Notícias Araguaia - O seu jornal!

Notícias Araguaia - O seu jornal!

segunda-feira, 16 de julho de 2018

PRODUÇÃO DE ALIMENTOS - VEREADORES E DEPUTADO ISO MOREIRA CONHECERAM CAPTAÇÃO DE ÁGUA NO RIO ARAGUAIA

Vereadores e deputado Iso Moreira visitaram irrigação na
Fazenda Santa Rita do Araguaia
Uma comissão bastante representativa composta por vereadores de Jussara e Santa Fé de Goiás, e também o deputado Iso Moreira visitaram a Fazenda Santa Rita do Araguaia para conhecer o sistema de irrigação na produção de alimentos com o uso de água do Rio Araguaia, domingo, 15/07.

O produtor de alimentos Lusenrique Quintal recepcionou os visitantes com agradecimentos pelo interesse no conhecimento acerca da produção de alimentos na propriedade. Quintal mostrou todo o projeto aos vereadores e ao deputado Isso Moreira, respondendo a questionamentos e explicando, in’loco, o funcionamento do sistema da captação de água do Rio Araguaia, do reservatório linear e da produção de alimentos.

Irrigação produz alimentos na Fazenda Santa Rita
do Araguaia em Jussara-GO.
Quintal mostrou junto ao reservatório linear como funciona o sistema, que é um dos mais modernos do Mundo. “Estamos colhendo a safra como todos podem ver, a irrigação está parada desde o dia 30 de junho quando paramos de pegar água do rio até novembro que é época de soja quando voltamos a pegar se precisar, pois as chuvas começam precipitar na região. Assim a captação começa em abril e vai até final de junho, para complementar a irrigação de parte dos pivôs, já que a maioria é irrigada com uso de água das represas”. Quintal mostrou que “isso aqui não é um canal, não desviamos o rio, é um reservatório. Se os pivôs utilizam, a águas baixam então completamos, se não baixar fica aí, não usamos nada”.

Vereadores e deputado Iso Moreira visitaram produção
de alimentos na Fazenda Santa Rita do Araguaia
A comissão foi ao local de captação de água onde o produtor de alimentos Lusenrique Quintal mostrou como funciona. “O Rio está inteirinho aí, ninguém mexeu. A água entra por gravidade nesse pequeno reservatório de onde é bombeada para o reservatório linear. Se o rio baixar a três metros não entra mais água, a captação é interrompida, só pegamos a água que entra ali dentro”, explicou.

O deputado Isso Moreira disse que ficou feliz ao conhecer a produção de alimentos na região do Vale do Araguaia: “Fiquei impressionado com o que vi aqui, a Fazenda Santa Rita do Araguaia é modelo. O Quintal é um empresário bem sucedido, um homem do bem, uma pessoa que está gerando empregos, produzindo alimentos na região, plantando feijão com irrigação bem feita. O meio ambiente está protegido, fomos até o rio, e conhecemos aqui no local como funciona. Não existe nada aqui contra o meio ambiente, as críticas são falácias das pessoas que querem enganar o povo vendendo uma imagem falsa. Estou ao lado do progresso, ao lado do Quintal, um homem que trabalha e gera emprego e renda para a região, impostos para o Estado e para o município de Jussara produzindo alimentos para alimentar um milhão de pessoas/ano,” destacou o deputado.

Vereadores e deputado Iso Moreira conheceram sistema de
captação de água do Rio Araguaia
O presidente da Câmara Wanderson Moreira destacou a importância da visitação: “Tivemos a oportunidade de conhecer aqui na Fazenda Santa Rita do Araguaia um sistema moderno de produção de alimentos, orgulho para Jussara e para todos nós. Percebemos que não há danos ao meio ambiente, o Rio Araguaia está protegido, só é utilizada parte da água que sobra de um imenso potencial existente.” O vereador disse ainda que: “Lusenrique Quintal merece o reconhecimento pelo seu trabalho visionário, avançou no tempo aqui na região do Vale do Araguaia produzindo alimentos utilizando o que há de mais moderno em irrigação no Mundo, ajudando no combate à fome, um dos maiores desafios da humanidade nos tempos atuais!”

Vereadores e deputado Iso Moreira conheceram sistema de
captação de água do Rio Araguaia
O vereador Itamar Caiado, após a vistoria a toda a estrutura de captação de água e às explicações aos questionamentos feitos pelos vereadores, concluiu: “Se o Rio Araguaia enfrenta dificuldades quanto à sua preservação ambiental, certamente que não é por culpa da captação de água que conhecemos aqui.”

O vereador Cloves do Militão questionou sobre a existência de projetos de preservação ambiental para preservação das nascentes do Rio Araguaia. Quintal mostrou que todas as represas e nascentes na sua propriedade são protegidas, receberam o plantio de 135 mil mudas de árvores nativas da região, “reflorestamos tudo”. Quintal lembrou ações da Aprova – Associação dos Produtores do Vale do Araguaia para repovoamento do rio com soltura de peixes. Mas também foi lembrado o tráfego excessivo de embarcações, principalmente em época de temporadas, como causadoras do assoreamento no Rio Araguaia. “O rio não é pra andar de barco de forma excessiva como agora, as marolas vão derrubando as barrancas jogando a areia para o seu leito tornando-o cada vez mais raso e mais largo”.

Fazenda Santa Rita do Araguaia produz alimentos para
um milhão de pessoas/ano
O vereador Ivan da Van lembrou suas atividades como caminhoneiro na região e agradeceu a Lusenrique Quintal à oferta de trabalho no transporte de produtos e insumos para grande número de caminhoneiros. “São muitas famílias de trabalhadores que vivem dos empregos ofertados direta e indiretamente graças à produção de alimentos na Fazenda Santa Rita do Araguaia.”

Participaram da visita o presidente da Câmara Wanderson Moreira, os vereadores de Jussara Itamar Caiado de Castro, Cloves do Militão, Neto do Moto Táxi, Professora Helenilza, Ivan da Van e também o vereador de Santa Fé de Goiás, Luiz Boi. Também acompanharam os vereadores: ex-secretário do meio ambiente, de agricultura e dos transportes, Itamar Caiado Filho, o Coquinha, e o ex-secretário do planejamento e transportes, jornalista Nilson Almir Pereira do Nascimento, o assessor jurídico da Câmara, Dr. Claudio Pentagone, o assessor André Luiz e o ex-vereador Marcinho do Zila.

Comissão visitou Fazenda Santa Rita do Araguaia no
Município de Jussara

Nenhum comentário:

Postar um comentário