13 e 14 de março de 2020 com apresentações na Praça do Setor Serrinha, sempre a partir das 20:00 horas.

CATEGORIA PROFISSIONAL

Agnaldo Araujo & Sylvio Passos/Campinas-SP, Ana Paula Drigo/Nova Veneza-GO, Black Pipe/Curitiba-PR, Creuza Costa/Jussara-GO, Elen Lara/Goiânia-GO, Jhenifer Wagner Ferreira/Barra do Garças-MT, Leandro Malazarte/Rio Claro-GO, Marta Nunes/Teresópolis-GO, Raynan Braga/Barra do Garças-MT, Tales & Michel/Goiânia-GO, Tico Moraes/Brasília-DF, Valtinho Laercio/Matrinchã-GO, Wanderson Araújo/Nerópolis-GO, Yago Melo/Brasília-DF, Zum Ramalho/Goiânia-GO.

CATEGORIA REGIONAL

Amanda Rodrigues/Barra do Garças-MT, Daltom Peres/Barra do Garças-MT, Daniel Sampaio/Jussara-GO,Maria Antonia Oliveira/Jussara-GO, Cesar Almeida/Jussara-GO, Diego Cardoso/Jussara-GO, Gênesis Lariane/Santa Fé de Goiás-GO, Daniel Alexandre/Santa Fé de Goiás-GO, Blenda Rodrigues/Santa Fé de Goiás-GO, Lidia da Mata/Santa Fé de Goiás-GO, Silvano e Maurício/Santa Fé de Goiás-GO, Edneuza França/Santa Fé de Goiás-GO, Sebastião Morais/Santa Fé de Goiás-GO, Wilmaides Martins/Santa Fé de Goiás-GO, Beto Silva/Santa Fé de Goiás-GO.

A realização é do cantor Maurício de Souza, que também é professor de música, com apoio do Governo de Goiás/Secretaria de Estado de Cultura/Fundo de Arte e Cultura de Goiás e parceria da Prefeitura de Santa Fé de Goiás.

Atrações como Thainá Janaina e Bruno Moreno fazem parte da programação que inclui as audições dos concorrentes na quinta-feira (12), a semifinal na sexta-feira (13) e a grande final no sábado (14).

O festival formatado em duas categorias, a Profissional com premiação de R$ 3.000,00 para o primeiro lugar, R$ 1.500,00 para o segundo e R$ 1.000,00 para o terceiro. Mas na categoria regional será premiado com R$ 1.000,00 o primeiro, R$ 600,00 o segundo e R$ 400,00 o terceiro lugar.

IMPERDÍVEL - SEMINÁRIO POLÍTICO "REGRAS PARA AS ELEIÇÕES 2020"

Seminário Político sobre as regras para as Eleições 2020

Jussara vai sediar no dia 12 de março, quinta-feira, no Auditório Manoel Soares de Castro, da Câmara Municipal, um importante Seminário Político – Regras para as Eleições 2020 sob o comando do coach palestrante Dr. Luis Cesar Martins. 

O evento começa as 19:00 horas e é aberto ao público de Jussara e região gratuitamente, sem necessidade de inscrição prévia.

Em 4 de outubro deste ano os brasileiros irão às urnas para escolher prefeitos e vereadores, será a primeira eleição em que os partidos não poderão fazer coligações para disputar as câmaras municipais, somente para as prefeituras.

A arrecadação, despesas e prestação de contas eleitorais serão debatidos no seminário recomendado a todos os pré-candidatos, dirigentes partidários, contadores, advogados, colaboradores de campanha, empresários, e gestores públicos.

segunda-feira, 2 de março de 2020

AGRICULTURA FAMILIAR - GOVERNO DE GOIÁS LANÇA LINHA DE CRÉDITO PARA PRODUTORES RURAIS

Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento,
Antonio Carlos de Souza Lima Neto.

Com valores que vão de R$ 3 mil a R$ 50 mil, medida visa atender, especialmente, agricultores familiares, estimulando negócios, gerando renda e proporcionando oportunidades mais justas para o setor.

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), juntamente com suas jurisdicionadas Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento), lançará na próxima sexta-feira, 06 de março, uma linha de crédito específica para o setor agropecuário, voltada especialmente para pequenos produtores rurais. Chamada de Produtor Empreendedor – Crédito Rural, a linha será anunciada durante o evento Juntos Pelo Agro, que será realizado em Porangatu, no Norte goiano.

A iniciativa surgiu com o objetivo de proporcionar oportunidades mais justas de desenvolvimento, além de fortalecer o empreendedorismo e fomentar novos negócios no campo.  “Enquanto Estado, devemos seguir a orientação do governador Ronaldo Caiado, que é de apoiar os que mais precisam, oferecendo recursos para que eles possam trabalhar com segurança e contribuir com o desenvolvimento do agronegócio goiano”, explica o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto.

Ao todo, são oferecidas três categorias de crédito, diferenciadas por tipo de projeto – que por sua vez, dependerá das necessidades de cada empreendedor. A primeira oferece subsídio de até R$ 3 mil, com taxa de 0%, carência de três meses e prazo de 36 meses. A segunda disponibiliza valores entre R$ 3 mil e R$ 21 mil, com taxa de 0,25% ao mês, carência de três meses e prazo de 36 meses. Já a terceira categoria é para tomadas de R$ 21 mil a R$ 50 mil, com taxa de 0,5% ao mês, carência de 12 meses e prazo de 60 meses. O financiamento pode chegar a 100% do investimento, com até 20% de custeio associado. Para a liberação do recurso, podem ser exigidos garantia real, avalista, aval ou seguro.

Acesso ao crédito

O primeiro passo para que o tomador tenha acesso ao crédito é procurar uma unidade da Emater em seu município (a agência atua como correspondente bancária), munido dos documentos de identidade, CPF, de propriedade do imóvel, comprovante de residência e relatório de rendimento bruto dos últimos 12 meses da atividade rural e não rural. Caso seja necessário, a Emater irá elaborar projetos de acordo com as necessidades do produtor. Após trâmite interno, o crédito é liberado pela GoiásFomento.

A Emater é jurisdicionada da Seapa e conta com 220 unidades locais distribuídas em todo o Estado de Goiás. “Buscamos oferecer o crédito da maneira mais simples possível. O produtor, se enquadrando nos requisitos estipulados, terá todo o apoio do Estado para que consiga a liberação do crédito e já investir em sua propriedade”, reforça o secretário Antônio Carlos.

Cartilha informativa

O Governo de Goiás também disponibilizará uma cartilha com informações relevantes para os demandantes por crédito, incluindo contatos e canais disponíveis para mais esclarecimentos, subsidiando, assim, a tomada de decisão. São dados sobre o Produtor Empreendedor – Crédito Rural, assim como outras linhas para agricultores familiares (PRONAF), médios produtores (PRONAMP), Fundo de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e demais opções disponíveis no Sistema Nacional de Crédito Rural, que foi criado em 1965 e simbolizou um marco na dinâmica da agropecuária brasileira. “Esperamos que todos os esclarecimentos da cartilha sejam úteis e relevantes em todo o processo e que o Produtor Empreendedor – Crédito Rural seja efetivo para o crescimento da renda do produtor e do Estado como um todo”, destaca o secretário Antônio Carlos.

Produtor Empreendedor

Integrante do Goiás Empreendedor, o programa Produtor Empreendedor foi criado com o objetivo de fomentar a agregação de valor à produção agropecuária goiana; incentivar a industrialização dos produtos; disseminar informação aos produtores; e gerar políticas públicas para viabilizar a produção e a agroindustrialização em nosso estado.

Serviço

Lançamento da linha de crédito Produtor Empreendedor – Crédito Rural durante o Juntos pelo Agro.
Data: 6 de março de 2020 (sexta-feira).
Horário: 8 às 16 horas.

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Comunicação - Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8925.

Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767.

PEÃO GOIANO LUCAS DIVINO DE NOVA CRIXÁS VENCE MONTARIA NOS EUA

Lucas Divino venceu 1ª Etapa da Professional Bull Riders
nos Estados Unidos.

O peão goiano Lucas Divino, de Nova Crixás, conquistou em Kansas City, nos Estados Unidos, o título da 1ª etapa da Professional Bull Riders (PBR), principal competição de montaria do país e uma das maiores do mundo, 01/03.

Aos 25 anos, Lucas acumula várias conquistas e uma grande ascensão na modalidade. Vice- campeão na temporada 2017 do Campeonato Brasileiro da PBR, embarcou para a Austrália no final de 2017 e ganhou títulos por lá. Até chegar à elite da PBR nos EUA, montou em etapas da divisão de acesso até ser convidado para a principal.

O peão foi parabenizado pelo governador Ronaldo Caiado, no Twitter. O governador comemorou o triunfo de Lucas Divino e destacou o feito do goiano. 

“De Goiás para o mundo! O peão profissional Lucas Divino, da minha amada Nova Crixás, conquistou hoje sua primeira vitória na PBR (Professional Bull Riders), que é a principal liga de montaria em touros do mundo! A etapa ocorreu em Kansas, nos Estados Unidos. Parabéns!” (Fonte: Diário de Goiás).