Notícias Araguaia - O seu jornal!

Notícias Araguaia - O seu jornal!

terça-feira, 21 de setembro de 2021

CAIADO ANUNCIA PROMOÇÃO DE 3.130 PRAÇAS DA POLÍCIA MILITAR, A MAIOR NA HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO


Medida preenche todas vagas disponíveis. “É o reconhecimento ao trabalho, à competência e aos resultados que vocês entregam à população do Estado de Goiás”, afirma governador. Previsão é de também realizar, em breve, promoções para Polícias Técnico-Científica e Penal.

 

O governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta terça-feira (21/09), a promoção de 3.130 praças da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO). A novidade foi divulgada, por ele, em redes sociais. O chefe do Executivo estadual se reuniu durante a manhã com o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, e o comandante-geral da corporação, Coronel Renato Brum dos Santos, para assinar e autorizar as promoções.



 

Caiado lembrou que esta é a maior promoção já realizada na história da PM-GO. “Nós estamos com o número de 3.130 praças promovidos. Primeira vez que nós estamos preenchendo todas as vagas”, destacou.

 

A promoção faz parte dos compromissos firmados pela atual gestão do Governo de Goiás, de viabilizar maior valorização das forças de segurança. “Esse é o reconhecimento ao trabalho, à competência e aos resultados que vocês entregam à população do Estado de Goiás”, completou.

 

O governador havia anunciado “o maior número de promoções e de qualificação” dos policiais goianos, já no final de julho deste ano. Na ocasião, ele lembrou a necessidade de realizar novos concursos para a Polícia Militar e assegurou que o Estado conseguirá promover um novo certame após liberação por parte do Tesouro Nacional. “Estamos trabalhando fortemente para esse objetivo. Temos que pagar dívidas acumuladas anteriormente”, disse, à época.

 

OS PROMOVIDOS

Integram o quadro de praças da PM-GO os soldados, cabos, 3º, 2º e 1º sargentos, além dos subtenentes. A promoção deve ser publicada no Diário Oficial do Estado nos próximos dias. A previsão, de acordo com Caiado, é de também realizar, em breve, promoções para as Polícias Técnico-Científica e Penal. “Fazemos justiça àqueles que promovem a segurança pública em nosso Estado de Goiás”, concluiu.

 

Imagem: reprodução/Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás





 

domingo, 12 de setembro de 2021

TUPY PERDE EM ESTREIA NO CAMPEONATO GOIANO DE 2 x 1 PARA O VIANÓPOLIS


O Tupy de Jussara perdeu de 2 X1 para o CA Vianópolis na sua estreia no Campeonato Goiano de Futebol 2021 sub-20 no domingo, 12/09, em jogo realizado no Estádio Pé de Ouro em Vianópolis.

Breno Lopes abriu o placar para o Tupy que perdeu de virada com gols de Felipe e Carlos Gabriel para o CAV.

Mesmo com a equipe anfitriã iniciando a partida com franco domínio, na primeira ida ao ataque, aos 28 minutos do primeiro tempo, o Tupy abriu o marcador. O empate ocorreu com gol de pênalti, e a virada numa cobrança de escanteio. Os lances mais perigosos para gols na partida foram do Tupy que buscava o empate com belas chances que não se concretizaram no finalzinho da partida. O Tupy abriu o marcador, fez bom jogo se impondo em momentos importantes da partida, mas não conseguiu o resultado que foi buscar.



Várias substituições, cartões amarelos e expulsão, reclamações da arbitragem, paralisações, marcaram a partida. O vídeo da partida pode ser conferido na íntegra no canal do youtube do Clube Atlético Vianópolis (https://www.youtube.com/watch?v=IYrJ1AGWM_k). O próximo jogo do Tupy será na sexta-feira, 17/09, contra a equipe Belavistense no Estádio Geraldão em Jussara.





quarta-feira, 1 de setembro de 2021

PROJETO DE LEI DO GOVERNO DE GOIÁS PREVÊ QUE PRESO PAGUE PELA TORNOZELEIRA ELETRÔNICA


Matéria foi enviada à Assembleia Legislativa. Proposta tem como foco a compensação financeira. Equipamento ao detento demanda valor de R$ 245 por mês. Parecer destaca que, para atender demanda existente, são necessárias 10 mil novas tornozeleiras.  “Estado gasta uma fábula de dinheiro para manter essas pessoas encarceradas. Bandido já deu prejuízo demais à população”, argumenta governador Ronaldo Caiado


O Governo de Goiás enviou à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) projeto de lei que prevê a cobrança por uso de equipamento de monitoramento eletrônico para os detentos do sistema penitenciário goiano. O texto foi elaborado em conjunto com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), por meio da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), e da Secretaria de Estado da Casa Civil.

 



A medida tem natureza jurídico-administrativa e como foco a compensação financeira por utilização, violação, dano e/ou avaria das tornozeleiras eletrônicas pelos apenados no âmbito do Estado de Goiás. A proposta, assinada pelo governador Ronaldo Caiado, segue exemplo já adotado em outros estados brasileiros, como Santa Catarina e Mato Grosso. 


 “Estado gasta uma fábula de dinheiro para manter essas pessoas encarceradas. Bandido já deu prejuízo demais à população”, argumentou o governador. Ele explicou que há casos em que o custo de manutenção dos detentos chega a ser maior que o valor investido em um educador. “É inadmissível que essa responsabilidade fique nos ombros da população goiana”, frisou.



Segundo parecer da Central Integrada de Monitoração Eletrônica da Gerência de Segurança e Monitoramento da DGAP, a prestação de serviços de disponibilização do equipamento ao detento demanda o valor de R$ 245 por mês ao Estado. O parecer destaca ainda que, para atender a demanda existente hoje, são necessárias 10 mil novas tornozeleiras. Dessa forma, a medida proposta, além de reduzir os custos, possibilitará a ampliação da política de monitoração eletrônica em Goiás. 


 “O governador Ronaldo Caiado reconhece a gravidade do sistema prisional e seu impacto na criminalidade, e defende uma ação de inteligência baseada em parcerias sólidas com os poderes constituídos e a sociedade civil como forma de construir soluções duradouras e que possam efetivamente reeducar e dar oportunidades a quem cumpre sua pena”, reforçou o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda. 


O Projeto de lei foi avaliado pela Procuradoria Setorial da SSP-GO, que atestou a constitucionalidade e legalidade da matéria. O texto segue agora para apreciação da Assembleia Legislativa. 


* Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás*.




terça-feira, 31 de agosto de 2021

APLICATIVO ZERO1 PRECISA DE ENTREGADORES PARA TRABALHAR EM JUSSARA


O Serviço de vendas por meio do aplicativo ZERO1 procura entregadores parceiros para começar a trabalhar de imediato em Jussara.

Para preencher a vaga o interessado deve entrar em contato pelo número 62 98642-1321, mas precisa ter moto e habilitação.








segunda-feira, 2 de agosto de 2021

COVID-19 - CÂMARA DE JUSSARA VOLTA A FUNCIONAR DAS 07 AS 11:00 HORAS, SESSÕES SERÃO TRANSMITIDAS AO VIVO NAS REDES SOCIAIS


O aumento exponencial nos casos de covid-19 em Jussara provou mais uma vez alterações no funcionamento da Câmara de Vereadores que volta a restringir horário do expediente, agora das 07:00 as 11:00 horas, mas nos dias de sessões o horário será das 07:00 as 11:00 e das 13:00 as 17:00 horas.

O presidente da Câmara, vereador Cloves do Militão publicou a Portaria nº 043/2021 que vale até 31/08 com as alterações que visam prevenir contaminação pelo covid-19. Atualmente dois vereadores e um servidor estão acometidos pela doença, mas recuperam bem.



As sessões transmitidas ao vivo nas redes sociais voltam a acontecer sem acesso permitido ao público, as portas do plenário estarão fechadas. As sessões ordinárias de agosto começam no dia 09/08.  

Qualquer reunião agendada para o Auditório da Câmara está suspensa de acordo com determinação contidas no Decreto Municipal nº 241 de 30/07/2021 que suspendeu eventos de qualquer natureza no Município.








quarta-feira, 28 de julho de 2021

GOVERNO DE GOIÁS RECEBE 154.800 DOSES DE VACINA CONTRA COVID-19


Carregamento recebido na tarde desta terça-feira (27/07) contém 154.800 imunizantes, entre AstraZeneca/Covax Facility e Coronavac/Butantan, e já  foram separados e distribuídos para os municípios. Na quarta-feira (28/08), previsão é de chegada de mais 231.660 unidades. Com as remessas dessa semana, Goiás deve chegar a 5 milhões de doses distribuídas. “Uma só dose não imuniza. A luta contra Covid-19 é de todos”, destaca governador Ronaldo Caiado.

 

O Governo de Goiás recebeu, na tarde desta terça-feira (27/07), 154.800 doses de vacinas contra Covid-19. A remessa enviada pelo Ministério da Saúde inclui 34.600 doses da AstraZeneca/Covax Facility, para aplicação de segunda dose, e 120.200 da Coronavac/Butantan, para primeira e segunda doses. Todas as doses já foram separadas e distribuídas para os municípios.



 

Do aeroporto de Goiânia, a carga foi encaminhada para a Central Estadual de Rede de Frio, no Jardim Santo Antônio, para contagem. Na sequência, redistribuída para os municípios goianos. Com o novo carregamento, Goiás atinge a marca de 5.005.690 unidades recebidas desde o início da campanha, em janeiro deste ano.

 

“Uma só dose não imuniza. A luta contra a Covid-19 é de todos”, afirmou, nesta terça-feira, o governador Ronaldo Caiado ao reforçar a importância de completar o esquema vacinal com a aplicação do reforço.



 

“Nós só conseguiremos superar a pandemia com a ajuda de todos”, acrescentou o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino. Ele reforçou que é importante que as pessoas fiquem atentas à data marcada para aplicação do reforço e voltem para tomar a segunda dose da vacina.

 

Na quarta-feira (28/07), mais dois lotes de vacina contra a Covid-19 chegam ao Estado de Goiás. A primeira remessa inclui 159.120 doses da AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 

No mesmo dia serão enviados pelo Ministério da Saúde 72.540 imunizantes da Comirnaty, fabricados pelo laboratório Pfizer. Somadas, as vacinas que chegam a Goiás nesta terça e quarta-feira totalizam 386.460 doses.

 

CAMPANHA NO ESTADO

Do total de imunizantes recebidos, até às 15h desta terça-feira (27/07), Goiás aplicou 2.921.533 primeiras doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Com o esquema vacinal completo, seja pelo reforço ou pela aplicação de vacina em dose única, foram imunizadas 1.089.175 pessoas. Com os novos carregamentos, Goiás atinge a marca de 5.005.690 vacinas recebidas desde o início da campanha, em janeiro de 2021.

 

Fotos: Hegon Corrêa/Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás.




VEREADOR ROCK LANY VIABILIZA DOAÇÃO DE MAIS 55 CESTAS DE ALIMENTOS PELA OVG EM JUSSARA


O vereador Rock Lany viabilizou o envio de 55 cestas básicas de alimentos doadas pela Organização das Voluntárias de Goiás-OVG para complementar o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social por conta da pandemia do Covid-19 em Jussara.

As cestas foram encaminhadas diretamente à Secretaria de Assistência Social do Município que cuidará da distribuição, já mantém cadastro das famílias que mais necessitam da ajuda.

Rock Lany agradeceu ao deputado Rubens Marques, à OVG, ao Governo de Goiás, em especial à Primeira Dama, Gracinha Caiado pelo atendimento à sua solicitação destacando que esta é uma complementação ao montante anterior de 500 cestas de alimentos já enviadas pelo Governo de Goiás.






terça-feira, 27 de julho de 2021

OPERAÇÃO ANHANGUERA: FORÇAS DE SEGURANÇA REALIZAM 22 PRISÕES E 3.462 ABORDAGENS POLICIAIS, NO ENTORNO DO DISTRITO FEDERAL


Ao todo, 550 agentes de Goiás, DF e das forças federais participaram da ação integrada. “Não é o encerramento, mas sim o início. A institucionalização e o esforço conjunto das forças de segurança, em busca da paz e tranquilidade da população de Goiás e do DF”, afirma Rodney Miranda.

 

As forças de segurança realizaram 22 prisões e 3.462 abordagens, entre a última sexta-feira (23/07) e esta segunda (26/07), durante a Operação Anhanguera. A ação foi deflagrada pelas Secretarias de Segurança Pública de Goiás e do Distrito Federal, e teve como foco o combate à criminalidade nas cidades que compõe o entorno oeste do DF. O balanço da operação foi apresentado na manhã desta terça-feira (27/07), em Ceilândia (DF), pelos secretários Rodney Miranda (SSP-GO) e Júlio Danilo (SSPDF), além dos dirigentes das forças envolvidas.



 

Dentre as detenções, 11 foram decorrentes de Autos de Prisão em Flagrante (APF) e 11 do cumprimento de mandados judiciais de prisão. Foram realizados 13 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), além da apreensão de três armas de fogo e de 15 veículos. As ações de fiscalizações tiveram como alvo bares, casas noturnas, veículos e restaurantes, resultando em 87 Autos de Infração e 44 Autos de Infração de Trânsito.

 

Ao todo, foram mobilizados 550 agentes. Entre as forças envolvidas, estão as Polícias Militar, Civil, Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros Militar e Sistema Prisional dos dois entes federativos. A ação contou também com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com equipes da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.



 

A operação é a primeira de diversas que serão realizadas no entorno do Distrito Federal. O trabalho faz parte de um esforço conjunto, que ocorre desde 2019, para a implantação de novas estratégias de segurança voltadas especificamente para a região. “Não é o encerramento, mas sim o início. A institucionalização e o esforço conjunto das forças de segurança, em busca da paz e tranquilidade da população de Goiás e do DF”, destacou o titular da SSP-GO.

 

A ação reuniu as partes investigativas e de inteligência ao trabalho operacional. “Conseguimos capturar vários criminosos, autuar alguns também e quebrar teias criminosas que persistiam na região por falta de integração entre os órgãos”, pontuou. Ainda segundo Rodney Miranda, a maioria das detenções foi motivada pelo envolvimento com o tráfico de drogas. “Demos mais uma pancada nessas facções, que infelizmente atuam no Brasil todo, mas que aqui em Goiás e no DF nós temos conseguido enfraquecê-las cada vez mais. Prova disso são os bons resultados de redução da violência que nós alcançamos em Goiás e no DF”, ressaltou.

 

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo, reforçou a relevância da atuação conjunta entre Goiás e DF, para reduzir de forma contínua a criminalidade na região. “Os criminosos não respeitam as fronteiras. Então é necessário que as forças policiais atuem de forma integrada”, disse. “Seguiremos com o planejamento e atuando de forma conjunta em outras áreas de divisa”, completou o chefe da SSPDF.

 

A Operação foi batizada de “Anhanguera” em referência a Bartolomeu Bueno da Silva, Bandeirante Anhanguera que desbravou as terras de Goiás.

 

Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás.




terça-feira, 13 de julho de 2021

DA ESCOLA DIRETO PARA O EMPREGO - AJUMA ENTREGA CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE COSTURA INDUSTRIAL


A AJUMA-Associação Jussarense de Moda e Artesanato, por meio da Escola Profissionalizante para Confecção Industrial fez entrega de certificados aos alunos do Curso Básico de Costura Industrial em evento realizado com restrição presencial por conta da pandemia do covi-19, terça-feira, 13/07.

A Escola está funcionando com 50% da capacidade atendendo protocolos estabelecidos pela Secretaria de Saúde. Foram certificados 17 alunos no Curso Básico de Costura Industrial com duração de 30 dias ministrado pelo professor Dourival Alegria.

Conteúdo do Curso:

- Noções de cores, formas e tamanho.

- Montagem, arremate e acabamento de peças.

- Facção, política da qualidade e produtividade.




Todos os alunos já concluíram o curso com vaga garantida no emprego. O empresário Ugredisson da confecção SB Prestacional fez o convite para que os formandos compareçam à sua empresa para as devidas entrevistas de emprego.

A presidente da AJUMA, Regina Boaretti, a fundadora da AJUMA, Tatiana Ranna, a prefeita de Jussara, Idali Bontempo, o presidente da Câmara Cloves do Militão e o vereador Juesmar Camilo fizeram a entrega dos certificados aos formandos, parabenizando-os pela conquista.



A presidente da Ajuma, Regina Boaretti destacou a importância da qualificação profissional como instrumento de acesso ao emprego, parabenizou aos formandos pela dedicação e conclusão do curso, e agradeceu ao apoio de parceiros importantes como a Prefeitura e Câmara de Vereadores.

O presidente da Câmara, vereador Cloves do Militão destacou o papel histórico da Ajuma na formação de profissionais da costura como porta de entrada para centenas de jussarenses no mercado de trabalho. Cloves do Militão garantiu a continuidade da parceria junto à Ajuma em reconhecimento às suas ações sociais em prol da comunidade.



O vereador Juesmar Camilo cumprimentou a fundadora da Ajuma Tatiana Ranna, a presidente Regina Boarete e sua equipe pela dedicação nas atividades junto à instituição e parabenizou por mais uma turma de formandos.



O empresário Ugredisson da confecção SB Prestacional destacou a importância da qualificação de mão-de-obra pela Ajuma em Jussara. “Sentimos na pele a falta que fez essa escola quando não temos pessoas qualificadas para contratação. Por falta de mão de obra já deixamos de produzir, gerar receita e empregos em Jussara”.  O empresário agradeceu à Ajuma pelo fornecimento da qualificação profissional dos trabalhadores para as confecções e facções em Jussara, e disse aguarda os formandos para entrevista de emprego em sua empresa.



A fundadora da Ajuma, Tatiana Ranna parabenizou aos formandos pela conclusão do curso, destacando a atuação do professor  Dourival Alegria. Tatiana relatou as dificuldades enfrentadas pela Ajuma para a sua manutenção, já que a instituição não tem fins lucrativos e depende de convênios e parcerias para a formação de mão de obra qualificada gratuitamente. “A Ajuma cumpre papel social especial com inclusão no mercado de trabalho de centenas de pessoas ao longo de sua história, com o suporte fundamental para a consolidação e fortalecimento da atividade empresarial no ramo das confecções, que gera emprego e renda no Município”. Tatiana Ranna agradeceu ao presidente da Câmara, Cloves do Militão e à prefeita Idali Bontempo pela parceria junto à Ajuma, anunciando o início de nova turma de alunos em 14/07.



A prefeita Idali Bontempo parabenizou aos formandos pela conclusão do curso e também à Ajuma pelas atividades desenvolvidas. A prefeita garantiu a continuidade da parceria com convênio da prefeitura junto à instituição e ainda anunciou apoio com serviço de reparo nas máquinas de costura danificadas pelo uso.

   


Além da qualificação de mão de obra especializada para as confecções, a Ajuma mantém parceria junto à Unidade Profissional de Jussara com empréstimo de máquinas de costura para formação ou atividade profissional de reeducandos na própria unidade com confecção de uniformes e outros produtos da costura, mas também com participação de alguns na Escola Profissionalizante.