Notícias Araguaia - O seu jornal!

Notícias Araguaia - O seu jornal!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

CIMA BUSCA RECURSOS NO GOVERNO DE GOIÁS PARA CONSTRUÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO

Prefeitos de municípios que integram o Consórcio Intermunicipal do Meio Ambiente – CIMA se reuniu com o Secretário estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha (PSD), em prosseguimento às ações para captação de recursos, junto ao Governo de Goiás, para a construção do Aterro Sanitário.

O prefeito de Jussara e presidente do CIMA, Wilson Santos apresentou o pedido ao secretário Vilmar Rocha que garantiu parceria junto aos prefeitos na busca pelos recursos necessários para a implantação do projeto. “O Consórcio Intermunicipal do Meio Ambiente – CIMA coloca os municípios que o integram na dianteira e, Goiás pelo cumprimento da legislação ambiental”.

Márcia Coutinho (superintendente da FUNASA, Afrêni  Gonçalves (Saneago),
Vilmar Rocha (SECIMA), Lia (prefeita Santa Fé de Goiás), Sebastião Sabino
(prefeito Novo Brasil), José de Souza (ao fundo, vice-prefeito  Itapirapuã),
Marconi Pimenta (prefeito Britânia) e Wilson Santos (prefeito Jussara,
presidente do CIMA)
A superintendente da FUNASA Márcia Coutinho, disse que está sempre a disposição na parceria, reconheceu que o CIMA está à frente dos outros consórcios, seguindo todos os trâmites legais.


O Superintendente Executivo de Cidades, José Carlos Pimenta coordenou a reunião que também teve o objetivo de apresentação do projeto de destinação de resíduos do CIMA.

Em reunião anterior, com o vice-governador José Eliton, o CIMA fez a apresentação do projeto de destinação de resíduos sólidos de forma consorciada com o aterro sanitário que será construído no município de Novo Brasil, na divisa com o município de Jussara.

O projeto prevê basicamente a coleta seletiva para reciclagem e a destinação da sobra, que deverá ser mínima, dos resíduos no aterro sanitário para atender a determinação da Legislação Ambiental e já cumpriu três fazes distintas até o momento: a criação do CIMA, do Plano de Saneamento Básico, e do Projeto de Destinação dos Resíduos. Desde a criação, há cerca de seis anos, foi amplamente discutido e aprovado em audiência pública nos municípios e em órgãos como a própria FUNASA. O projeto cumpre todo o rito legal, já tem Licença Ambiental da própria SECIMA, e área própria adquirida para construção do aterro sanitário.

O grande gargalo enfrentado agora é justamente a captação dos recursos necessários para a implantação do projeto.

Participaram da reunião, o prefeito de Jussara Wilson Santos, a prefeita de Santa Fé De Goiás, Lia, os prefeitos Sebastião Sabino (Novo Brasil) e Marconi Pimenta (Britânia), o secretário executivo do CIMA, Dr. Wolmer Arraes, o vice-prefeito de Itapirapuã, José de Souza, junto com o vereador Kadu e o chefe de gabinete, Alaércio Rodrigues, o Secretário Administrativo Simair, representando o prefeito de Montes Claros de Goiás, o Presidente da Câmara Municipal de Jussara,vereador Wanderson Moreira, vereadores Itamar Caiado, Helenilza e Eliene Arraes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário