Notícias Araguaia - O seu jornal!

Notícias Araguaia - O seu jornal!

terça-feira, 27 de junho de 2017

PILOTOS DA AERONAVE COM 634 KG DE COCAÍNA FORAM PRESOS EM ITAPIRAPUÃ

Apoena Índio do Brasil e Fabiano Júnior da Silva presos pela PF 
por serem piloto e copiloto de avião com 600 kg 
de cocaína (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
O piloto da aeronave que foi interceptada com 634 kg de cocaína em Goiás, no domingo, 25/06, Apoena Índio do Brasil, e o co-piloto Fabiano Júnior da Silva foram presos em um hotel na cidade de Itapirapuã.

De acordo com informações, os dois traficantes chegaram à Estação Rodoviária da Cidade por volta das 15:00 horas e, utilizando serviço de táxi, se dirigiram e hospedaram no Hotel Nossa Senhora Aparecida que fica na região central de Itapirapuã.

Moradores da cidade informaram a presença dos dois estranhos no hotel. A compra de um chip de celular ainda na rodoviária também chamou a atenção, inclusive pelo volume de cédulas de dinheiro mostrado no pagamento.

Policiais à paisana solicitaram permissão à proprietária do hotel para as buscas quando encontraram os dois foragidos e efetuaram a prisão no início da noite da segunda-feira, 26/06. Informações não oficiais dão conta de que os mesmos aguardavam serem resgatados por comparsas na madrugada do dia seguinte.

Pouso forçado do avião no município de Itapirapuã, na região
do Chupe, logos após a divisa com o município de Jussara.
AVIÃO DECOLOU DA BOLÍVIA

Com a prisão dos pilotos, novas informações vieram a público esclarecendo que o plano de vôo apresentado à FAB seria falso, eles não decolaram da fazenda Itamarati Norte, no Mato Grosso arrendada para a empresa Amaggi, da família do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, mas sim, conforme disseram à PF saíram da Bolívia com destino a Jussara, no noroeste goiano, sem passar pela propriedade no MT. No entanto, "a confirmação do local exato da decolagem fará parte da investigação conduzida pela autoridade policial".


A aeronave foi interceptada no domingo (25), fez pouso forçado na região do Chupé, zona rural de Itapirauã, próximo à divisa com o município de Jussara, que fica a cerca de 225 km de Goiânia, no noroeste do estado. Os ocupantes fugiram do local, mas a droga foi apreendida pela Polícia Militar e levada para a sede da PF em Goiânia.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR - 5° COMANDO REGIONAL - BARRA DO GARÇAS publicou nota:

“Sobre a ocorrência no último domingo (25/06) onde foi apreendido cerca de meia tonelada de cocaína na cidade de Jussara-GO, após interceptação da FAB que acompanhou a aeronave até o pouso forçado.

A Polícia Militar do 5º Comando Regional em Barra do Garças, através do Oficial de Dia, Força Tática e serviço de Inteligência, juntamente com a PRF e PF de Barra do Garças, estiveram acompanhando toda a ocorrência onde foram os responsáveis para repassar a localização exata da referida aeronave após o pouso forçado, permitindo assim que o Grupo Aéreo (GRAER) do Estado de Goiás se aproximasse do local.

Apesar de não ter sido noticiado, a PMMT trabalha de forma integrada as demais forças de segurança pública sempre com intuito de somar forças contra criminalidade e defender a sociedade”.



domingo, 25 de junho de 2017

GRAER APREENDE 500 KG DE COCAÍNA EM AVIÃO, EM JUSSARA

Uma ação conjunta entre a Polícia Federal e a Força Aérea Brasileira (FAB) fez com que militares do Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer), da Polícia Militar localizassem, no início da tarde deste domingo (25), em Goiás, um avião carregado com cocaína. A aeronave, fez um pouso de emergência em uma fazenda em Jussara, ocasião em que os policiais encontraram dentro dela 500 quilos da droga.

De acordo com o centro de comunicação social da Aeronáutica, o bimotor decolou de uma fazenda na cidade de Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso, com destino a Santo Antônio Leverger, no mesmo estado.

Um avião da FAB começou a fazer o acompanhamento da aeronave e ordenou que o bimotor mudasse a rota e pousasse no aeródromo de Aragarças, em Goiás.

Segundo o comunicado, inicialmente o piloto do bimotor obedeceu às ordens, mas, ao invés de pousar, desviou o curso. Com isso, o avião da FAB “executou um tiro de aviso” para fazer a aeronave a cumprir as ordens. O órgão esclareceu ainda que o disparo não atingiu nenhuma parte do bimotor.

A aeronave, então, pousou na zona rural de Jussara. Na aterrissagem, o avião ficou danificado e parte da calda quebrou. Os ocupantes fugiram do local. Um helicóptero do Grupo de Radio patrulhamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar foi acionado e faz buscas no local para tentar localizar o piloto e tripulantes da aeronave interceptada.

A droga foi apreendida pela PM e será levada para a Polícia Federal, em Goiânia.

Fonte: Mais Goiás e G1.

VEREADOR DE ISRAELÂNDIA MORRE VÍTIMA DE ATROPELAMENTO

Por volta de 23:30 horas de ontem, sábado, 24, o vereador por Israelândia, Divino Pereira Campos, o Divininho (PDT), que estava indo a pé para Trindade, foi atropelado e morreu na hora.

 Era na altura da Fazenda Cumbuca, há seis quilômetros de Israelândia, quando ia um grupo de 15 israelandenses a pé, como forma de devoção ao Divino Pai Eterno. Caminhavam nas margens da via de contramão, como é a recomendação da PM, mas um veículo que também ia rumo a Trindade, de forma estranha deixou a sua pista regular e fez o atropelamento que foi fatal para Divininho. Outras três pessoas ficaram feridas: uma no pé, uma nas costas e outra com escoriações. O autor do atropelamento não parou e ninguém tem a menor ideia de quem seja.

Era o primeiro dia de caminhada do grupo e que ficou abatido com a morte do colega, com a volta de todos para suas casas. Divininho será velado em Israelândia, na Câmara Municipal, onde era vereador pelo segundo mandato. Não está definida a hora do sepultamento.


Divininho deixa a esposa Sandra e duas filhas: Amanda e Lana. Tinha 47 anos. Além de vereador, era motorista. Como vereador atuou muito na área de saúde encaminhando pessoas para atendimento em Goiânia.

PREFEITA DE ITAPIRAPUÃ E PRESIDENTE DA APROVA-AS LEVAM HOMENAGEM AO SENADOR WILDER MORAIS

Prefeita Zélia, Senador Wilder Morais, e presidente da
APROVA-AS Celso Lopes
O presidente da Associação dos Produtores do Vale do Araguaia –Agricultura Sustentável (APROVA-AS), Celso Lopes,  juntamente com a prefeita de Itapirapuã, Zélia Camelo de Oliveira levaram os cumprimentos ao senador Wilder Morais no evento realizado para a comemoração do seu aniversário no domingo, 25/06.

Foi entregue ao senador a placa de prata em agradecimento pelo apoio à APROVA-AS, o que permitiu o plantio da safra de feijão na região do Vale do Araguaia. 

O senador Wilder Morais entregou um exemplar do livro "Lições de um Vencedor" à prefeita Zélia e ao presidente Celso Lopes.


Senador Wilder Morais e presidente da
APROVA-AS Celso Lopes
A homenagem foi feita em Britânia em 02/06, no evento de culminância do Concurso Escolar de produção de textos e vídeos com o tema: “A importância da Agricultura na Vida do Ser Humano - Sem Alimentos a Vida não é Possível”. Na ocasião o senador não pôde comparecer escalando a prefeita Zélia que o representou.

O presidente da APROVA-AS, Celso Lopes levou ao senador Wilder Morais uma amostra do feijão colhido na safra plantada, demonstrando a qualidade do produto. “O feijão do Vale do Araguaia tem a melhor qualidade do País, o que orgulha a região oeste de Goiás, com geração de emprego, renda e desenvolvimento.”

VALE DO ARAGUAIA PODE ELEGER DEPUTADO COMO O INIMIGO Nº 1 DO DESENVOLVIMENTO NA REGIÃO

Usar a água do Rio Araguaia nos limites permitidos não degrada o meio ambiente. Região tem potencial para produzir alimentos para todo o País! 

A região do Vale do Araguaia, no oeste goiano, vem experimentando franco desenvolvimento, notadamente com o crescimento da atividade agrícola na produção de grãos com lavouras irrigadas através de pivôs centrais.

Empregos são gerados em larga escala, a economia movimentada, desde o comércio de peças, mecânica, transportes, combustíveis, insumos e fertilizantes, enfim todos os setores de negócios, inclusive o de mão-de-obra especializada.

A arrecadação de impostos fomenta a economia nos municípios. O PIB na região praticamente dobrou entre 2010 a 2017.

TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

Os produtores de alimentos desenvolvem alta tecnologia de irrigação com aproveitamento de águas dos mananciais, a região é rica em recursos hídricos. Os irrigantes utilizam água da Bacia do Araguaia para complementar a irrigação, em período de quatro meses no ano. Recursos tecnológicos permitem prever o momento exato da necessidade de lâmina d’água, só é usado o suficiente para garantir a produtividade impressionante de 1.773 quilos por hectare, enquanto no restante do País a média é de 1.076 por hectare.

Ação sensacionalista criminaliza produtores
de alimentos no Vale do Araguaia
“PALANQUEIRO”

Com a chegada da temporada no Araguaia e a proximidade do ano eleitoral é comum o oportunismo de políticos “palanqueiros” em busca de bandeiras, se travestem de pseudo-ambientalistas e buscando a vitrine nas mídias sociais, partem para a ação cega na dita defesa do Rio e seus afluentes. Um filme já visto no passado ao longo da história, porém na maioria um fiasco, fracasso vexatório nas urnas. Oportunismos nem sempre rende votos. Temos de defender o Rio Araguaia e a produção de alimentos, esse é o "X" da inteligência.

REGISTRADO B. O. CONTRA O DEPUTADO POR INVASÃO DE PROPRIEDADE PARTICULAR

Parece estarmos vendo mais um caso desses, lamentavelmente por parte de um jovem deputado que não se municiou devidamente das devidas informações acerca da raia que entrou, e depois, de entrar pela porta da frente. Vídeos foram postados nas mídias sociais, sem conteúdo ou embasamento técnico algum. Nenhuma propriedade ou projeto de irrigação foram visitados para informações detalhadas sobre o funcionamento, a entrada foi sorrateira pelas portas dos fundos, sem autorização. O caso foi parar na polícia, o proprietário de imóvel, adentrado pelo deputado sem autorização, pediu abertura de inquérito policial em Jussara.

No primeiro vídeo espalhou o terror, julgou, criminalizou e condenou produtores de alimentos que alavancam o desenvolvimento no oeste de Goiás. No segundo, já meio desconfiado da gafe cometida, vira a mira em outra direção, joga descrédito às instituições do Governo de Goiás (SECIMA) e do governo Federal (ANA – Agência Nacional das Águas) responsáveis por licenças ambientais e outorgas para o uso das águas.

A ação do deputado está provocando um descontentamento geral no meio rural e no meio urbano no Vale do Araguaia, confronta com os dez prefeitos de cidades da região que assinaram o manifesto em apoio aos produtores, caminha na contra mão a colegas deputados, senador, vice-governador e mesmo ao governador, todos apoiadores do consenso na produção de alimentos e preservação ambiental sustentável. Não dialogou com o lado oposto da questão como todo bom parlamentar deveria fazer.

Produção de alimentos fez PIB de Jussara crescer
 mais de 100% após 2010
INDIGNAÇÃO NAS CIDADES DA REGIÃO

Vários vereadores e lideranças das cidades que dependem da produção de alimentos, como Santa Fé de Goiás, Jussara, Montes Claros de Goiás, Britânia e outras estão irritados com a postura do deputado, começam pipocar pronunciamentos nas Câmaras e nas mídias contra a sua ação. As cidades estão elegendo o deputado, mas como o inimigo número 1 da região do Vale do Araguaia.

CRIMINALIZAÇÃO DOS PRODUTORES DE ALIMENTOS

O equívoco que se observa na ação do deputado prende-se ao fato de que no desejo do aparecimento nas mídias, acabou “pré-julgando” e criminalizando os produtores de alimentos, geradores de empregos, e desenvolvimento na região.

A região sabe quem trabalha e movimenta a economia nas cidades, e também conhece o Rio Araguaia e as lavouras irrigadas. Uma parcela expressiva da população no oeste goiano depende da produção de alimentos para sobreviver, e todos dependemos dos alimentos.

Os produtores de alimentos são os maiores interessados na preservação ambiental do Rio Araguaia, existe uma legislação que é cumprida. A água é reconhecidamente essencial para a sobrevivência de todos os seres, como os demais elementos, incluindo os alimentos. A harmonia entre a preservação ambiental e a produção de alimentos, o grande desafio das autoridades e da humanidade, não de agora, mas ao longo da existência, teria sido a grande tacada proposta, e que enalteceria o mandato do nobre deputado.

Os estudos de impactos ambientais, e ações ambientais, como reflorestamentos de matas ciliares de represas e projetos ecologicamente corretos, licenças e outorgas, documentos oficiais, interesse social, não foram reconhecidos ou respeitados pelo deputado. Na sua visão umbilical, tudo e todos estão errados, só a sua vontade alucinada de “salvar” o Araguaia seria acertada.

Rio Araguaia tem potencial para irrigação sustentável
de produção de alimentos para o Brasil
INFORMAÇÕES DE ÓRGÃOS, ESTADUAL E FEDERAL, CONTESTAM AÇÃO DE OPORTUNISTAS

Segundo dados oficiais, a ANA – Agência Nacional das Águas, tem outorgados ao todo 3,7 m3/s para captação de água no Rio Araguaia até Aruanã. Medições mostram que a vazão atual do Rio em Aruanã está em 463,81 m3/s. O pior ano já registrado foi agosto de 1.971 com 197 m3/s, ou seja, as outorgas atuais representam apenas 1,8% da menor vazão medida ao longo da história.

AGRONEGÓCIO AJUDA NA RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA

A recuperação econômica do Brasil registrada no primeiro trimestre de 2017 com alta de 1% segundo o principal indicativo, o PIB (Produto Interno Bruto) só foi possível por conta dos avanços na atuação do agronegócio, que registrou um crescimento de 13,4% no PIB.

A excelente safra de grãos foi responsável pela recuperação econômica do País, já que a safra superou expectativas devendo alcançar 227,93 milhões de toneladas, superando em 22,1% a safra de 2015/2016.

GOIÁS É O QUARTO ESTADO QUE MAIS PRODUZ GRÃOS

Goiás é o quarto estado brasileiro que mais produz grãos, são 22 milhões de toneladas, ficando atrás somente de Mato Grosso com 58 milhões de toneladas, Paraná com 41,5 milhões e Rio Grande do Sul com 35,3 milhões. Dados da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) mostram que os quatro estados produzem 67% de toda a safra nacional.

Um produto de alto consumo nacional, o feijão avançou com sofisticação na sua produção com a terceira safra totalmente irrigada por meio de pivô central passando de 450 quilos produzidos por hectare na década de 80 para 1.076 quilos por hectare em média no País, mas alcançando 1.773 quilos por hectare no Centro Oeste.

De acordo com levantamento, Goiás (2.872) é o segundo Estado com maior número de pivôs em funcionamento, Minas Gerais (5.573), ocupa a primeira colocação, Bahia (2.792) a terceira, e São Paulo (2.528) a quarta colocação. Os quatro Estados ocupam quase 80% da área irrigada no País.

E. C. MBS BUSCOU TALENTOS EM JUSSARA

A Associação Tupy de Esportes e o Esporte Clube MBS fizeram testes para jovens nascidos em 1999 a 2007 para seleção de potenciais atletas que ingressarão na escolinha do clube. A seletiva foi aberta a toda a região do Vale do Araguaia.

Os testes foram comandados pelo treinador Marquinhos Borges, conhecido no meio por revelar atletas que se destacaram em grandes clubes nacionais. O presidente do E. C. MBS Bruno Magu, os treinadores João Marcos (MBS), Baiano (Tupy) acompanharam os trabalhos realizados no Estádio Geraldão em Jussara.

De acordo com o presidente do E. C. MBS, os selecionados aguardarão contato que será feito para a apresentação ao clube, o que deverá ocorrer após o período das férias escolares. 

Será feita ainda uma avaliação definitiva no clube com atividades esportivas em grupo quando será confirmada a participação dos jovens nas equipes que disputarão o campeonato goiano em 2018 na respectiva faixa etária.


Foram selecionados na “peneira”: Márcio Augusto (2001) de Matrinchã, Neylon Gonçalves (2001) de Jussara, Jorge Avelino (2002) de Jussara, Wenderson Alves (2000) de Matrinchã, Douglas Ivan (2001) e Eduardo Teixeira (2000), ambos de Montes Claros de Goiás.

sábado, 17 de junho de 2017

INTÉRPRETE DE JUSSARA VENCEU FESTIVAL DE MÚSICAS EM ITAPURANGA

Weder Ribeiro (da dupla Weder Ribeiro e Maurício) venceu
Festival de Músicas em Itapuranga
O intérprete Weder Ribeiro venceu a terceira edição do Festival de Música na Feira da Lua, em final realizada nesta sexta-feira, 16 de junho. Weder Ribeiro, que é de Jussara, cantou "Dia de Formatura", composição de Moacyr Franco, na versão de Ricky Vallen, e levou o prêmio de R$ 8 mil.

A itapuranguense Milena Arataque ficou em 2° lugar com a música "Back to Black", de Amy Winehouse, e faturou R$ 3 mil. Grasielly Silva, de São Miguel do Araguaia, ficou em 3° lugar com a música "Jerusalém", de Rosy Nascimento, e levou R$ 2 mil.

De Teresópolis de Goiás, Marta Nunes foi a única intérprete da final que cantou com playback. Ela ficou com o 4° lugar, levando R$ 1 mil, interpretando "The Show Must Go On", de Celine Dion.

Única dupla entre os 5 premiados do 3° FestLua, Renan Barreto, de Goiânia, que formou a dupla Fernando e Renan com o irmão, faturou o 5° lugar cantando "Dê amor pra quem te ama", de Milionário e José Rico, e levou R$ 1 mil.

A organização do FestLua também entregou placas a todos os 12 finalistas e ao júri, responsável pela avaliação das apresentações nas 7 noites do Festival.

Os premiados no 3º FestLua de Itapuranga-GO
A dançaria Divina foi presenteada com um troféu é uma cesta. A presidente da Associação Gastronômica e Artística de Itapuranga (AGAI), Maria Aparecida da Silva, fez a entrega.

A AGAI abriu espaço para várias apresentações culturais, como o Ministério de Dança Haja Luz, os cantores Yago Melo, Allan Dias e Arquileu Daniel.

Representantes da GR Assessoria, que desenvolveu o projeto que viabilizou os recursos do 3° FestLua, Junio César Gontijo (Lobozinho) e Márcia Rabelo, o diretor educacional do pólo Itapuranga da Universidade Estadual de Goiás, professor doutor Valtuir Moreira da Silva, o assessor da Prefeitura de Itapuranga, Murilo Coelho, representando a Secretária de Cultura e Turismo, Diva Dias Camargo, o advogado parceiro do FestLua, doutor Tomaz de Souza Dias Campos e a presidente da AGAI, Maria Aparecida da Silva, fizeram a entrega da premiação aos campeões do Festival.

O FESTIVAL

Cento e oitenta intérpretes, de 28 municípios goianos, se inscreveram no FestLua. A Curadoria selecionou, através dos áudios e vídeos enviados pelos candidatos, os 60 melhores para disputarem o Festival. Representando 22 cidades, os intérpretes, divididos em 4 grupos de 15, disputaram durante 4 sextas-feiras​ as 24 vagas para as duas semifinais. Já nas semifinais, conhecemos os 12 finalistas que se apresentaram nesta sexta, 16.

PATROCÍNIO

Pela segunda edição consecutiva, o FestLua foi um dos projetos selecionados para receber o patrocínio do Fundo de Arte e Cultura, vinculado à Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte e do Governo de Goiás.

Fonte: Página da Feira da Lua no Facebook

quinta-feira, 15 de junho de 2017

TOM CARVALHO CAPOTOU CAMINHONETE EM SANTA FÉ DE GOIÁS


Tom Carvalho capotou camionete em Santa Fé de Goiás
Um acidente com capotamento de uma caminhonete no município de Santa Fé de Goiás provocou um pequeno susto no humorista Tom Carvalho, da dupla Nilton Pinto e Tom Carvalho, na quinta-feira, 15/06.
O acidente ocorreu em estrada vicinal, sem pavimentação asfáltica, já que dá acesso a propriedades rurais no Município.

Tom carvalho, que é proprietário rural na região, viajava sozinho perdendo o controle do veículo que acabou capotando. Socorrido por condutores de veículos que passavam no momento do acidente, foi levado ao Hospital Municipal de Santa Fé de Goiás. Segundo informações preliminares, o humorista não sofreu ferimentos visíveis, encontra-se em estado clínico estável e sob observação.

Tom Carvalho está bem como mostra foto feita no hospital onde 
foi atendido em Santa Fé de Goiás
Nilton Pinto e Tom Carvalho são humoristas conhecidos do público brasileiro

domingo, 11 de junho de 2017

41º ENCONTRO DE TITAN VAI MOVIMENTAR JUSSARA EM 13 DE AGOSTO

41º Encontro de Titan em Jussara no dia 13 de agosto
Jussara vai sediar o 41º Encontro de Titan no dia 13 de agosto quando a cidade deverá ser invadida por centenas de motos, vindas de várias cidades de Goiás, no evento de exposição, competições de manobras e apresentação de arrancadas, tudo ao ronco de motores e muita diversão, com animação do DJ Paulo Mendes.

A estrutura para o evento será montada no Parque de Exposição, com tendas, praça de alimentação e espaço para as apresentações. A organização é de Orlando Pereira Fernandes, com parceria da Equipe Líder Motos de Jussara, e apoio da Prefeitura de Jussara.

Os vereadores neto do Moto Táxi e Có do Militão acompanharam diretores da Equipe Líder Motos de Jussara no reconhecimento do espaço no Parque de Exposição onde será realizado o evento.

41º Encontro de Titan em Jussara no dia 13 de agosto
Wanderson Oliveira, um dos diretores da Equipe Líder Motos agradeceu ao apoio do prefeito Wilson Santos, vice-prefeito Jean Carlos, e dos vereadores Neto do Moto Táxi e Có do Militão pelo apoio na realização da edição do evento em Jussara.

A equipe Líder Motos de Jussara foi premiada na última edição do encontro realizada em Itapuranga, cujo troféu será entregue na edição do evento em Inhumas no dia 18 de junho.


Além de Inhumas (18/06), o encontro será realizado ainda em Uruana (16/07), e só então em Jussara (13/08). Neto do Moto Táxi destaca que “o evento vai movimentar a cidade, um momento bom para o comércio, e para os amantes do motociclismo, oportunidade para conhecer e participar do encontro de titanzeiros.

sexta-feira, 9 de junho de 2017

AGROPECUÁRIA GRANDE LAGO ASSUMIU AC PROTEÍNA EM JUSSARA

A Agropecuária Grande Lago,  grupo de propriedade da Plena Alimentos, assumiu a operação completa de confinamento e recria de gado do Grupo empresarial AC Proteína desde 07/06/2017 com alteração no nome da Fazenda Talismã localizada no município de Jussara que passa a se chamar Fazenda Grande Lago.

De acordo com nota ao mercado, “A Fazenda Grande lago presa pelos mesmos valores de sua matriz, Honestidade, transparência, rigoroso controle de qualidade e forte consciência ambiental acrescentado de pleno foco em performance dos animais em regime de confinamento e a pasto”.

A Fazenda Grande Lago informa que continuará atuando com prestação de serviços em modelos de boitel e parceria de imediato em prol da pecuária e dos melhores ganhos para o setor.

Seus representantes em cada setor estão disponíveis para realização de negócios:
Compra de Gado: Tanner Resende (062) 99902-0672
Boitel : José Feliciano ( 062) 98143-1300
Compra de Boi Gordo:  Wesley Lopes (062) 99982-7174 .
Gerente da Fazenda: Messias Junior (062) 99961-2903
Diretoria da Fazenda Grande Lago: Paulo Emílio  (038) 99163-2220

sábado, 3 de junho de 2017

APROVA-AS ENTREGOU PREMIAÇÕES AOS VENCEDORES DO CONCURSO ESCOLAR

O presidente da FAEG José Mário Schreiner na entrega das
premiações em Britânia
A cidade de Britânia foi movimentada na sexta-feira, 02/06, com a presença de visitantes e autoridades na Premiação do Concurso Escolar de produção de textos e vídeos com o tema: “A importância da Agricultura na Vida do Ser Humano - Sem Alimentos a Vida não é Possível”. O concurso promovido pela APROVA – AS (Associação dos Produtores de Alimentos do Vale do Araguaia – Agricultura Sustentável) teve mais de 5.000 alunos participantes, aproximadamente 500 educadores, além das comunidades na região do Vale do Araguaia nos municípios de Aragarças, Montes Claros de Goiás, Jussara, Novo Brasil, Itapirapuã, Matrinchã, Santa Fé de Goiás, Britânia, Aruanã e Araguapaz.

Na Programação do evento, a palestra com José Roberto Meneses que falou sobre a Potencialidade da Região para a Agricultura Irrigada.

Vice-governador José Elito e prefeito de Britânia Marconi
Pimenta na soltura de peixes do Programa Araguaia Vivo
ARAGUAIA VIVO

O vice-governado José Eliton e o presidente da FAEG José Mário Schreiner acompanharam a inauguração do módulo 1 do Programa  Araguaia Vivo que tem como objetivo o repovoamento de peixes na Bacia do Rio Araguaia. Neste primeiro módulo foram soltos 5 mil peixes do total de 1 milhão previstos.

Na abertura da cerimônia de premiação, o vice-governador José Eliton destacou que “a produção de alimentos e a preservação ambiental deve ser debatidas com responsabilidade social”. O senador Wilder Morais foi representado pela prefeita de Itapirapuã Zélia Camelo de Oliveira.

Presidente da APROVA-AS Celso Lopes, prefeito de Britânia
Marconi Pimenta, presidente da APROVA Marcelo Marcondes
entregaram homenagem ao vice-governador José Eliton
HOMENAGENS

O deputado Virmondes Cruvinel entregou homenagem aprovada na Assembléia Legislativa ao presidente da APROVA Marcelo Marcondes pelo incentivo à agricultura sustentável e à educação com a realização do concurso e a parceria com os Municípios.

O presidente da APROVA-AS entregou placa de prata com agradecimentos ao vice-governador José Eliton, ao senador Wilder Morais, e ao presidente da FAEG José Mário Schreiner, pelo apoio ao plantio da safra de feijão.

O presidente da FAEG José Mário Schreiner combateu a ação de políticos oportunistas e ONGs que desconhecem a realidade da produção de alimentos na região, mas que buscam holofotes na imprensa ou mídias sociais de forma equivocada atrapalhando os que produzem alimentos.

Presidente da APROVA-AS  Celso Lopes fez relato
das atividades da instituição
“O LEVANTE DOS PREFEITOS”

O presidente da APROVA-AS Celso Lopes fez relato das atividades, lembrando as ações das fiscalizações intensificadas pela DEMA e o “acirramento dos ânimos de ONGs gerando vídeos e postagens nas redes sociais com informações parciais e tendenciosas, mesmo assim com apoio da autoridade ambiental”. Celso lembrou os embargos às propriedades irrigadas na tentativa de criminalizar por problemas mais documentais que ambientais. Celso destacou o que chamou de “O levante dos prefeitos”, a assinatura de 10 prefeitos da região em apoio aos irrigantes, “um dos momentos mais gratificantes”. De acordo com o presidente da APROVA-AS, as ações culminaram na histórica reunião no gabinete do governador de Goiás, que prontamente atendeu aos Irrigantes do Vale do Araguaia viabilizando o plantio da safra de feijão.

Deputado Virmondes Cruvinel entregou homenagem da
Assembléia Legislativa à APROVA
Celso Lopes destacou ainda a realização de palestras de conscientização em todo o Vale do Araguaia sobre o uso da água na produção de alimentos, de forma sustentável com preservação ambiental. Celso disse ainda que o concurso, iniciado em 05 de abril premiava agora com meritocracia os melhores trabalhos apresentados, fechando um ciclo de luta em busca da garantia da produção de alimentos no Vale do Araguaia. Foram feitos agradecimentos a todos os parceiros: Governador Marconi Perillo, vice-governador José Eliton, senador Wilder Morais, deputados Virmondes Cruvinel, Marquinhos Palmerston, Jean, presidente da FAEG José Mário Schreiner, prefeitos, vereadores, e produtores de alimentos.

A CERIMÔNIA

A cerimônia de entrega da premiação seguiu após os pronunciamentos das autoridades com a entrega dos prêmios em dinheiro e medalhas aos vencedores nas diversas categorias num momento festivo de alegria, emoção, tudo registrado em fotografias e vídeos por amigos e familiares.




Vice-governador José Eliton

Prefeita de Itapirapuã Zélia Camelo de Oliveira representou
Wilder Morais em homenagem da APROVA ao senador
Presidente da APROVA-AS  entregou homenagem ao presidente
da FAEG José Mário Schreiner

MPF PEDE PRISÃO DO EX-PRESIDENTE LULA E PAGAMENTO DE R$ 87 MILHÕES EM MULTAS NO CASO DO TRIPLEX

O Ministério Público Federal (MPF) pediu ao juiz Sérgio Moro, nesta sexta-feira (3), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros seis réus sejam condenados pelos crimes de corrupção passiva, ativa e lavagem de dinheiro e que cumpram as respectivas penas em regime fechado.

O pedido consta nas alegações finais do processo que apura um suposto pagamento de propina por parte da OAS, por meio da entrega de um apartamento triplex no Guarujá, litoral paulista.

O MPF diz que o apartamento seria entregue a Lula, como contrapartida por contratos que a OAS fechou com a Petrobras, nos anos em que o político foi presidente da República. Também faz parte da denúncia o pagamento que a OAS fez à transportadora Granero, para que a empresa fizesse a guarda de parte do acervo que o ex-presidente recebeu ao deixar o cargo.

“Quem oculta ser proprietário de um bem proveniente de crime, pratica lavagem de dinheiro. Como provado no presente caso, sendo o triplex no Guarujá destinado ao réu LULA pela OAS a partir dos crimes de corrupção contra a Administração Pública Federal, sobretudo contra a Petrobras, esconder que o réu LULA é o proprietário do imóvel configura o crime. Dizer que “não há escritura assinada” pelo réu LULA é confirmar que ele praticou o crime de lavagem de dinheiro", diz um trecho do documento.

Entre os réus, também estão o ex-presidente da OAS, José Aldemário Pinheiro Filho, conhecido como Léo Pinheiro, e outros executivos da construtora, que foram acusados de lavagem de dinheiro e corrupção ativa. A ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva também era ré, mas teve nome excluído da ação penal após a morte dela, em fevereiro deste ano.

Embora tenha pedido que todos sejam presos, o MPF diz que Léo Pinheiro, Agenor Franklin Medeiros e Paulo Gordilho, devem ter as penas reduzidas pela metade, "considerando que em seus interrogatórios não apenas confessaram ter praticado os graves fatos criminosos objeto da acusação, como também espontaneamente optaram por prestar esclarecimentos relevantes acerca da responsabilidade de coautores e partícipes nos crimes, tendo em vista, ainda, que forneceram provas documentais acerca dos crimes que não estavam na posse e não eram de conhecimento das autoridades públicas".

Os procuradores ainda ressaltaram que nenhum deles fez acordo de delação premiada, embora tenham reconhecido durante os respectivos depoimentos, que todos estavam em tratativas para fechar as colaborações.

No pedido, o MPF também quer que Moro determine a apreensão de R$ 87.624.971,26. O valor é correspondente ao montante de propinas que foram pagas nos contratos que a OAS firmou junto à Petrobras a agentes públicos.
Desse montante, Lula teria recebido um total de pouco mais de R$ 3,7 milhões, somando o valor do apartamento e do contrato entre a OAS e a Granero. Apesar disso, os procuradores pediram que o ex-presidente seja condenado a pagar outros R$ 87 milhões em multas.

Os procuradores pedem, ainda, a interdição do exercício de cargo ou função público pelo dobro do tempo da pena privativa de liberdade, para os acusados que forem condenados pelo crime de lavagem de dinheiro.

As defesas têm até 20 de junho para contestar os argumentos do MPF, dentro do processo. Esta é a última fase da ação penal. Após todas as partes apresentarem as alegações finais, o processo volta ao juiz Sérgio Moro, que vai definir se condena ou absolve os réus.

Veja a lista completa dos réus e dos crimes:

Luiz Inácio Lula da Silva – corrupção passiva e lavagem de dinheiro
José Adelmário Pinheiro – corrupção ativa e lavagem de dinheiro
Agenor Franklin Magalhães Medeiros – corrupção ativa
Paulo Gordilho – lavagem de dinheiro
Fábio Yonamine – lavagem de dinheiro
Roberto Moreira Ferreira – lavagem de dinheiro
Paulo Okamoto – lavagem de dinheiro

A defesa do Léo Pinheiro e a empresa OAS informaram que não vão se manifestar.


O advogado de Paulo Okamoto disse que o processo demonstrou não existir qualquer ilegalidade em relação ao armazenamento do acervo do ex-presidente Lula, e que acredita na absolvição do cliente dele.

Fonte: G1

quinta-feira, 1 de junho de 2017

REVELAÇÃO DO HUMOR. DUPLA DE GOIANOS ‘OS GENÉRICOS’, PASSA A INTEGRAR FRUTOS DA TERRA, PROGRAMA DO SBT

“Os Genéricos” nasceu com uma explicação bem simples. Rir faz bem à Saúde, logo, rir pode ter o mesmo efeito de um remédio e então a dupla de humoristas se tornou em “Os Genéricos”: eles não são remédio, mas causam o mesmo efeito com custos bem menores.

Eles ficaram famosos por causar o efeito que nenhum medicamento consegue: o riso. Os compadres Chico & Francisco andaram pelo Estado durante anos com vários espetáculos, mas agora os artistas conquistam um grande público por onde passam e já integram o maior programa de TV cultural de Goiás.

Eurípedes, Hamilton Carneiro e Clébio Nascimento
O programa Frutos da Terra, apresentado por Hamilton Carneiro, busca revelar os frutos de Goiás; seja da música, dança, culinária e outros... o objetivo da faixa que agora vai ao ar pelo SBT é promover e divulgar a cultura do Estado. Tudo que é destaque em Goiás na Cultura passa pelo programa.

Além de Nilton Pinto & Tom Carvalho, famosos por piadas conhecidas, “Os Genéricos” agora conquistaram espaço e passam a integrar o programa Frutos da Terra, levando histórias e causos engraçados para o público de todo o Estado.

Os compadres Chico & Francisco têm história no Teatro. Eurípedes, o compadre Chico, é diretor de teatro, escritor, ator e está sob as luzes do mundo do teatro há mais de 36 anos. Clébio Nascimento, o compadre Francisco, está no teatro a cerca de 25 anos e também é diretor, ator e escritor.

A dupla traz no show histórias engraçadas, principalmente da vida em Goiás, com uma boa dose de humor e o jeito autêntico dos humoristas já conquistou o público comedor de pequi e agora caminha para abrir o sorriso de outras pessoas Brasil a fora.

A partir de agora, “Os Genéricos” é atração no programa semanal Frutos da Terra, comandado por Hamilton Carneiro e a primeira gravação já aconteceu nesta quinta, quando os humoristas já contaram os primeiros causos que serão apresentados ao público no próximo dia 11 de junho.


“Quando começou o programa que o Hamilton Carneiro nos apresentou eu disse a ele do sonho de sentar naqueles bancos ao lado dele e que agora o sonho se tornaria realidade. A alegria é imensa e o prazer maior ainda”, disse o humorista ao CGTV agora à noite quando comentou sobre a gravação do programa.

Fonte: Correio Goiano