Investimentos na infraestrutura rodoviária estadual
totalizam R$ 270 milhões. Ações incluem construção de cinco pontes de concreto
em regiões estratégicas. Qualidade dos serviços executados será monitorada.
Com a meta de incrementar obras estruturantes, o Governo de
Goiás, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra),
acaba de lançar um pacote de obras rodoviárias que vai levar benefícios a todas
as regiões do Estado.
Os investimentos totalizam R$ 270 milhões e representam a
retomada de obras de implantação e reconstrução de cerca de 540 quilômetros de
rodovias pavimentadas. Também estão contemplados projetos e construção de novas
pontes.
No Norte e Nordeste goianos, a Goinfra dá passos importantes
para recuperar as condições das estradas estaduais da região. As frentes de
serviços já realizam a pavimentação da GO-439, entre Pilar de Goiás e Guarinos,
para a conclusão de 7,3 quilômetros entre os municípios.
Em breve, também serão retomadas as obras da GO-132, que vai
de Colinas do Sul até Minaçu. É um trecho de 20,2 quilômetros que já está com
48,5% da obra executada. Já na GO-239, a Goinfra vai pavimentar 25 quilômetros
do trecho entre o entroncamento da GO-164 e o povoado de Bandeirantes, na
divisa de Goiás com Mato Grosso.
As frentes de serviço também irão concluir a GO-347, entre
Nova Iguaçu de Goiás e Santa Terezinha de Goiás. No total, serão pavimentados
38,1 quilômetros de rodovia.
“Pegamos a Goinfra com um quadro preocupante, sendo que o
último governo não adotou as melhores práticas e rotinas para garantir a melhor
qualidade possível da obra pública”, afirma o presidente da Goinfra, Pedro
Sales.
Região Oeste
Na região Oeste, a Goinfra irá concluir a pavimentação da
GO-174, entre Diorama e Montes Claros de Goiás. Com 32,9 quilômetros de
extensão, a obra já está com 51% executada.
O trecho de Firminópolis a Iporá está em reconstrução na
GO-060. Importante via de escoamento na região, homens trabalham para concluir
a obra até o final do ano. São 111,5 quilômetros de pavimentação, com um
orçamento de R$ 74 milhões, advindo do Tesouro Estadual.
Na GO-173, entre Israelândia e Jaupaci, as máquinas vão
retornar para completar a restauração de 18,4 quilômetros.
Na mesma região, as máquinas vão retornar à GO-326/418, de
Fazenda Nova até o entroncamento da GO-060, para revitalizar 43,4 quilômetros
de rodovia. Estão sendo restaurados, ainda, 16 quilômetros da GO-326, entre
Sanclerlândia e Buriti de Goiás.
Por fim, também na GO-326, entre Claudinápolis e Anicuns,
estão sendo reconstruídos outros 26 quilômetros de pavimentos.
Demais regiões
A Goinfra vai retomar as obras de duplicação da GO-070, que
liga Goiânia a região do Rio Araguaia, para concluir 14,5 quilômetros do trecho
entre Mossâmedes e a cidade de Goiás. Os investimentos de R$ 7 milhões serão
bancados pelo governo estadual.
Na GO-080 a Goinfra concluirá a duplicação de Nerópolis até
o entroncamento da BR-153, que está com 92,6% das obras prontas.
Também haverá máquinas trabalhando na GO-184, entre Jataí e
o entroncamento da GO-220. No local, conhecido por estrada velha de Caiapônia,
serão pavimentados 53,9 quilômetros. A obra está orçada em R$ 20,5 milhões e
também será bancada pelo Tesouro Estadual.
Na região Sul, projeto está sendo readequado para as obras
de pavimentação da GO-206, no perímetro urbano de Itumbiara (Avenida Modesto de
Carvalho). São 11,2 quilômetros de asfalto com investimentos vindos dos cofres
do Governo do Estado.
No Entorno do Distrito Federal, será feita a pavimentação
asfáltica da GO-230, entre Água Fria e Mimoso de Goiás. A rodovia possui 53
quilômetros. O total dos investimentos chega a R$ 81 milhões, recursos do
próprio Estado.
Pontes
A Goinfra coloca também em prática a execução de importantes
projetos de travessias, com a construção de pontes que vão beneficiar todas as
regiões goianas.
É o caso da ponte sobre o Rio Verdão, na GO-409, em
Maurilândia, com extensão de 177 metros. As obras no local estão aceleradas e
os investimentos chegam a R$ 3 milhões.
Na região Nordeste, na GO-236, está sendo construída a ponte
sobre o Rio Santa Maria, no trecho que fica entre Alvorada do Norte e Flores de
Goiás. A extensão é de 72 metros, com orçamento de 2,4 milhões.
Também será construída uma nova ponte sobre o Rio
Mangabeira, na GO-230, entre Mimoso de Goiás e Água Fria, na região do Entorno
do Distrito Federal. A obra tem 60 metros de extensão e recebeu investimentos
de R$ 2,5 milhões.
Na GO-324, entre Jussara e Jacilândia, será feita a
construção de ponte sobre os córregos da Divisa e Marreca. A extensão é de 45
metros e o valor investido soma R$ 2,1 milhões.
As frentes de serviço irão promover, ainda, a construção da
ponte sobre o Rio Paranã, na GO-116, na rodovia conhecida como “Estrada de João
Cara Limpa”. A extensão será de 72 metros, e envolve recursos de R$ 2,4
milhões.
Há ainda projetos em desenvolvimento para a GO-336, entre
Crixás e Nova Crixás, pontes sobre o Rio Tesoura e Ribeirão Taquaral, e ponte
sobre o Rio do Peixe.
Qualidade do asfalto
A Goinfra mantém uma equipe exclusiva para monitorar a
qualidade dos serviços executados nas obras rodoviárias em Goiás. Estes testes
são fundamentais para o controle de qualidade do asfalto das rodovias.
“São estes ensaios laboratoriais de compactação de solo,
concreto e capa asfáltica que garantem a boa trafegabilidade das rodovias no
Estado”, afirma o presidente Pedro Sales.
De acordo com ele, na gestão passada, a qualidade do asfalto
e as medições não eram submetidas a nenhum controle. “As medições eram trazidas
para recebimento pelas próprias empresas, sem a devida conferência ou
auditorias, e durante muito tempo não havia sequer a obrigação da contratada em
apresentar à agência os ensaios laboratoriais do pavimento implantado”, afirma.
Segundo Sales, essa realidade mudou. Hoje, a Goinfra possui
parâmetros de fiscalização equiparados ao do Departamento Nacional de
Infraestrutura e Transportes (DNIT). “O laboratório foi revigorado e voltou a
atuar e suas obras são necessariamente acompanhadas por empresas supervisoras
que certificam a qualidade delas” disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário