Notícias Araguaia - O seu jornal!

Notícias Araguaia - O seu jornal!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

JUSSARA - POSSE DE WILSON SANTOS E JEAN CARLOS SERÁ AS 09:00 HORAS NA QUADRA DO COLÉGIO OBJETIVO

Wilson Santos e Jean Carlos serão empossados prefeito
e vice-prefeito de Jussara
A posse do novo prefeito de Jussara será as 9:00 horas do dia 01 de janeiro de 2017 em solenidade na Quadra do Colégio Objetivo. Após a posse o prefeito deverá seguir rumo à prefeitura para a transmissão do cargo.


O prefeito eleito Wilson Santos/PSDB e o vice-prefeito eleito Jean Carlos/PTN serão empossados para o mandato 2017/2020, juntamente com os 11 vereadores eleitos: Wanderson Moreira, Ivan da Van, Chico Rubião, Neto do Moto Táxi, Clóvis do Militão (Có), Chiquinho da Nova Jussara, Eliene Arraes, Itamar Caiado (Coca), Eurípedes, Idali Bomtempo (Branca), e Professora Helenilza.

DECISÃO ACOLHE PEDIDO DO MP E CASSA VEREADORA REELEITA EM LUZIÂNIA POR ABUSO DE PODER

A juíza eleitoral Flávia Morais Nagato de Araújo Almeida, da 139ª Zona Eleitoral, em decisão proferida em 15 de dezembro, julgou parcialmente procedentes pedidos feitos pelo Ministério Público Eleitoral em ação de investigação judicial eleitoral e reconheceu a prática de abuso do poder de autoridade pela candidata reeleita para vereadora no município Valdirene Tavares dos Santos e por seu pai, o pastor Sebastião Tavares. Como consequência, a magistrada declarou Valdirene Tavares inelegível e cassou o registro de sua candidatura ao cargo de vereador.

Na decisão, também foi aplicada à vereadora e ao seu pai a sanção da inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos oitos anos subsequentes à de 2016, conforme previsto na Lei Complementar nº 64/1990. A magistrada também determinou que Valdirene não fosse diplomada na última segunda-feira (19/12). Essa diplomação, contudo, ocorreu. A questão deverá ser analisada pelo MP Eleitoral na próxima semana. Da decisão da juíza eleitoral ainda cabe recurso.

O abuso do poder de autoridade para captação de votos foi reconhecido pela magistrada em relação aos dois investigados em razão de ter ficado comprovado nos autos que a candidata e seu pai coagido membros da Igreja Assembleia de Deus a votarem em Valdirene, que também é pastora da congregação. Segundo observa a sentença, “a representada abusou de sua posição na Igreja Assembleia de Deus para promover sua candidatura e afetar a liberdade de votos dos fiéis”, incorrendo na conduta vedada pela legislação eleitoral.

A investigação
Na ação proposta contra Valdirene Tavares e Sebastião Tavares, o MP Eleitoral, representado pelos promotores Jean Cleber Zamperlini e Suzete Prager de Oliveira Freitas, relata que a investigação teve início a partir de denúncia feita pelo sistema Pardal, da Justiça Eleitoral, a qual incluiu um vídeo. Segundo narram os membros do MP, Sebastião Tavares promoveu reunião na Igreja Assembleia de Deus – Ministério Madureira – Campo de Luziânia com os pastores dirigentes das demais congregações do município e lhes entregou lista para que preenchessem com os nomes de membros da igreja a quem seria feito pedido de voto em Valdirene. Já a candidata, detalha a ação, participou de evento realizado na Igreja, destinado exclusivamente ao público jovem masculino, no qual fez pedido de apoio e ajuda, buscando influenciar a escolha dos eleitores e intervindo no direito constitucional da liberdade de voto.

Além do vídeo juntado aos autos, mostrando a fala da candidata, cujo conteúdo foi transcrito para instruir a ação, o MP Eleitoral também apresentou depoimento de testemunhas que confirmam o propósito de influenciar o voto do eleitor a partir do apelo religioso. Os promotores sublinharam que o caráter religioso do discurso de Valdirene é indicativo de uma conduta que classificaram como “abuso do poder pela fé”.


Ao decidir a questão, a juíza ponderou que “ao discursar para pessoas, membros da Igreja Assembleia de Deus, afirmando que Jesus e Deus falaram consigo, pedindo ‘apoio’, Valdirene Tavares dos Santos aproveitou-se da fé dessas pessoas para pedir voto. Utilizou-se de sua autoridade de membro e pastora da igreja, em período eleitoral para tirar proveito político”. (Texto: Ana Cristina Arruda/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO- Arte: Dani Lima).

ITAPIRAPUÃ - PREFEITA ZÉLIA SERÁ EMPOSSADA EM SOLENIDADE NA ASSEMBLÉIA DE DEUS

Prefeita reeleita de Itapirapuã: Zélia Camelo de Oliveira
A prefeita reeleita de Itapirapuã, Zélia Camelo de Oliveira, e o vice-prefeito também reeleito, e os vereadores eleitos serão empossados em cerimônia na Igreja Assembléia de Deus, situada na Avenida Alfredo Nasser, no centro da cidade. A solenidade será inciada às 09:00 horas.

É tradição em Itapirapuã a posse dos eleitos realizada na Igreja Assembléia de Deus, de onde, já empossados, as autoridades se dirigem a pé rumo ao Paço Municipal Lázaro Januário Teles, para a transmissão do cargo.


A prefeita Zélia Camelo de Oliveira repete o feito de seu pai, Zacarias Ribeiro de Oliveira, também eleito para dois mandatos seguidos.

SANTA FÉ DE GOIÁS - PREFEITA LIA SERÁ EMPOSSADA NO DOMINGO AS 10:00 HORAS

Prefeita Lia, de Santa  Fé de Goiás
A prefeita eleita de Santa Fé de Goiás, Maria Erly, a Lia, será empossada as 10:00 horas, juntamente com o vice-prefeito eleito Edmilson e os vereadores eleitos.

FESTA POPULAR

Uma extensa programação prevista, inclusive com almoço popular ao meio-dia. A previsão é de que o evento de posse em Santa Fé de Goiás seja encerrado as 16:00 horas.

Toda a solenidade de posse, incluindo os pronunciamentos das autoridades, será realizado na Avenida Araguaia, centro. Convites estão sendo enviados aos moradores, com expectativa de grande participação popular.

MP-GO DENUNCIA SERVIDORES PÚBLICOS E EMPRESÁRIO ENVOLVIDOS NO DESVIO DE MAIS DE R$ 1 MILHÃO EM IPORÁ

Como desdobramento da Operação Assepsia, deflagrada em Iporá dia 19 de dezembro, o Ministério Público de Goiás (MP-GO) denunciou à Justiça, na última quinta-feira (22/12), o secretário de Obras de Iporá, Cleidney José Silva; o secretário de Controle Interno de Iporá, Donizete Vieira de Souza; Edney José Silva, irmão de Cleidney e José Santana Leite, dono da empresa Transterra. Eles foram denunciados pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro, organização criminosa e por embaraço às investigações. A denúncia foi assinada pelos promotores de Justiça Vinícius de Castro Borges, da 1ª Promotoria de Justiça de Iporá; José Eduardo Veiga Braga Filho, em plantão na comarca de Iporá; e Mário Henrique Cardoso Caixeta, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MP-GO).

A Operação Assepsia apurou a prática de crimes relacionados a fraudes na execução de serviços de limpeza em Iporá. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão, que resultaram na coleta de documentos, computadores e materiais relacionados aos delitos investigados. Os mandados foram expedidos pelo juiz João Geraldo Machado, que atua em auxílio à 2ª Vara da Comarca de Iporá e executados por promotores e servidores do Ministério Público, com auxílio de policiais militares e civis.

De acordo com a denúncia, entre maio de 2013 e dezembro de 2016, a empresa José Santana Leite ME, de nome fantasia Transterra, de propriedade do denunciado José Santana Leite, firmou contratos administrativos de prestação de serviços com o município de Iporá, para coleta e transporte de galhos e gramas recolhidos nas ruas e avenidas da cidade, atendendo a Secretaria Municipal de Obras. Os editais da licitação que precederam as contratações exigiam que o contratado possuísse caminhão com carroceria aberta, motorista e quatro operadores para carga e descarga. Todas as despesas correriam por conta do contratado, incluindo manutenção do veículo, motorista, operadores, obrigações sociais, tributárias e previdenciárias, combustível e outras. O pagamento estava condicionado ao número de viagens que fossem realizadas.

O esquema
Durante as investigações do MP, ficou apurado que a Transterra foi registrada em março de 2013, que não possuía em seu objeto social a atividade de locação de veículos com motorista, não possuía instalações físicas no endereço informado e nenhum veículo ou funcionário registrado. O caminhão usado em todo o período do contrato, um Mercedes Benz azul, placa KBJ-5004, estava registrado em nome da companheira de José Leite.

Foi provado pelas investigações que o caminhão teve como base de operação e pernoite a garagem da Prefeitura e que trabalhavam nele servidores contratados pelo município. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram encontradas requisições de combustível para o caminhão assinadas pelo secretário de Obras, Cleidney Silva, inclusive com data de janeiro de 2013, anterior à celebração do contrato, o que indica possibilidade de direcionamento de licitação. Depoimentos colhidos de testemunhas mostraram que a manutenção do caminhão era realizada na garagem da Prefeitura, por mecânicos do município, conforme solicitações assinadas pelo secretário de Obras e apreendidas durante a operação.

Ficou ainda provado que o contador responsável pela Transterra era o secretário de Controle Interno, Donizete Vieira Souza que, pelo cargo que exerce, é quem deveria fiscalizar o cumprimento do contrato e a efetiva prestação dos serviços. Durante os mandados de busca, foram encontrados blocos de notas fiscais da Transterra no escritório de contabilidade de Donizete Vieira. Em algumas das notas fiscais preenchidas constavam apenas o valor de R$ 15.400, relativos à coleta e transporte de galhos e gramas, sem qualquer menção ao número de viagens realizadas, elemento indispensável ao pagamento pela Prefeitura, conforme previsto no contrato.

Também foram apresentadas provas de que os funcionários que trabalhavam na coleta e transporte de galhos eram pessoas contratadas e pagas pelo município de Iporá, sem concurso público, mediante indicação do secretário de Obras, Claudney Silva, já que a Transterra não possui qualquer funcionário registrado. O próprio dono da empresa, quando ouvido pelo Ministério Público, declarou não conhecer as pessoas que trabalhavam em seu caminhão.

Segundo a denúncia, todo o valor pago por mês à empresa de José Santana Leite é indevido, tratando-se de fórmula adotada para desvio do dinheiro público, pois ao mesmo tempo que o município paga a empresa pela execução dos serviços, o próprio município executa, com seus recursos, os trabalhos que havia contratado. Assim, o serviço é pago em duplicidade pelos cofres públicos municipais, que arca com o pagamento da empresa e com o pagamento de serviços de manutenção, combustível, funcionários e guarda do veículo.

Apropriação de salários
Foi apurado ainda, em consulta ao Portal da Transparência de Iporá, grande diferença entre os valores efetivamente pagos pela Prefeitura e aqueles informados pelos contratados, que recebiam entre R$ 800 e R$ 1 mil mensais. Eles recebiam estes valores em dinheiro e assinavam recibos por eles na Secretaria de Obras. Mas no Portal da Transparência constava que os valores pagos pela Prefeitura eram, em média, de R$ 2,6 mil, ocorrendo meses esporádicos em que os cheques emitidos eram de R$ 4,5 mil e R$ 7,9 mil.

Nos dias de pagamento, Cleidney Jose Silva e Donizete Vieira de Souza levavam os contratados até a agência da Caixa Econômica Federal para que descontassem os cheques emitidos pelo município. Após descontados os cheques, os funcionários da Secretaria de Obras repassavam todo o valor aos dois que, no final do dia, normalmente na garagem da Secretaria de Obras, repassavam aos contratados o valor de R$ 1 mil, apropriando-se da diferença de R$ 1,6 mil por funcionário.

Nas investigações realizadas por meio de interceptações telefônicas autorizadas judicialmente ficou evidenciada a influência de Edney José Silva, irmão do secretário de Obras, no esquema. Apurou-se que parte do dinheiro subtraído pelos demais denunciados era repassado a Edney Silva e a pessoas indicadas por ele, para dissimulação de origem dos valores. Entre algumas das conversas interceptadas, Edney conversa com a secretária de Donizete Vieira e cobra o repasse de valores provenientes do contrato de José Leite; informa ao dono da Transterra data e valor a menor da nota fiscal dos serviços que será emitida; combina com José Leite de conversarem pessoalmente para orientá-lo sobre o que dizer no interrogatório no Ministério Público; além de informar a José Leite número de contas de terceiros para depósito de valores.

As interceptações telefônicas revelaram ainda que Donizete e Cleidney contataram testemunhas que seriam ouvidas no Ministério Público para que estas omitissem o repasse de valores aos denunciados, bem como para que dissessem que a diferença nos valores pagos pelo Município seria em razão da quantidade de horas trabalhadas, dentre outras orientações. Segundo o MP, os denunciados subtraíram dos cofres públicos de Iporá, pelo menos, R$ 1.071.163,50.

Desse total, R$ 621.866,05 foram desviados por meio de pagamentos indevidos mensais à empresa de José Santana Leite, em razão da execução fraudulenta do contrato de prestação de serviços de limpeza, pagos pelo município de Iporá. Além desses valores, outros R$ 449.297,45 foram subtraídos por Donizete Vieira, Cleidney Silva e Edney Silva por meio do desconto de cheques emitidos pelo município em pagamento a servidores públicos contratados, tendo eles se apropriado de significativa parte desses pagamentos.

Assim, além da condenação dos denunciados às penas de prisão que couber a cada um, o Ministério Público requereu a perda da função pública, a suspensão de seus direitos políticos e a condenação para reparar o dano causado ao Tesouro Municipal, no valor mínimo de R$ 1.071.163,50. O promotor Vinícius de Castro Borges esclareceu que nova denúncia poderá ser realizada caso surjam provas que apontem para a responsabilidade de outras pessoas durante a tramitação do inquérito civil público. (Texto: Ricardo Santana – Assessoria de Comunicação Social do MP-GO / Fotos: arquivo da Promotoria de Justiça de Iporá).

PREFEITA TATIANA ENCERRA MANDATO INAUGURANDO MAIS DE 20 OBRAS EM JUSSARA

A prefeita Tatiana Ranna realizou uma grande jornada de inaugurações, na segunda-feira, 19/12, com visitações às mais de 20 obras em comitiva com a participação de autoridades, lideranças, servidores municipais e moradores.

Esta foi uma ação inédita em Jussara, a primeira vez que um volume grande de obras entregues à população fechando com “chave de ouro” o mandato da prefeita Tatiana Ranna.

OBRAS INAUGURADAS:

Conclusão da Creche do Setor Nova Jussara – Recursos próprios.
Construção da Unidade Básica de Saúde do Setor Alto da Boa Vista – Governo Federal/Contrapartida do Município.
Academia ao Ar Livre/Setor Alto da Boa Vista – Governo de Goiás/ Contrapartida do Município.
Academia ao Ar Livre/Setor Santana/Canaã – Governo de Goiás/ Contrapartida do Município.
Academia ao Ar Livre/Bairro Nortista – Governo de Goiás/ Contrapartida do Município.
UBS do Setor Alto da Boa vista
Academia ao Ar Livre/Setor Sonho Dourado – Governo de Goiás/ Contrapartida do Município.
Academia ao Ar Livre/Ginásio de Esportes– Governo de Goiás/ Contrapartida do Município.
Construção de asfalto, meio-fio e calçadas no Jardim Primavera - Governo Federal.
Construção de Asfalto e meio-fio no Setor Nova Jussara/1ª etapa – Governo de Goiás.
Construção de asfalto no Setor do Bim/Marista – Governo de Goiás.
Construção de asfalto e meio-fio no Distrito de Betânia – Governo de Goiás.
Construção de asfalto e meio-fio no Distrito de Campo Alegre – Governo de Goiás.
Interligação com adutora e Elevatória do Sistema de distribuição de água do Setor Vila Nova – Governo de Goiás/ SANEAGO /Contrapartida do Município.
Recapeamento asfáltico na Avenida Marechal Rondon/Ginásio de Esportes até trevo da BR-070 – Governo de Goiás/Contrapartida do Município.
Recapeamento asfáltico Setor São Francisco – Governo de Goiás/ Contrapartida do Município.
Creche do Setor Nova Jussara concluída com recursos próprios do Município.
Recapeamento asfáltico Setor Vila Rebouças – Governo de Goiás/ Contrapartida do Município.
Reconstrução do asfalto e recapeamento na Vila Mutirão – Governo de Goiás / Contrapartida do Município.
Regularização Fundiária na Vila Mutirão – Governo de Goiás / Contrapartida do Município.
Revitalização da Iluminação de praças e jardins/Setor Sonho Dourado/Alto da Boa Vista/Araxá/Santana - Recursos Próprios.
Iluminação na Pista de Caminhada no trecho entre o Ginásio de Esportes e trevo na BR-070 – Recursos próprios.
Reconstrução da Barragem da represa da Escola Agrícola – Recursos próprios.
Iluminação especial na Avenida Marechal Rondon – Recursos próprios.

O deputado federal Roberto Balestra prestigiou as inaugurações, já o governador Marconi Perillo foi representado pelo assessor Corivaldo de Freitas. O Deputado Alexandre Baldy enviou representante, Dr.  Valdecy Camargo.

Também participaram o vice-prefeito eleito e os vereadores Chiquinho da Nova Jussara, Neto do Moto Táxi, Leontino Costa e Nilson Gomes, e os vereadores eleitos Wanderson Moreira, Ivan da Van, Clóvis do Militão, Eliene Arraes, Eurípedes Barbosa e Chico Rubião.

Participaram ainda secretários municipais, assessores e representantes da Saneago e Corpo de Bombeiros também estiveram presentes.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

OPERAÇÃO ASSEPSIA - TRÊS PESSOAS FORAM PRESAS EM IPORÁ

O Ministério Público de Goiás, com apoio das Polícias Civil e Militar, deflagrou na manhã desta segunda-feira (19/12) a Operação Assepsia, que apura a prática de crimes de peculato e organização criminosa, relacionados a fraudes na execução de serviços de limpeza no município de Iporá. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão, que resultaram na coleta de documentos, computadores e materiais relacionados aos delitos investigados. Conforme apurado até o momento, o valor desviado dos cofres públicos municipais ultrapassa R$ 1 milhão.


A operação mobilizou, na sua execução, 20 policiais civis e militares, 1 delegado de polícia, servidores do MP e sete promotores de Justiça, das comarcas de Iporá, Israelândia, Jussara, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e do Centro de Inteligência (CI). (Texto: Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Fotos: acervo do Gaeco)

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

BRITÂNIA - MARCONI PIMENTA, EURÍPEDES ASSUNÇÃO E VEREADORES DIPLOMADOS EM JUSSARA

Prefeito de Britânia Marconi Pimenta recebeu
o diploma entregue pelo Juiz Volnei Silva
Fraissat
A Justiça Eleitoral entregou diploma ao prefeito eleito de Britânia Marconi Pimenta, ao vice-prefeito Eurípedes Assunção e aos vereadores eleitos em solenidade realizada no Plenário da Câmara Municipal de Jussara, comarca à qual o município está jurisdicionado. Foi uma solenidade conjunta, já que os eleitos de Santa Fé de Goiás também foram diplomados sob a presidência do Juiz Eleitoral Dr. Volnei Silva Fraissat.

A diplomação encerra o processo eleitoral iniciado com as convenções municipais.

O vereador eleito Gilmar Vieira da Silva foi convidado para usar a tribuna em nome dos demais e alertou para o fato do mandato ser popular, ou seja, pertence ao povo. “Vamos reverter o mandato a cada um dos cidadãos que depositaram a confiança nos eleitos, e exercer com compromisso com o Município”, disse acrescentando que: “Temos de honrar o mandato, temos uma crise nacional e nos municípios também, vamos ter de trabalhar muito para vencer os desafios”, disse.

Juiz Vonei Silva Fraissat e o
vice-prefeito Eurípedes
 Assunção
O prefeito eleito Marconi Pimenta fez agradecimento a todos pela confiança, destacou a importância dos companheiros na vitória, nominou autoridades e lideranças que se deslocaram de Britânia até Jussara para a solenidade. “Vamos realizar uma administração limpa, honesta e transparente, este é o meu compromisso com todos”, destacou.

Foram diplomados os vereadores: Gilmar Vieira da Silva, Ademir Ferreira dos Santos, Bruno Paulo da Costa Prado, Hélio José da Silva costa, Evangelista Francisco Lopes, Francisco Dionízio de Araújo, Gilmar Pimenta da Silva, Estelila Maria dos Santos Azevedo e Evaldo Mendes. Também foram diplomados os suplentes Francisco de Almeida Silva, Joel de Almeida e Maria Aparecida Arruda. O suplente Iron Barbosa não compareceu.

SANTA FÉ DE GOIÁS - PREFEITA LIA, EDMILSON E VEREADORES FORAM DIPLOMADOS EM JUSSARA

Juiz eleitoral Dr. Volnei Silva Fraissat
entregou diploma à prefeita Lia de
Santa Fé de Goiás
Maria Erly da Silva Siquera (Lia) foi diplomada prefeita de Santa Fé de Goiás, juntamente com o vice-prefeito Edmilson da Pontal e os vereadores eleitos em solenidade realizada pela Justiça Eleitoral no Plenário da Câmara Municipal de Jussara, comarca à qual o município está jurisdicionado.

O Juiz eleitoral Dr. Volnei Silva Fraissat presidiu a diplomação conjunta onde foram diplomados também os eleitos no município de Britânia.

O vereador Pedro José da Silva falou representando todos os vereadores eleitos e cumprimentou autoridades, amigos e familiares, destacando a importância da diplomação para o cargo importante, “vamos representar nossa população da melhor forma possível e fazer um bom trabalho como vereadores”, disse.

Vice-prefeito Edmilson da Pontal, Juiz
Voleni Silva Fraissat e prefeito
atual Dr. gilmar
A prefeita Maria Erly da Silva Siquera, a Lia, agradeceu a sua assessoria de campanha, autoridades e a Justiça Eleitoral, “todos fizeram com que o processo eleitoral transcorresse dentro da normalidade”, disse, e completou: “Vencer uma eleição é importante e emocionante, mas administrar a cidade será a nossa grande responsabilidade. Não vamos permitir que a vaidade pessoal esteja acima do interesse público, nosso compromisso é de lutar pela cidade”, destacou.

Foram diplomados os vereadores eleitos: Pedro José da Silva, Elias Camargo, Luiz de Assis Freire, Márcia Caetano Rodrigues Sardinha, Wendel Nery de Souza, Ronaldo Felizardo Rodrigues, Cleiton Messias Silva, Luciana Pereira da Silva e Augusto Ferreira Ramos. Os suplentes Givaldo José da silva e Joselino Ferreira da Silva também foram diplomados.

O prefeito Dr. Gilmar e o ex-prefeito Ademarão prestigiaram a solenidade de diplomação, e representante do Ministério Público, demais autoridades, amigos e familiares dos eleitos. 

JUSSSARA - PREFEITURA VAI REALIZAR AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO MANDATO

Prefeita Tatiana de Jussara fez gestão
transparente marcada pela probidade
A prefeitura de Jussara vai realizar Audiência Pública, para Prestação de Contas do Mandato, na Câmara Municipal dia 15/12, quinta-feira, a partir das 19:00 horas. Secretários Municipais, e a prefeita Tatiana Ranna farão apresentações das realizações, obras e serviços realizados durante os quatro anos da atual administração, com foco na transparência e publicidade dos atos, como manda a Carta Constitucional.

Toda a população está convidada a participar, a Audiência é aberta e tem a finalidade justamente de informar tudo sobre a gestão, possibilitando o direito ao conhecimento sobre como é feito o trato com a coisa pública. Carros de som estão convidando a população, mas foram enviados convites às autoridades representativas da sociedade e também publicado na programação da Rádio Vida 87,9 FM.

Os vereadores atuais e os eleitos, e a equipe de Transição de Governo estão convidados, juntamente com o prefeito eleito Wilson Santos e o vice eleito Jean Carlos. O evento será importante para informações sobre a situação da gestão e também as realizações, inclusive convênios e obras em andamento.


De acordo com critérios estabelecidos, os secretários municipais terão de 10 a 15 minutos para apresentarem as realizações das respectivas pastas. A prefeita Tatiana deverá fazer a apresentação final e o encerramento a Audiência. Vão falar os secretários: Educação: Márcio Viana, Saúde Luciana Freire, Assistência Social Maria Joaquina de Jesus, Planejamento Nilson Almir, e Transportes Itamar Caiado Filho.

WILSON SANTOS, JEAN CARLOS E VEREADORES SÃO DIPLOMADOS EM JUSSARA

Juiz Dr. Volnei Silva Fraissat entregou
diploma ao prefeito Wilson Santos
A Justiça Eleitoral fez a diplomação do prefeito eleito Wilson Santos, vice-prefeito eleito Jean Carlos e dos vereadores eleitos, encerrando assim o processo eleitoral iniciado com a realização das convenções. O evento de entrega dos diplomas foi realizado na Câmara Municipal com a presença de autoridades, lideranças, amigos e familiares dos eleitos. Entre as autoridades presentes, a prefeita Tatiana Ranna e o deputado estadual Virmondes Cruvinel.


O Juiz eleitoral da 95ª Zona Eleitoral, Dr. Volnei Silva Fraissat fez agradecimentos aos servidores do TRE, policiais civis e militares, pelo suporte ao processo eleitoral, e destacou que com ética, transparência e probidade os próximos gestores farão boas gestões. O juiz relatou que acompanhou as dificuldades enfrentadas pela prefeita Tatiana, a falta de recursos para fazer o necessário, resultado da crise pela qual passa o próprio País e que os próximos gestores enfrentarão as mesmas dificuldades.  Dr. Volnei destacou também a importância da relação institucional entre os poderes: “Sempre mantivemos relação respeitosa com a prefeita Tatiana e o presidente da Câmara”.

Eleitos foram diplomados em Jussara
O vereador eleito Wanderson Moreira falou em nome dos vereadores eleitos, “vamos trabalhar com nível elevado de conduta, todos os vereadores em apoio ao prefeito Wilson Santos, em prol do povo de Jussara”, disse. Wanderson se emocionou ao relembrar a memória de seu pai, o ex-vereador Irmão José Moreira, “assumirei a cadeira dele para fazer um bom trabalho, para honrar o seu nome”, disse.


O prefeito eleito Wilson Santos fez agradecimentos aos apoios recebidos na sua campanha, destacou presenças ilustres na solenidade, cumprimentando autoridades e lideranças presentes. Wilson Santos reafirmou o compromisso de trabalhar muito e realizar a uma administração à altura do povo jussarense: “Vamos trabalhar muito, levantar cedo, como faço sempre e fazer o melhor para o nosso povo”.

Juiz Dr. Volnei Silva Fraissat entregou
diploma ao vice-prefeito Jean Carlos
O Juiz Dr. Joviano Carneiro destacou a tranqüilidade registrada na realização do pleito, mas lamentou o alto índice das abstenções, votos nulos e brancos: “O eleitor está dando o recado, as abstenções foram as maiores da história do Brasil”, destacou completando que “o diploma recebido aqui hoje pode ser comparado a um cheque em branco, sem valor financeiro, mas com valor moral, o compromisso pela ética e honestidade na função pública”.


Foram diplomados o prefeito eleito Wilson Santos, e o vice-prefeito eleito Jean Carlos, e os vereadores eleitos: Wanderson Moreira, Ivan da Van, Chico Rubião, Neto do Moto Táxi, Clóvis do Militão, Chiquinho da Nova Jussara, Eliene Arraes, Itamar Caiado, Eurípedes Oliveira, Idali Bom tempo, Professora Helenilza. Também foram diplomados os suplentes Adenilson Parente, José Roque, Vagner Corrotó, e Roque Laine.

Fonte: Notícias de Jussara.

DR. JOAQUIM É O NOVO PRESIDENTE DO TCM

O ex-prefeito de Jussara, Joaquim Alves de Castro Neto (foto) foi empossado como presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), em solenidade realizada no plenário daquele órgão.

O novo comandante do TCM-GO é advogado, com larga experiência municipalista. Foi prefeito duas vezes da cidade de Jussara, ocupou a presidência da Associação Goiana de Municípios (AGM) por dois mandatos, foi deputado estadual e secretário de Governo de Goiás.


Joaquim de Castro carrega na bagagem a fama de cidadão probo, trabalhador, temente a DEUS, extremamente zeloso no trato com a coisa pública, e por onde passou deixou fundo rastro de responsabilidade, transparência, seriedade e competência. Certamente, o TCM-GO será presidido por alguém muito preparado, que honrará aquela Corte de Contas.

MEIO AMBIENTE - PREFEITOS DE MUNICÍPIOS QUE INTEGRAM O CIMA SE REÚNEM EM JUSSARA

Dr. Gilmar (prefeito de Santa Fé de Goiás), Dr. Sebastião Sabino 
(prefeito de Novo Brasil) Zélia Camelo de Oliveira (prefeita 
de Itapirapuã) Lia (prefeita eleita de Santa Fé de Goiás, Cláudia 
Valéria (prefeita eleita de Matrinchã), Tatiana Ranna 
(prefeita de Jussara)
Prefeitos das cidades que integram o Consórcio Intermunicipal de Meio Ambiente, o CIMA, se reuniram em Jussara no espaço de eventos Cristal para apresentação de relatório sobre o Consórcio, avaliação das atividades e apresentação dos projetos em andamento aos prefeitos eleitos.

O secretário executivo Wolmer Arraes fez a apresentação de relatório com históricos e atual estágio das atividades do CIMA, sobre a situação do projeto do aterro Sanitário a ser implantado e também a Usina, ambos alternativas para a correta destinação dos resíduos sólidos das cidades envolvidas como Jussara, Novo Brasil, Itapirapuã, Santa Fé de Goiás, Matrinchã, Montes Claros de Goiás, Fazenda Nova.

Prefeito de Novo Brasil Dr. Sebastião Sabino faz alerta 
para aceleração de implantação do aterro sanitário
O prefeito de Novo Brasil Dr. Sebastião Sabino mostrou preocupação alertando para aceleração das atividades para resolver o “maior gargalo enfrentado pelos municípios na atualidade que é a solução para a viabilização do aterro sanitário e fim dos lixões. Bom projeto existe, mas falta recursos necessários para a sua implantação", disse.

A prefeita de Jussara Tatiana Ranna sugeriu aos novos prefeitos que o CIMA deveria ser buscada ajuda junto ao Governo de Goiás, “seria bom sensibilizar o governador Marconi Perillo, quem sabe assim a viabilização dos recursos seja mais fácil”, disse.

Prefeita de Jussara Tatiana Ranna: o CIMA está à frente
com situação organizada.
Tatiana mostrou que etapas importantes foram vencidas, como a aquisição terreno para a construção do aterro sanitário, a organização de toda a documentação do CIMA, e apresentação dos projetos junto aos órgãos competentes. “O projeto do aterro sanitário está aprovado, e temos a proposta da usina de incineração também como alternativa”, explicou completando que “o CIMA coloca os municípios que o integram, à frente da maioria dos municípios goianos na busca pela solução desta questão ambiental importante”, falou.

O prefeito de Santa Fé de Goiás Dr. Gilmar também alertou aos novos prefeitos e aos que se reelegeram para a seriedade do problema ambiental enfrentado com os atuais lixões nas cidades, “o Ministério Público está cobrando solução, há o risco de penalidades aos gestores pelo não cumprimento da legislação”, alertou.

Reunião do CIMA em Jussara
O deputado Virmondes Cruvinel participou da reunião através de conferência via celular, e mostrou disposição para apoiar os prefeitos junto ao Governo de Goiás.

Ficou definido reunião do CIMA para o dia 12/01/2017 para a eleição da nova diretoria com participação dos prefeitos empossados.

Prefeita de Jussara Tatiana Ranna, de Santa Fé de Goiás Dr. Gilmar, Fazenda Nova Daniel do Zeca, prefeito reeleito de Novo Brasil Dr. Sebatião Sabino, prefeita reeleita de Itapirapuã Zélia Camelo de Oliveira e as prefeitas eleitas Maria Erly da Silva Siquera (Lia) de Santa Fé de Goiás, Cláudia Valéria de Matrinchã. O ex-prefeito Manoel Carlos representou Cícero Bebedouro, prefeito eleito de Montes Claros de Goiás, e o ex-prefeito de Matrinchã Jânio Divino. Participaram também a advogada Isis Pereira Baz, vereadora eleita Eliene Arraes, secretário de administração Paulo Ribeiro, secretário de planejamento Nilson Almir, ambos de Jussara.

Fonte: Notícias de Jussara.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

MAIS DE MIL NO COMÍCIO DE ZÉLIA E ZÉ DE SOUZA NO BAIRRO SÃO DOMINGOS

A candidata a prefeita Zélia Camelo de Oliveira e o vice José de Souza Caldas, juntamente com os candidatos a vereadores realizaram o maior comício nesta campanha até agora em Itapirapuã com mais de mil pessoas presentes para ouvirem as propostas dos candidatos.

Os candidatos a vereadores discursaram pedindo votos e falando propostas. Já a candidata a prefeita Zélia falou sobre propostas para o novo mandato e também rebateu críticas de adversários. “O candidato adversário foi vereador, presidente da Câmara, vice-prefeito e prefeito, mas ainda não aprendeu que é preciso pagar contas”, disse.

Zélia foi bastante aplaudida, o público demostrou apoio à sua candidatura no grande comício realizado no Bairro São Domingos, um dos maiores da cidade de Itapirapuã.

domingo, 10 de abril de 2016

PESQUISA IGPOPE MOSTRA INTENÇÃO DO ELEITORADO EM PORANGATU

Pesquisa IGPOPE mostra intenção do eleitorado em Porangatu
O Instituto Goiano de Pesquisa de Opinião Pública e Estatística – IGPOPE realizou pesquisa na cidade de Porangatu com o objetivo de medir o potencial de pré-candidaturas e a intenção do eleitorado.

A administração municipal também foi avaliada segundo a opinião da população.

A população de Porangatu é estimada 44.534 habitantes. É considerado o principal município do Norte de Goiás, cortado pela Rodovia Belém-Brasília (BR-153), a 426 km de Goiânia, um dos mais importantes corredores rodoviários brasileiro, por onde escoa grande parte da produção agrícola e industrial brasileira.

O atual prefeito Eronildo Valadares (PMDB), pode se candidatar à reeleição, mas enfrenta altos índices de rejeição de acordo com a pesquisa realizada, mantém ainda uma razoável colocação junto a dois outros pré-candidatos, Odair Amorim (PTC) e Pedro Fernandes (PSDB).

A pesquisa, realizada nos dias 01 e 02 de abril revelou um empate técnico entre os três melhores citado pelos entrevistados, com leve vantagem para o pré-candidato Odair Amorim, por ser o menos rejeitado segundo opinião do eleitorado.  O índice de indecisos ainda é grande já que sequer o quadro sucessório está definido.

Outros pré-candidatos conhecidos e que fizeram parte da pesquisa, Waldemar Lopes (PRB), Zé Wilton (PT), Iris Nunes (DEM) receberam menos intenções de votos embolados também e empatados tecnicamente nas últimas colocações.

Alguns nomes lembrados de forma espontânea foram o ex-prefeito Júlio da Retífica, Glaucia, José Osvaldo, José Iris, José Antonio.


A atual administração, com o prefeito Eronildo Valadares, é reprovada por mais de 50% da população, a cidade tem as ruas tomadas por buracos no asfalto, lixo e mato nos passeios.

Fonte: IGPOPE

sábado, 9 de abril de 2016

SECRETÁRIO MOSTRA SEGURANÇA PÚBLICA À ÉPOCA DO PMDB

"Eram assim tratados os servidores públicos e a PM nos governos PMDB.

Governos reféns de Pareja, onde se ouviu de um desembargador "Compadre Iris, me salva! Me salva por favor"... tristes lembranças...

Governos dos menores salários que a Polícia goiana já viu... governos que compravam armamento usado e que utilizavam da recuperação de carros roubados como viaturas.

Passado... isso é passado... isso era PMDB.

Não vivemos o melhor dos mundos, mas vale a recordar as conquistas:
Armamentos novos, viaturas novas, salário digno (entre os maiores do país) das Polícias goianas. Podemos melhorar? Claro! E é por isso que muito trabalha nosso Secretário José Eliton e que nosso Governador Marconi incansavelmente sempre batalhou.

Mas Daniel Vilela, as críticas e a incompreensão de Vossa Excelência por novos meios tecnológicos assusta... já que é tão jovem. Porém compreensível, pois no berço político que teve, inovações e criatividade não fizeram ou fazem parte.
E falando em criatividade, proatividade, quais suas ações em prol da segurança pública de Goiás, ou mesmo de Aparecida de Goiânia? Quais iniciativas parlamentares quanto ao falho emaranhado legislativo brasileiro, mas, se tratando do tema, principalmente na seara criminal?

Refresco o passado de seu partido e o seu presente cotidiano parlamentar não com a intenção de utilizar da covarde e fútil estratégia do ataque... mas para lembrá-lo da importante função que ocupa e do instrumento que tem nas mãos para melhorar a Segurança Pública de todo país... aproveite seu tempo trabalhando.

E para melhor compreensão, as ações apresentadas pela SSP-GO são consequência de estudos e planejamento que convergem com o mundo tecnológico de hoje. Mais um importante exemplo e avanço nesta corrida contra a criminalidade que assola todo o país.

Outras tantas iniciativas e ações virão... pautadas no planejamento, seriedade e respeito que todos os cidadãos exigem e precisam".

Fonte: Página de Facebook - Sérgio Cardoso.

EX-PREFEITO E EX-SECRETÁRIO DE FINANÇAS DE MOIPORÁ TÊM DIREITOS POLÍTICOS SUSPENSOS POR 8 ANOS

O ex-prefeito de Moiporá Ricardo Alves Ferreira e o ex-secretário de Finanças do município Regis Kelton da Costa foram condenados pela prática de atos de improbidade administrativa em ação proposta pelo promotor de Justiça José Eduardo Braga Filho.

Por decisão da juíza Raquel Lemos, os ex-gestores foram condenados a ressarcir R$ 35.604,52, valor acrescido ilicitamente ao patrimônio. Eles perderam suas funções públicas, tiveram seus direitos políticos suspensos por 8 anos e estão proibidos de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios por dez anos e ainda deverão pagar multa civil no valor do dano causado.

A IMPROBIDADE
O MP apurou que o ex-prefeito e o ex-secretário armaram um esquema para desvio de dinheiro público na prefeitura de Moiporá, por meio de subtração de recursos da Fazenda Pública Municipal.

Para isso, eles praticaram diversas fraudes em licitações, apropriando-se de dinheiro público, cujos prejuízos recaíram para os contribuintes. Ainda de acordo com o promotor de Justiça, eles intimidaram funcionários e usaram documentos falsos, resultando no desvio de R$ 35.604,52.


A improbidade se materializou quando o prefeito determinou a simulação de uma licitação, tendo como objeto a prestação de serviços de limpeza. Em razão desse procedimento, foram emitidos cheques para pagamento dos serviços, todos endossados para os próprios acionados. A pessoa tida como vencedora da licitação e contratada, em depoimento, informou nunca ter prestado serviços para prefeitura e também não recebeu valores decorrentes do contrato. (Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)