Notícias Araguaia - O seu jornal!

Notícias Araguaia - O seu jornal!

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

SED E PREFEITURA REALIZARAM CADASTRO DE ARTESÃOS EM SANTA FÉ DE GOIÁS

Reunião para cadastro de artesãos em Santa Fé de Goiás
A prefeitura de Santa Fé de Goiás, por meio da Secretaria de Assistência Social e em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento do Governo de Goiás realizou o cadastramento de artesãos do Município no Programa de Artesanato em Goiás, o que dará o direito de receber a Carteira Nacional do Artesão.

A prefeita Lia acompanhou os trabalhos de cadastramento realizado no CRAS, quarta-feira, 23/08 com a presença do gerente de artesanato da Secretaria de Desenvolvimento de Goiás André Franco. André destacou a importância da Carteira Nacional do Artesão como instrumento facilitador das atividades comerciais dos trabalhadores manuais reconhecidamente artesãos.

A prefeita Lia e a secretária de assistência social Lívia Alves dos Santos fizeram a mobilização dos artesão em Santa Fé de Goiás, surpreendendo pela quantidade expressiva de cadastros realizados.

A ex-prefeita de Jussara, Tatiana Ranna foi quem fez a mobilização de municípios na região do Vale do Araguaia para o cadastramento dos artesãos. Tatiana destacou que a organização dos artesãos, agora com a Carteira Nacional de Artesão, possibilitará avanços na profissão com mais facilidade para aumentar a produção e acessar o mercado.

O QUE É A CARTEIRA NACIONAL DO ARTESÃO E DO TRABALHADOR MANUAL?

Emitida pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) com o apoio do Programa Nacional do Artesão (PAB), a Carteira Nacional do Artesão e a do Trabalhador Manual é uma identificação nacional para artesãos e trabalhadores manuais de todo o Brasil, existente desde 2012.

Segundo o Programa Nacional do Artesão, encaixa-se como artesão aqueles que utilizam matéria-prima natural para a criação do produto, como cerâmica, fibra vegetal e madeira, por exemplo; e trabalhadores manuais aqueles que desenvolvem seu trabalho a partir de produtos industrializados, como biscuit, decoupage, pintura em tecido, entre outros.

A carteira é totalmente gratuita, sem anuidades nem taxa de adesão, e é emitida logo após o registro do artesão no SICAB – Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro. O SICAB tem como propósito fornecer informações necessárias à implantação de políticas públicas para o setor artesanal, elevando o nível cultural, profissional, social e econômico da atividade. Também é responsável por promover a figura do artesanato como empreendedorismo.

O cadastro no SICAB e a emissão da carteira nacional de artesão permitem a formalização do trabalhador como artesão ou trabalhador manual. Isso difere do registro empresarial da atividade. O registro empresarial pode ser feito a partir do programa do Microempreendedor Individual (MEI).


Goiás é o estado que mais cadastrou artesãos e trabalhadores manuais no Programa de Artesanato Brasileiro e mais emitiu a carteira nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário