Notícias Araguaia - O seu jornal!

Notícias Araguaia - O seu jornal!

terça-feira, 22 de agosto de 2017

SECRETÁRIA DE TURISMO CLEUSA ASSUNÇÃO MOBILIZOU ARTESÃOS PARA CADASTRO NACIONAL

Cadastramento de artesãos em Britânia
A prefeitura de Britânia, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Juventude e em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento do Governo de Goiás realizou o cadastramento de artesãos do Município no Programa de Artesanato em Goiás, o que dará o direito de receber a Carteira Nacional do Artesão, com previsão de entrega em novembro.

A secretária do Turismo Cleusa Assunção mobilizou os artesãos em reunião no plenário da Câmara Municipal, terça-feira, 22/08 com a presença do gerente de artesanato da Secretaria de Desenvolvimento de Goiás André Franco. André destacou a importância da Carteira Nacional do Artesão como instrumento facilitador das atividades comerciais dos trabalhadores manuais reconhecidamente artesãos.


Secretária de Turismo Creusa Assunção mobilizou
artesãos em Britânia
Cleusa Assunção fez relato das atividades que destacam o artesanato em Britânia mostrando a importância do cadastro para o fortalecimento da classe e conseqüentemente melhorias na qualidade de vida dos artesãos, com mais renda e melhores condições de trabalho.

A ex-prefeita de Jussara, Tatiana Ranna foi quem fez a mobilização de municípios na região do Vale do Araguaia para o cadastramento dos artesãos. Tatiana destacou que a organização dos artesãos, agora com a Carteira Nacional de Artesão, possibilitará avanços na profissão com mais facilidade para aumentar a produção e acessar o mercado.

Participaram da reunião a Secretária de Saúde, primeira dama Priscila Pimenta (representando o prefeito Marconi Pimenta), a vereadora Estelila, vereador Gilmar Vieira e o presidente da Câmara Gilmar Pimenta.

Cadastramento de artesãos em Britânia
O QUE É A CARTEIRA NACIONAL DO ARTESÃO E DO TRABALHADOR MANUAL?

Emitida pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) com o apoio do Programa Nacional do Artesão (PAB), a Carteira Nacional do Artesão e a do Trabalhador Manual é uma identificação nacional para artesãos e trabalhadores manuais de todo o Brasil, existente desde 2012.

Segundo o Programa Nacional do Artesão, encaixa-se como artesão aqueles que utilizam matéria-prima natural para a criação do produto, como cerâmica, fibra vegetal e madeira, por exemplo; e trabalhadores manuais aqueles que desenvolvem seu trabalho a partir de produtos industrializados, como biscuit, decoupage, pintura em tecido, entre outros.

Gerente de artesanato da Secretaria de Desenvolvimento
de Goiás, André Franco, mostrou importância do cadastro
do artesão no Programa de Artesanato em Goiás
A carteira é totalmente gratuita, sem anuidades nem taxa de adesão, e é emitida logo após o registro do artesão no SICAB – Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro. O SICAB tem como propósito fornecer informações necessárias à implantação de políticas públicas para o setor artesanal, elevando o nível cultural, profissional, social e econômico da atividade. Também é responsável por promover a figura do artesanato como empreendedorismo.

O cadastro no SICAB e a emissão da carteira nacional de artesão permitem a formalização do trabalhador como artesão ou trabalhador manual. Isso difere do registro empresarial da atividade. O registro empresarial pode ser feito a partir do programa do Microempreendedor Individual (MEI).


Goiás é o estado que mais cadastrou artesãos e trabalhadores manuais no Programa de Artesanato Brasileiro e mais emitiu a carteira nacional.

Gerente de artesanato da Secretaria de Desenvolvimento
de Goiás, André Franco, mostrou importância do cadastro
do artesão no Programa de Artesanato em Goiás

Gerente de artesanato da Secretaria de Desenvolvimento
de Goiás, André Franco, mostrou importância do cadastro
do artesão no Programa de Artesanato em Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário