Notícias Araguaia - O seu jornal!

Notícias Araguaia - O seu jornal!

segunda-feira, 31 de julho de 2017

FAZENDA NOVA PEDE PAZ E JUSTIÇA!

Caminhada Pela Paz em Fazenda Nova
A comunidade de Fazenda Nova mostrou preocupação com a violência na cidade realizando a “Caminhada Pela Paz” no dia 22/07, protestando e cobrando providências das autoridades.

O movimento iniciou na Praça do Setor Aeroporto de onde saiu em carreata pelas ruas da cidade até o Setor Vila Nova e encerrando no Tathersal.

Os participantes vestiram camisetas e portaram cartazes pedindo justiça especialmente para o caso do assassinato do jovem Matheus Henrriquy Martins Barbosa, 17 anos, ocorrido em 04 de julho. 

domingo, 30 de julho de 2017

FESTIVAL DE MÚSICAS "TRIBUTO A ELES" EM JUSSARA FOI SUCESSO!

A dupla Marta Nunes e Di Paulo venceu o Festival de Músicas “Tributo a Eles”, categoria Tributo, em Jussara-GO realizado de 21 a 23 de julho de 2017. Já na categoria Estudantil a grande vencedora foi Evelyn Mendonça. O festival marcou época em Jussara, pela sua organização e também pela qualidade das apresentações agradando ao gosto musical do público que compareceu.

OS VENCEDORES:

CATEGORIA TRIBUTO – 1º Marta Nunes e Di Paulo (Dois Corações e uma História), 2º Gregório Neto (Você Mudou), 3º Mary e Cristiano (Coração do Brasil), 4º Keila e Kleber (Yolanda), 5º Yago Melo (Saudade Bandida).
CATEGORIA ESTUDANTIL – 1º Evelyn Mendonça (Dia de Domingo), Mikaelly e Polliany (Medo Bobo), Sara Gabrielly (Alelúia).

A dupla Marta Nunes e Di Paulo recebera o troféu entregue
pelo prefeito Wilson Santos
O prefeito Wilson Santos e o presidente da Câmara Municipal Wanderson Moreira e os vereadores Itamar Caiado, professora Helenilza e Ivan da Van, e o Procurador do Município Dr. Paulo Antonio, participaram da entrega dos troféus e premiações. O deputado estadual Virmondes Cruvinel prestigiou o evento marcando presença e conferindo de perto a qualidade das apresentações musicais.

Atrações com artistas convidados fizeram parte da programação, como Weder Ribeiro e Maurício, Ellen Oliveira e Bruno Moreno.



Vereador Wanderson Moreira
entregou troféu a Evelyn
Mendonça


A prefeitura de Jussara foi parceira e apoiadora do Festival de Músicas “Tributo a Eles”, juntamente com a Câmara de Vereadores. O festival realizado com incentivo cultural do governo de Goiás através da SEDUCE e Lei Goyases, patrocínio de Tintas Luztol.


A premiação no valor de R$ 16 mil foi distribuída entre os vencedores. Realização de Maurício de Souza, produção de Izay Music, Júnior e Betinha.

sexta-feira, 21 de julho de 2017

COMEÇA O 1º FESTIVAL DE MÚSICAS "TRIBUTO A ELES" EM JUSSARA

Prefeito Wilson Santos conferiu instalação da estrutura de
palco, luz e som para o 1º Festival de Músicas "Tributo a Eles"
em Jussara-GO
Começa nesta sexta-feira o maior festival de todos os tempos na região oeste de Goiás, o Festival de Músicas Tributo a Eles, em Jussara nos dias 21 a 23 de julho, na Praça da Matriz, com animação da Banda Brizza e entrada franca.
Toda a estrutura de palco, som, e iluminação já está montada, grandes nomes da música passarão por aqui, um festival de altíssimo nível com artistas de vários estados e da região!

O prefeito Wilson Santos e os organizadores do festival Izay da Silva e Maurício de Souza conferiram logo pela manhã do dia 21/07 (sexta-feira), os trabalhos de montagem da estrutura de palco e som na Praça da Matriz onde será realizado o festival.

O produtor do festival Izay da Silva e o realizador Maurício de Souza, agradeceram ao prefeito Wilson Santos pelo apoio, “uma parceria importante para a realização do grande evento em Jussara.”

Na sexta-feira subirão ao palco Evylen Mendonça, Blenda Rodrigues, Julia Lyandra, Andressa Teixeira, Mikaelly e Pollyany, Sofia Cruz, Leny Amaral, Caburé Lelo,  Anna Carolina, Kelly Brasil, Lucas Moriá, Wesley e Wallace, Alexandre Valle, Evandro Jackson, Marta Nunes e Di Paulo, Elis e Lídia, Vinicius Teixeira, Daniel e Rafael, Taysa Oliveira, Aécio Martins, e Lourany Cruz.


A prefeitura de Jussara é parceira e apoiadora do Festival de Músicas “Tributo a Eles”, juntamente com a Câmara de Vereadores. O festival é realizado com incentivo cultural do governo de Goiás através da SEDUCE e Lei Goyases, patrocínio de Tintas Luztol. O festival tem a realização de Maurício de Souza, produção de Izay Music, Júnior e Betinha.

AS BARRANCAS DO RIO ARAGUAIA ESTÃO SENDO DERRUBADAS PELA FORÇA DA ÁGUA MOVIMENTADA POR EMBARCAÇÕES.

Artigo publicado pelo Jornal Diário da Manhã (DM.COM) em 19/07/2017.

"Época de temporada no Rio Araguaia é o momento oportuno para os que levantam bandeiras ambientais se manifestarem. É o que acontece todos os anos, mas nem sempre focam a causa na sua verdadeira raiz, o assoreamento do rio.

Num rápido passeio a bordo de um pequeno barco foi possível verificar o estrago que faz as ondulações da água de encontro às barrancas do Rio. Naturalmente que o percurso da água, livre no seu leito, não tem forças para degradar as margens. O que acontece é que uma embarcação ao trafegar movimenta as águas contra as margens, em sentido contrário ao estabelecido pela natureza, o assoreamento mais agressivo contra o Araguaia vem daí, mas pouco se ouve falar sobre isso.

Uma lancha pequena que seja movimenta grande volume de água contra as barrancas. Verdadeiras ondas que solapam terra retirando o solo sob as raízes das árvores e toda a vegetação. A agressão é violenta, observa-se logo após o tráfego de qualquer embarcação, mesmo as menores, a retirada de areia do barranco pelo choque das águas, areia que se avoluma no leito raso que, “entupido” impede a passagem livre da água. 

O que falamos aqui pode ser comprovado, um fenômeno que faz o Rio Araguaia mais largo e, conseqüentemente mais raso. Uma realidade que dispensa uso de maior tecnologia científica ou estudos mais aprofundados para sua comprovação, o uso do Rio para turismo e lazer desregrado, acampamentos e embarcações, provocam a sua destruição!

O que indigna na verdade é a hipocrisia daqueles que defende o rio, pseudo-ambientalistas, todos na verdade usuários e aproveitadores do manancial natural para o bel prazer, a diversão e satisfação pessoal, cegos que não vêem a destruição que provocam, mas que desviam o foco da ação predatória provocada por milhares de freqüentadores das ditas belezas naturais do ambiente que compõe a fauna e a flora aquática nas águas turvas do nosso Rio.

Qualquer um que navegue pelo rio pode observar verdadeiros paredões em vários pontos onde a ação da água movimentada fez estragos irreparáveis. “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, mais ainda quando de encontro ao solo fofo que constituí as barrancas. É só observar o número imenso de árvores tombadas, a vegetação caindo junto com o solo retirado pela força da própria água do rio, uma espécie de “suicídio forçado do rio” pela ação do homem e suas embarcações.

Essa movimentação toda na superfície não estressaria a fauna submersa? Os pescadores reclamam da pesca escassa, mas são os mesmos que consumiram os peixes e prejudicam a sua reprodução. Não adianta “Taxa Zero”, é um mero paliativo, seus autores são os maiores pescadores, o poder aquisitivo da população aumentou, e assim o fluxo de pescadores, hoje é consumido lá no rio mesmo mais peixes que antes levados para casa, mas todos sabem que os peixes continuam sendo carregados aos montes, troféus de férias bem sucedidas, conquista que afagam o ego da elite defensora do rio para uso-fruto próprio.

O rio está agonizando e vai morrer. Como tirar do seu leito os que estão lhe tirando a vida? “Ambientalistas” sequer lançam olhos para a real motivação do seu tombamento. A ação do homem, por menor que seja, degrada o meio ambiente, desde os tempos bíblicos aprendemos que é mais difícil retirar a “trave do próprio olho”. Não será fácil fazer entender que a movimentação crescente das embarcações ao longo do Araguaia atirara e, mais na atualidade atira, água com força nas barrancas, suficiente para as derrubarem, levando junto a vegetação solapada na raiz, verdadeiro crime ambiental acobertado pela hipocrisia daqueles que o utilizam para mera diversão turística.

É preciso insistir, a grande quantidade de material arenoso derrubada no rio por esta ação do homem, maior que a proporção natural, não pode ser levada pela água, vai sendo deixada ao longo dos anos pelas praias criadas, assoreando o canal principal, mudando mesmo curso em vários locais, numa luta comprovada e infinita do rio pela sua existência.

As matas ciliares não são mais atingidas, de “fora para dentro do rio”, pela ação do homem às suas margens. A legislação estabelece a sua preservação pelos proprietários rurais e isto é realidade, não se transmite escrituração de imóveis sem a sua comprovação documentada. Mas, a inexistência de legislação apropriada permite a destruição destas importantes matas ciliares, de “dentro do rio para fora”, não existe ainda sequer o reconhecimento do problema, quanto mais a sua regulamentação eficaz em Lei: É preciso coibir a movimentação de embarcações que estão destruindo o Rio Araguaia! É bom que os ambientalistas de plantão, ou autoridades competentes, foquem com critério nesta raia da questão, busquem estudos e percebam que possa ser este o maior problema enfrentado pelo nosso gigante moribundo, o Rio Araguaia".


NILSON ALMIR PEREIRA DO NASCIMENTO é jornalista (MTE-GO 3176).

terça-feira, 11 de julho de 2017

VEJA OS CONCORRENTES DO FESTIVAL DE MÚSICAS "TRIBUTO A ELES" EM JUSSARA

Festival de Músicas de Jussara - 2017
A Comissão Organizadora do Festival de Músicas “Tributo a Eles” divulgou a lista dos concorrentes inscritos selecionados para as apresentações nos dias 21 (sexta-feira), e 22 (sábado). A grande final será no dia 23 de julho (domingo). Será distribuída a premiação de R$ 16 mil entre os vencedores.

Informações e regulamento estão à disposição dos interessados no site izaymusic ou pelo fone (62) 9 8441-9750.O festival tem a realização de Maurício de Souza, produção de Izay Music, Júnior e Betinha.

Grandes artistas se inscreveram para o festival comprovando a credibilidade da sua organização. Os festivais voltaram na região com toda força, a exemplo dos festivais realizados este ano em Itapirapuã, Matrinchã e Aragarças, todos com excelentes concorrentes, interpretações de altíssimo nível.

Atrações com artistas convidados fazem parte da programação, como Weder Ribeiro e Maurício, Ellen Oliveira e Bruno Moreno.

A prefeitura de Jussara é parceira e apoiadora do Festival de Músicas “Tributo a Eles”, juntamente com a Câmara de Vereadores. O festival é realizado com incentivo cultural do governo de Goiás através da SEDUCE e Lei Goyases, patrocínio de Tintas Luztol.

SEXTA-FEIRA – 21/07

Evylen Mendonça  - Dia de Domingo – Itapirapuã - GO
Blenda Rodrigues - Que Sorte a Nossa - Santa Fé de Goiás - GO
Julia Lyandra - De Quem é a Culpa - Jussara-GO
Andressa Teixeira -  Radinho do Seu Zé - Jussara-GO
Mikaelly e Pollyany  - Medo Bobo - Inhumas-GO
Sofia Cruz - Se Eu Não te amasse Tanto Assim - Itapirapuã-GO
Leny Amaral – Como Nossos Pais - Goiânia –GO
Caburé Lelo -  Vestido Vermelho - Jussara-GO
Anna Carolina - Axé a Capella - Inhumas –GO
Kelly Brasil - Porto Solidão-  Itapirapuã-GO
Lucas Moriá - Agenda Rabiscada - Britânia-GO
Wesley e Wallace - Talismã - Goiânia-GO
Alexandre Valle -  Você Mudou - Goiânia-GO
Evandro Jackson - Doeu - Jussara - GO
Marta Nunes e Di Paulo - Dois Corações e uma História - Teresópolis de Goiás –GO
 Elis e Lídia - Vontade Dividida - Jussara-GO
Vinicius Teixeira - Negro Drama - Jussara-GO
Daniel e Rafael - Rédeas do Possante - Goiânia-GO
Taysa Oliveira -  Sobre   Ele -  Jussara-GO
Aécio Martins – Quando Jesus Estendeu sua Mão - Novo Brasil-GO
Lourany Cruz - Eu Sou - Cidade de Goiás - GO

SÁBADO – 22/07

Sara Gabriele - Alelúia – Jussara - GO
Melissa Batista - Atos 2 – Jussara - GO
Andressa Leal - Canção do Céu – Jussara - GO
Beatriz Anunciação - Santo Espírito – Jussara - GO
Harielly Silva - Eu Era - Jussara – GO
Ana Laura - Alelúia - Jussara – GO
Gilberto e Diego - Sonhei com Você - Araguaiana - MT
Gustavo e Rafaell - Frente a Frente - Santa Helena de Goiás - GO
Neliton Figueiredo - Capim Guiné - Goiânia – GO
Arthur Noronha - Comitiva Esperança -  Itapirapuã - GO
Cleuman Tavares - Você Sabe – Itaberaí - GO
Ronny e Castelo - Volta Pra Mim - Goiânia GO
 Thays lemes - Caso Indefinido – Itaberaí - GO
Keila e kleber – Yolanda - Goiânia-GO
Nubia silva - Sangrando - Nova Veneza - GO
 Gregório Netto - Você Mudou – Goiânia - GO
Odílio Almeida - Filho Adotivo – Inhumas - GO
Di Casttro - De Buenas - Aparecida de Goiânia - GO
Jabson batista - Eu te Devoro – Goiânia - GO
Yago Melo - Saudade Bandida - Brasília – DF
Regiane Gregório - Canarinho Dobrador - Indiara - GO
Andersoul  Johnny  - B Good-  Brasília – DF
Mary e Cristiano - Coração do Brasil - Planalto – PR
Creuza Costa - Porto Solidão – Jussara - GO
Alan kliver - Maus Bocados – Itapirapuã - GO
Nilton Ramalho - Mistérios da meia noite – Matrinchã - Go
Fernando e Franco - Fogão de Lenha - Porto Ferreira - SP
Andrey satto - Always on my Mind – Goiânia - Go
Odilio torres - Que País e Esse - Goiânia-GO
Saulo viola e Gabriel - Pagode em Brasília – Cocalinho - MT
Grasielly Ferreira  - Via Dolorosa - São Miguel do Araguaia - GO

Darwinson - Corsário - Goiânia-GO

segunda-feira, 10 de julho de 2017

PRESERVE O RIO ARAGUAIA - NÃO JOGUE LIXO NAS PRAIAS

Preserve o Rio Araguaia - Não jogue
lixo nas praias
A Faculdade de Jussara - FAJ, juntamente com parceiros como Prefeitura de Jussara, Secretaria do Meio Ambiente Desporto e Lazer (SEMAD), Posto Brasília 2/BR Mania, Sicara, realiza novamente o Projeto Preservação do Rio Araguaia com a distribuição de sacolinhas/lixo car nas praias e locais onde há maior fluxo de turistas no período da temporada.

Esse é um trabalho que a faculdade vem fazendo há vários anos, especificamente direcionado às praias do Rio Araguaia em Aruanã, inclusive com apoio dos acadêmicos do Curso de Direito onde.

Além da distribuição das sacolinhas é feito campanha educativa com faixas incentivando a limpeza do Rio, todo o lixo produzido deve ser recolhido e levado de volta pelo turista.