Notícias Araguaia - O seu jornal!

Notícias Araguaia - O seu jornal!

sábado, 26 de setembro de 2020

JUIZ DETERMINA RESTRIÇÕES PARA CAMPANHA ELEITORAL EM JUSSARA, BRITÂNIA, SANTA FÉ DE GOIÁS, ITAPIRAPUÃ E MATRINCHÃ POR CONTA DA COVID-19


A Campanha eleitoral para as eleições municipais de 15 de novembro de 2020 começa no domingo, 27/09, mas por conta da Pandemia da Covid-19, terão de serem obedecidas recomendações expedidas pela autoridade sanitária estadual conforme determinação do Juiz Eleitoral da 95ª Zona Eleitoral, Dr. Marcos Boechat Lopes Filho, que abrange os municípios: Jussara, Britânia, Santa Fé de Goiás, Itapirapuã e Matrinchã.

REUNIÕES COM ATÉ 10 PESSOAS

De acordo com a Portaria nº 009/2020-095 ZGO, não serão permitidas reuniões presenciais ou qualquer outro tipo de aglomeração com mais de 10 pessoas que não se garanta a distância mínima de 2 metros entre os participantes e ainda o uso de máscara de proteção facial por todos que se encontrarem no evento e disponibilização de álcool em gel.

 SEM PASSEATAS - COMÍCIOS ON LINE OU "DRIVE IN"

 As passeatas não serão realizadas, e os comícios presenciais também, mas podem ser realizados por vídeo conferência, ou no formato “drive in”, ou seja, com as pessoas permanecendo dentro de seus carros com até no máximo 3 participantes em cada automóvel, ficando proibida a utilização de motocicletas ou veículos conversíveis com capota aberta e similares.

 CARREATAS COM ATÉ 3 PESSOAS POR VEÍCULOS

 Carreatas podem ser realizadas, mas com no máximo 3 pessoas por veículos, com proibição de motocicletas ou veículos conversíveis com capota aberta e similares.

 PUNIÇÃO AOS INFRATORES

 A Polícia Militar e a Polícia Civil farão a fiscalização, autuação e apuração de eventuais infrações, ficando os infratores sujeitos às penalidades da legislação. A portaria entrou em vigor no dia 23/09 e vale até as 17:00 horas do dia 15 de novembro.

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

“VOCÊS HOJE LEVANTARAM A BANDEIRA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL”, DIZ CAIADO AO CELEBRAR GOIÁS LÍDER NO RANKING DO IDEB 2019.

Goiás é 1º lugar no ranking do IDEB 2019 no Brasil.

Estado é primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no ensino médio, com nota geral de 4,8. “Vocês são top, eu me curvo”, disse governador ao agradecer educadores. Ao lado da primeira-dama, Gracinha Caiado, e da secretária Fátima Gavioli (Seduc), ele já traçou a meta para indicador de 2021: “Agora queremos chegar na nota 5”.

 

“Vocês hoje levantaram a bandeira da educação no Brasil”, declarou o governador Ronaldo Caiado nesta terça-feira (15/09), referindo-se à rede de ensino goiana. O trabalho desenvolvido pela comunidade escolar e o empenho dos alunos fizeram de Goiás a única unidade da Federação a atingir as metas individuais do ensino médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “As melhores escolas públicas do país estão em Goiás. Agora queremos chegar na nota 5”, projetou, ao lado da primeira-dama e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, Gracinha Caiado.

 

Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) mostram que Goiás atingiu as metas tanto para o ensino fundamental, quanto para o ensino médio. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, reconheceu o pioneirismo goiano. “Está no caminho certo, continue assim e teremos sucesso na educação”, disse, em vídeo, parabenizando o governador e a secretária da Educação, Fátima Gavioli. Ao fazer emocionado agradecimento aos educadores, Caiado disse que “vocês são top. A textura educação em Goiás está mudando. Eu me curvo”.

 

Goiás atingiu a maior nota do Ideb na avaliação do ensino médio, em todo o Brasil, com 4,8. Além disso, o patamar alcançado foi superior ao registrado nacionalmente, de 4,2. Os dados referentes a 2019 levaram em conta a matrícula de 7,5 milhões alunos em 28,8 mil escolas de todo o Brasil. O Ideb, criado a partir de decreto federal em 2007, é divulgado a cada dois anos.

 

Em relação ao Ideb do ensino médio, Goiás puxa a lista dos que apresentaram melhor desempenho, superando, inclusive, estados do Sul e Sudeste, como Espírito Santo, São Paulo e Paraná. Quando se analisam apenas os dados da rede pública goiana, a nota é de 4,7, superior à meta estipulada de 4,4. Em Goiás, mais de 82% das matrículas do ensino médio são da rede estadual, de acordo com os dados de 2019.

 

A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) celebrou as metas atingidas e informou que secretários de pelo menos três Estados já manifestaram interesse em conhecer de perto a gestão goiana. Sobre o futuro, o MEC, responsável pelos índices, projeta que o Estado poderá ser o primeiro a atingir nota 5 no próximo Ideb.

 

“O que quero é crescer. Então, saímos de 4,3 [resultado de 2017] para 4,7 e temos que caminhar agora para chegar ao bendito 5”, relatou a secretária. “Isso exige empenho, dedicação e abnegação. Temos de nos envolver muito mais. Ninguém vai nos tirar do rumo, e nosso rumo é melhorar a educação de Goiás,” pontuou.

 

Gavioli garantiu que as notas alcançadas na atual edição do Ideb é fruto do esforço da comunidade escolar e de uma gestão transparente, que trabalha para garantir o resultado dos alunos, e não somente por números. “Goiás é primeiro lugar no Ideb, bicampeão, e dessa vez não teve pressão nenhuma.”

 

Outro fator que motivou o bom rendimento foi o reforço no currículo escolar nas disciplinas protagonistas. “Sabemos que foram acrescentadas mais duas aulas de português e duas de matemática por semana. Isso é amor, não é fazer educação como retórica, discurso de palanque”, descreveu Caiado.

 

“Atribuo esse resultado positivo aos vários modelos de educação que Goiás”, disse a secretária de Educação, citando desde o ensino regular, militar, integral até as escolas nas comunidades kalunga e quilombolas. “Os professores gostam de fazer trabalhos científicos, de desenvolver com alunos os textos e abraçaram essas duas aulas a mais de português e matemática. Todos se esforçaram, sem dúvidas, para que a criança aprenda. Porque você não consegue chegar àquele resultado sem a criança aprender”, destacou.

 

Mais que alcançar a nota 5 no ensino médio, é uma meta do Governo de Goiás avançar também no ensino fundamental. “A política pública tem que ser uma só”, observou Gavioli. Para isso, Caiado revelou que o Estado pretende desenvolver parcerias com os prefeitos, uma vez que a primeira fase desse ensino é uma responsabilidade dos municípios. Segundo relatou, a chegada de novos prefeitos, em virtude das eleições, vai auxiliar na construção do “conceito de não segmentarmos mais a educação”. Também revelou o desejo de gerir a área de forma compartilhada em todos os âmbitos, desde o ensino infantil até o superior.

 

MUDANÇA DE CENÁRIO

O governador Ronaldo Caiado fez uma retrospectiva do cenário desolador que encontrou o Estado, com os servidores - inclusive os da educação – sem receber os salários de dezembro e metade de novembro de 2018. “Dependia, naquela hora, da boa vontade de cada um que já não mais acreditava em política. Um segmento que já não tinha estímulo”, lembrou. Ele destacou a garra desses servidores que, mesmo em face do ano mais difícil sob ponto de vista fiscal, mantiveram a qualidade do ensino.

 

“Nada mais gratificante na vida do que hoje poder reconhecer o trabalho de todos da educação”, relatou. Caiado confessou ainda que, nas agendas pelo interior, adotou a mania de visitar escolas e conferir de perto a aplicação dos recursos anunciados para a melhoria da estrutura física. Somente este ano foram destinados mais de R$ 114 milhões à infraestrutura, com objetivo de mudar a “deficiência explícita” das unidades escolares, fruto de anos de má gestão. “Hoje é uma disputa para saber qual é a escola mais bonita, qual está mais aconchegante para receber as crianças.”

 

A primeira-dama, Gracinha Caiado, disse que o resultado do Ideb a fez viver o dia de maior emoção no governo. Ela endossou a fala de Caiado, sobre a educação sempre ter sido vista como prioridade na atual gestão, e que os resultados já estão aparecendo. “Acreditamos que não existe cidadania e ação social desvinculada da educação”, resumiu. Ela lembrou que as propagandas “maravilhosas” da antiga gestão não refletiam a realidade. Denunciou que até pouco tempo existiam crianças assistindo aulas sentadas em latas, ou tendo de suportar o calor da estrutura de placa.

 

“Que Estado é esse onde tenho crianças que deveriam ter a mesma oportunidade e que, na verdade, não estão tendo?”, questionou, à época. De lá pra cá, os principais gargalos já foram resolvidos. Citou, como exemplo, o fim do 4º turno no Entorno do Distrito Federal, também conhecido como o turno da fome, e a distribuição de kits de uniformes escolares. “Hoje, quando olho o mapa, vejo Goiás pulsando no coração do Brasil em 1º lugar. Obrigada professores, diretores, equipes da administração. Sabemos que ninguém faz nada sozinho.”

 

Em nome da Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado Vinicius Cirqueira parabenizou o governador e equipe pelos resultados alcançados no Ideb. Ele estendeu os cumprimentos a todos que compõem a rede pública de ensino: merendeira, limpeza, professor, coordenador, diretor e, principalmente, os estudantes. “Tudo isso só é possível com um time desses”, disse. Ele ainda afirmou que a nota do Ideb é um legado da gestão de Caiado, resultado dos investimentos que têm sido aplicados na rede.

 

Também estiveram presentes à solenidade os secretários de Estado Adriano da Rocha Lima (Governadoria) e Tony Carlo (Comunicação); o secretário de Educação de Goiânia, Marcelo Ferreira, que representou o prefeito Iris Rezende e o vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Marcos Elias.

 

Fotos: Júnior Guimarães e Octacilio Queiroz

Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

sábado, 12 de setembro de 2020

CAIADO RECEBE HOMENAGEM DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, EM IPORÁ, E VISITA ESCOLAS REFORMADAS, EM FAZENDA NOVA


Governador garante que acabará com escolas de placa. “Vamos transformar todas em estruturas de alvenaria", informa. Ele diz que, no retorno às aulas após a pandemia, alunos terão uniformes, mochilas e tênis gratuitos.

 

Durante visita à região Oeste de Goiás para vistoriar obras de restauração de rodovias na manhã deste sábado (12/09), o governador Ronaldo Caiado foi homenageado pela Coordenação Regional de Educação (CRE) de Iporá. Eles agradeceram pelo repasse de mais de R$ 4 milhões e 800 mil para reforma e ampliação das unidades da rede estadual na CRE e pelos recursos para a aquisição de kits de alimentação para os estudantes.

 

Da mesma forma, Caiado reconheceu o carinho com que foi recebido no município e explicou o motivo de ainda não terem sido retomadas as aulas presenciais em Goiás. “Meu cuidado com vocês é no sentido de não termos uma incidência maior da Covid-19. Só quando tivermos uma garantia melhor é que voltaremos às atividades de forma tradicional”, afirmou.

 

Enquanto isso, o Estado, garantiu o governador, trabalhará para manter as aulas de forma remota e o atendimento social visando o bem-estar dos alunos. “Temos as aulas a distância e vamos orientar nossos jovens, cuidar da parte social e da alimentação dessas famílias”, garantiu.

 

Coordenadora Regional de Educação de Iporá, Regiane Cândido ressaltou que a comunidade escolar confia nas diretrizes estabelecidas. “Sentimos o seu apoio e confiança em suas determinações em relação à prevenção. Trabalhamos com os protocolos de segurança com as escolas para que desde já preparem seus alunos”, assegurou.

 

Projeto Reformar Goiás

Em visita ao município de Fazenda Nova, o governador Ronaldo Caiado vistoriou a reforma de duas unidades da rede pública estadual que foram revitalizadas com verba do Programa Reformar Goiás. As escolas Pedro Ludovico Teixeira e Alfredo Nasser receberam, juntas, mais de R$ 45 mil, valor investido em nova pintura, reforma de salas de aula e banheiros.

 

“Estamos acabando com todas as escolas de placa, vamos transformar todas em estruturas de alvenaria. Passada a pandemia, vamos retornar com os alunos uniformizados, com mochilas e tênis, para que a criança chegue bem vestida e tenha o convívio respeitoso entre todos os alunos. No meu governo não terá diferença de poder aquisitivo nas escolas”, declarou Caiado.

 

O Governo de Goiás destinou outros R$ 1,5 milhão para a CRE de Jussara, verba utilizada para melhoria nas quadras, cozinha, salas de aula e banheiros. “Essa foi uma reforma histórica, que há mais de 15 anos era prometida e não acontecia. O que era sonho, agora é realidade”, celebrou a coordenadora Regional de Educação de Jussara, Helenilza Maria de Jesus Oliveira, que também agradeceu ao governador pelo investimento.

 

Legenda

 

Coordenadores regionais e professores agradecem investimentos feitos pelo governador Ronaldo Caiado na Educação em Goiás, com destaque para a melhoria das unidades da rede: “são reformas históricas, sonhos que viram realidade”, apontam

 

Fotos: Vinícius Schmid e Hegon Corrêa

Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

“NÃO É ASFALTO DE FAZ DE CONTA, É PADRÃO NACIONAL”, DIZ CAIADO AO VISTORIAR OBRAS EM RODOVIAS DE IPORÁ, FAZENDA NOVA E SANCLERLÂNDIA

Governador vistoriou obras
no oeste goiano.

Governador atesta qualidade das estradas em restauração durante visita ao Oeste Goiano, ao lado do presidente da Goinfra, Pedro Sales. “São pavimentações com vida útil de 15 anos”, aponta. “Vamos transformar Goiás e seremos, em curto espaço de tempo, o melhor Estado da Federação”, destaca.

 

“Não é asfalto de faz de conta, é padrão nacional”, assegurou o governador Ronaldo Caiado, neste sábado (12/09), durante vistorias às obras de restauração da pavimentação das GOs 060, 326, 418 e 326, nos arredores de Iporá, Fazenda Nova e Sanclerlândia. “É estrada com padrão do Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes] e terá vida útil de 15 anos”, destacou.

 

Os benefícios que chegam a estes municípios da Região Oeste do Estado fazem parte do pacote, lançado em agosto, de implantação e reconstrução de 540 quilômetros de rodovias goianas, com investimento de R$ 270 milhões.

Na companhia do presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, o governador fez duas paradas na GO-060, onde avaliou fases da obra e conferiu a qualidade do asfalto e do trabalho de compactação. Nessa rodovia, que liga Iporá a Firminópolis, passando por Fazenda Nova, o Governo de Goiás investe R$ 67 milhões na recuperação do trecho e na nova pavimentação de 111,5 quilômetros.

 

Durante a vistoria às obras, o governador reafirmou seu compromisso de devolver Goiás aos goianos. “Aos poucos vamos construir esse sentimento de que o cidadão é dono do Estado, cada um fazendo a sua parte. E vamos ser, em curto espaço de tempo, o melhor Estado da Federação”, ressaltou.

 

“Essa rodovia é construída dentro das regras do Dnit e de respeito ao dinheiro pago pelo cidadão”, apontou o governador. “Olha a compactação, a espessura do asfalto. Fazemos estradas que vão realmente valorizar nosso Estado de Goiás e aqueles que utilizam o transporte rodoviário.”

 

Caiado chamou a atenção para a diferença do que era feito até então nas estradas goianas, pelas antigas gestões. “Nós vimos, por exemplo, a GO que vai até a cidade de Goiás, que antes de ser inaugurada, está sendo reformada”, recordou. Implantar uma rodovia capaz de suportar carga, alertou, não é simplesmente jogar aquela pequena camada sem ter a menor compactação.

 

Ao lado do engenheiro responsável pela obra, o presidente da Goinfra, Pedro Sales, explicou, de forma simplificada, como é feita a nova pavimentação. É arrancada a parte deteriorada, feito um aprofundamento de 20 centímetros, onde são adicionados brita e cimento, depois realizada a compactação, de forma robusta. O material é selado e, por cima, é colocada mais uma camada de asfalto com tratamento superficial duplo (TSD), o que garante qualidade e durabilidade das estradas, além de mais segurança aos motoristas e condutores que trafegam pela região.

 

“Faça uma análise do que está sendo construído no governo Ronaldo Caiado e o que foi feito em outros governos. Veja a qualidade e a consistência do asfalto, do acostamento”, disse o governador. E completou: “Agora o dinheiro vai diretamente para o povo em benefício da população”.

 

Fazenda Nova

Na sequência, o governador Ronaldo Caiado e o presidente da Goinfra, Pedro Sales, seguiram para Fazenda Nova, onde o Governo de Goiás investe mais de R$ 10 milhões na revitalização de 43,4 quilômetros entre as GO-418 e 326, no entroncamento da GO-060. A obra, iniciada em 2014, que estava parada, foi retomada.

 

“Mesmo na crise, com dificuldades e enfrentando uma pandemia, você vê que, quando o dinheiro público é tratado com respeito, as obras acontecem”, destacou Caiado. A largura da pista, também de TSD, é de 9,60 metros, sendo 7 de rolamento e 1,30 de acostamento de cada lado. A revitalização vai beneficiar o escoamento da produção de grãos e de carne, assim como garantir mais segurança às crianças e jovens que são transportadas de Fazenda Nova para estudar nos municípios vizinhos.

 

“Para nós, essa restauração é excelente. Cada vez que escoa a produção, isso reflete lá no campo para a gente”, afirmou o agropecuarista Olímpio Tavares de Oliveira. Segundo ele, há anos não era realizada uma obra de qualidade na rodovia, apenas operações tapa-buracos. “Eram serviços mal realizados, remendos de uma obra que já deveria estar pronta. Agora, não. Será definitivo, um asfalto de excelente qualidade”, comemorou.

 

Sanclerlândia

Com investimento de mais de R$ 4,3 milhões, outra antiga demanda dos moradores Sanclerlândia e região é a restauração de 15,5 quilômetros de pavimentação da GO-326, entre o município e Buriti de Goiás. Na obra de recuperação asfáltica, o Governo de Goiás investe R$ 4.300.996,20.

 

“Essa rodovia estava intransitável. É um trajeto de 15 quilômetros e que vamos entregar em novembro. Agora, com uma diferença: qualidade e controle tecnológico”, pontuou o governador ao explicar como funciona a fiscalização em Goiás. “Uma empresa cumpre as exigências, outra é controladora de toda a obra, e tem mais um fiscal da Goinfra. Ou seja, o que está no contrato, está sendo aplicado e cumprido”, concluiu.

 

Para o presidente da Goinfra, Pedro Sales, recomeçar essas obras é garantir uma gestão séria e competente por parte do governo. “Com essas retomadas mostramos a atenção para essa região tão importante do Estado, estamos executando novas obras e recuperando trechos que estavam em alto nível de deterioração”, ressaltou.

 

Pedro Sales disse, ainda, que a população goiana pode esperar mais benefícios para os próximos meses. “Tivemos dificuldade orçamentária, de montagem de equipe, mas conseguimos algumas obras até o momento e para o biênio final a população pode esperar o dobro ou triplo. Vamos conseguir muito mais”, reforçou.

 

 

Legenda

Fotos: Vinícius Schmidt, Hegon Corrêa e André Costa

 

O governador Ronaldo Caiado e o presidente da Goinfra, Pedro Sales, durante vistoria a obras rodoviárias nos municípios de Iporá, Fazenda Nova e Sanclerlândia: “Aos poucos vamos construir esse sentimento de que o cidadão é dono do Estado, cada um fazendo a sua parte”

 

 

Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás