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quinta-feira, 20 de agosto de 2020

GOVERNO DE GOIÁS RETOMA OBRAS PARA CONCLUIR PAVIMENTAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE 540 QUILÔMETROS DE RODOVIAS EM TODO O ESTADO


 Investimentos na infraestrutura rodoviária estadual totalizam R$ 270 milhões. Ações incluem construção de cinco pontes de concreto em regiões estratégicas. Qualidade dos serviços executados será monitorada.

 Com a meta de incrementar obras estruturantes, o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), acaba de lançar um pacote de obras rodoviárias que vai levar benefícios a todas as regiões do Estado.

 Os investimentos totalizam R$ 270 milhões e representam a retomada de obras de implantação e reconstrução de cerca de 540 quilômetros de rodovias pavimentadas. Também estão contemplados projetos e construção de novas pontes.

 No Norte e Nordeste goianos, a Goinfra dá passos importantes para recuperar as condições das estradas estaduais da região. As frentes de serviços já realizam a pavimentação da GO-439, entre Pilar de Goiás e Guarinos, para a conclusão de 7,3 quilômetros entre os municípios.

 Em breve, também serão retomadas as obras da GO-132, que vai de Colinas do Sul até Minaçu. É um trecho de 20,2 quilômetros que já está com 48,5% da obra executada. Já na GO-239, a Goinfra vai pavimentar 25 quilômetros do trecho entre o entroncamento da GO-164 e o povoado de Bandeirantes, na divisa de Goiás com Mato Grosso.

 As frentes de serviço também irão concluir a GO-347, entre Nova Iguaçu de Goiás e Santa Terezinha de Goiás. No total, serão pavimentados 38,1 quilômetros de rodovia.

 “Pegamos a Goinfra com um quadro preocupante, sendo que o último governo não adotou as melhores práticas e rotinas para garantir a melhor qualidade possível da obra pública”, afirma o presidente da Goinfra, Pedro Sales.

 Região Oeste

 Na região Oeste, a Goinfra irá concluir a pavimentação da GO-174, entre Diorama e Montes Claros de Goiás. Com 32,9 quilômetros de extensão, a obra já está com 51% executada.

 O trecho de Firminópolis a Iporá está em reconstrução na GO-060. Importante via de escoamento na região, homens trabalham para concluir a obra até o final do ano. São 111,5 quilômetros de pavimentação, com um orçamento de R$ 74 milhões, advindo do Tesouro Estadual.

 Na GO-173, entre Israelândia e Jaupaci, as máquinas vão retornar para completar a restauração de 18,4 quilômetros.

 Na mesma região, as máquinas vão retornar à GO-326/418, de Fazenda Nova até o entroncamento da GO-060, para revitalizar 43,4 quilômetros de rodovia. Estão sendo restaurados, ainda, 16 quilômetros da GO-326, entre Sanclerlândia e Buriti de Goiás.

 Por fim, também na GO-326, entre Claudinápolis e Anicuns, estão sendo reconstruídos outros 26 quilômetros de pavimentos.

 

Demais regiões

 A Goinfra vai retomar as obras de duplicação da GO-070, que liga Goiânia a região do Rio Araguaia, para concluir 14,5 quilômetros do trecho entre Mossâmedes e a cidade de Goiás. Os investimentos de R$ 7 milhões serão bancados pelo governo estadual.

 Na GO-080 a Goinfra concluirá a duplicação de Nerópolis até o entroncamento da BR-153, que está com 92,6% das obras prontas.

 Também haverá máquinas trabalhando na GO-184, entre Jataí e o entroncamento da GO-220. No local, conhecido por estrada velha de Caiapônia, serão pavimentados 53,9 quilômetros. A obra está orçada em R$ 20,5 milhões e também será bancada pelo Tesouro Estadual.

 Na região Sul, projeto está sendo readequado para as obras de pavimentação da GO-206, no perímetro urbano de Itumbiara (Avenida Modesto de Carvalho). São 11,2 quilômetros de asfalto com investimentos vindos dos cofres do Governo do Estado.

 No Entorno do Distrito Federal, será feita a pavimentação asfáltica da GO-230, entre Água Fria e Mimoso de Goiás. A rodovia possui 53 quilômetros. O total dos investimentos chega a R$ 81 milhões, recursos do próprio Estado. 

 

Pontes

 A Goinfra coloca também em prática a execução de importantes projetos de travessias, com a construção de pontes que vão beneficiar todas as regiões goianas.

 É o caso da ponte sobre o Rio Verdão, na GO-409, em Maurilândia, com extensão de 177 metros. As obras no local estão aceleradas e os investimentos chegam a R$ 3 milhões.

 Na região Nordeste, na GO-236, está sendo construída a ponte sobre o Rio Santa Maria, no trecho que fica entre Alvorada do Norte e Flores de Goiás. A extensão é de 72 metros, com orçamento de 2,4 milhões.

 Também será construída uma nova ponte sobre o Rio Mangabeira, na GO-230, entre Mimoso de Goiás e Água Fria, na região do Entorno do Distrito Federal. A obra tem 60 metros de extensão e recebeu investimentos de R$ 2,5 milhões.

 Na GO-324, entre Jussara e Jacilândia, será feita a construção de ponte sobre os córregos da Divisa e Marreca. A extensão é de 45 metros e o valor investido soma R$ 2,1 milhões.

 As frentes de serviço irão promover, ainda, a construção da ponte sobre o Rio Paranã, na GO-116, na rodovia conhecida como “Estrada de João Cara Limpa”. A extensão será de 72 metros, e envolve recursos de R$ 2,4 milhões.

 Há ainda projetos em desenvolvimento para a GO-336, entre Crixás e Nova Crixás, pontes sobre o Rio Tesoura e Ribeirão Taquaral, e ponte sobre o Rio do Peixe.

 

Qualidade do asfalto

 A Goinfra mantém uma equipe exclusiva para monitorar a qualidade dos serviços executados nas obras rodoviárias em Goiás. Estes testes são fundamentais para o controle de qualidade do asfalto das rodovias.

 “São estes ensaios laboratoriais de compactação de solo, concreto e capa asfáltica que garantem a boa trafegabilidade das rodovias no Estado”, afirma o presidente Pedro Sales.

 De acordo com ele, na gestão passada, a qualidade do asfalto e as medições não eram submetidas a nenhum controle. “As medições eram trazidas para recebimento pelas próprias empresas, sem a devida conferência ou auditorias, e durante muito tempo não havia sequer a obrigação da contratada em apresentar à agência os ensaios laboratoriais do pavimento implantado”, afirma.

Segundo Sales, essa realidade mudou. Hoje, a Goinfra possui parâmetros de fiscalização equiparados ao do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). “O laboratório foi revigorado e voltou a atuar e suas obras são necessariamente acompanhadas por empresas supervisoras que certificam a qualidade delas” disse.

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