Notícias Araguaia - O seu jornal!

Notícias Araguaia - O seu jornal!

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA SERÁ INTENSIFICADA EM JUSSARA

Com cobertura vacinal para febre amarela de 94%, a Secretaria da Saúde de Goiás intensificará a imunização em dez municípios goianos, em que menos de 60% da população é vacinada. Os municípios são: Baliza, Adelândia, Aruanã, Jussara, Campinaçu, Amaralina, Trindade, Sítio da Abadia, Guarani e Itarumã.

A partir desta segunda-feira, dia 30, a SES enviará para as 18 regionais de saúde, a remessa de vacinas relativa ao mês de fevereiro. Serão enviadas 80 mil doses de vacina contra febre amarela. As regionais de saúde repassarão as doses para os municípios que vacinarão os moradores.

A gerente de epidemiologia da SES, Magna Maria de Carvalho, afirmou que por causa da excelente cobertura vacinal em Goiás, não é necessário alarde por parte da população, com aos casos registrados em outros estados.

Até o momento, Goiás não confirmou nenhum caso de febre amarela em seu território. “Estamos numa posição confortável em relação a outros estados. Contudo, é preciso lembrar que para estar imunizado é preciso tomar duas vacinas contra a febre amarela, durante toda a vida”, pontuou. Segundo Magna, existem três casos suspeitos de febre amarela registrados em Goiás. Um, em Piranhas, de um andarilho de Minas Gerais; outro caso suspeito é de um senhor, em Luziânia; e uma teceria suspeita, em uma gestante de Novo Gama.

“Porém, em nenhum desses casos a doença foi confirmada. A hipótese de ser positivo para febre amarela é pequena, porque todos apresentaram sintomas de outras enfermidades”, afirma Magna. Sobre vacinação a gerente salientou que cada pessoa que tenha dúvida se foi vacinada ou não, deve buscar um tempo para procurar em casa, o cartão de vacina. “ Isso para não ter correria aos postos sem necessidade”, alertou. Entretanto, se a pessoa perdeu o cartão de vacina e não sabe se foi vacinada, deve ir ao posto de Saúde para orientação.

VACINAÇÃO

Magna explica que crianças com menos de 5 anos devem tomar a primeira dose da vacina, aos 9 meses de idade, e a outra aos 4 anos de idade. Após essa idade, caso não tenham tomado nenhuma dose, é preciso tomar a primeira e, dez anos depois, repetir a segunda dose. Os bebês podem ser vacinados a partir dos seis meses de idade, quando a criança reside em uma área em que há morte de macacos com suspeita de febre amarela e na área em que há casos de febre amarela silvestre. Mas fora dessa situação, a indicação é a vacinação a partir de nove meses de idade.

CONTRAINDICAÇÕES

As contra indicações para vacinação contra febre amarela são: hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina e portadores de imunodeficiências; indicação da vacinação também deve ser ponderada entre seis e oito meses; idade ≥ 60 anos; infectados pelo vírus HIV; gestantes; mulheres amamentando crianças menores de seis meses; e transplantados. A vacina assegura 100% de imunização, após o décimo dia de aplicação, sendo necessárias duas doses durante a vida.
Fonte: Goiás Agora.


PREFEITURA DE ARAGARÇAS COMEÇA A REDUZIR GASTOS PARA INVESTIR EM ÁREAS PRIORITÁRIAS

prefeito José Elias - Contenção de gastos.
Neste primeiro mês da nova gestão à frente da Prefeitura de Aragarças, o prefeito José Elias esteve focado em iniciar uma administração com responsabilidade e credibilidade e já conseguiu cortar gastos significantes com a implantação do pacote de medidas, além da redução de 11 para 3 secretarias e a extinção e redução de vários cargos comissionados na administração direta e outras.

Apenas com a primeira folha de pagamento de fevereiro de 2017 a economia ao cofre do município será de aproximadamente 2500 pessoas comissionadas a menos se comparando com a folha de pagamento de fevereiro de 2013. Nos quatro anos de mandato, a Prefeitura de Aragarças projeta uma economia colossal apenas com a redução do quadro funcional estipulada já neste primeiro mês de governo.

Este valor economizado será para ajudar no asfaltamento, a construir creches, equipar escolas e o hospital municipal. "Encontramos uma situação em que a Prefeitura está inviabilizada financeiramente, por isso, temos que agir rápido nessa contenção de gastos já nos primeiros meses de governo", disse o prefeito José Elias.

Ele salienta que essa reestruturação administrativa não vai gerar prejuízos à prestação de serviços aos cidadãos, pois ainda durante o período de transição governamental, o inchaço da máquina pública em Aragarças foi um dos pontos verificados na análise da situação do município.

O programa de redução de gastos foi idealizado justamente para conter essa situação de desperdício do dinheiro público. O pacote gerencial também vai permitir que o Executivo trabalhe com eficiência e qualidade, para equacionar as dívidas deixadas pelas administrações anteriores - de alguns milhões - e fazer investimentos em áreas prioritárias para a população aragarcense.

Fonte: Semana7.


domingo, 29 de janeiro de 2017

LEO STUDIO - SERVIÇOS DE ÁUDIO E VÍDEO EM GERAL

Leo Studio - Produção e gravação de áudio e vídeo em geral
O Leo Studio é uma empresa produtora de áudio e vídeo em geral, com mais de 15 anos no mercado, experiência que garante a qualidade nos serviços oferecidos: Produção e gravação de CDs e DVDs, jingles e vídeos publicitários, filmagens de eventos sociais como casamentos, debutantes e formaturas.

Vídeos institucionais para Prefeituras e Câmaras Municipais, fotos e filmagens aéreas (drones), vídeo clipes, montagens de slides, aluguel de telão e produção de shows também são serviços oferecidos pelo Leo Studio.

A empresa é estabelecida em Jussara-GO, tem serviços prestados para todo o interior goiano, Brasília e Mato Grosso. Contatos podem ser feitos pelo telefone (zap) 062 9 8476-3343.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

ITAPIRAPUÃ - PREFEITA ZÉLIA LEVOU PEDIDO DE ASFALTAMENTO DA GO-324 (TRECHO JACILÂNDIA/BRITÂNIA) AO GOVERNADOR

Prefeita de Itapirapuã Zélia Camelo de Oliveira levou pedido
de asfaltamento da GO-324 ao governador Marconi Perillo
A prefeita de Itapirapuã Zélia Camelo de Oliveira esteve em audiência com o governador Marconi Perillo no Palácio Pedro Ludovico Teixeira ainda no mês de janeiro quando apresentou vários pedidos de benefícios para o Município.

Zélia solicitou a pavimentação da GO-324 no trecho que liga o distrito de Jacilândia a Britânia. “Esta é uma obra que beneficiará o distrito de Jacilândia, Itapirapuã e toda a região, já que será criada uma rota alternativa inclusive para a cidade de Aruanã. É um antigo sonho da região que esperamos seja concretizado pelo governador Marconi Perillo, que inclusive já começou a tornar isso possível quando construiu o asfalto na mesma rodovia, ligando Jacilândia a Jussara”, destacou a prefeita.

Outra solicitação importante levada ao governador pela prefeita foi a construção de asfalto urbano para a cidade de Itapirapuã e distrito de Jacilândia. Também foi solicitada ajuda para reforma e melhorias na Escola Municipal Sebastiana Sardinha da Costa, dentre outros pedidos de interesse da população.

PREFEITA OTIMISTA

O governador Marconi Perillo disse que remeterá a solicitação do asfalto na GO-324 à AGETOP para que seja providenciada a confecção do projeto de pavimentação.  A prefeita Zélia disse que ficou animada com a possibilidade da construção desta obra: “Somos gratos ao governador, sempre parceiro de Itapirapuã, um grande benfeitor do nosso Município. Recebemos inúmeras obras do Marconi, estamos confiantes de que receberemos mais esta”, destacou a prefeita Zélia.

ASFALTO NA CIDADE E DISTRITO

O governador anunciou que vai autorizar o atendimento ao pedido para a construção de asfalto na cidade de Itapirapuã e distrito de Jacilândia. Em relação à reforma da Escola Municipal Sebastiana Sardinha, o pedido será encaminhado à Secretaria Estadual de Educação para análise do pleito.

A Prefeita Zélia Camelo, se fez acompanhar pelo Vice-Prefeito José de Souza, os vereadores Carlos Eduardo (Kadú), Eurípedes Correia (Chibinha), Neilson Costa, Edivan Moreira e Allain Krivers. Os deputados Roberto Balestra e Lincoln Tejota, também participaram da audiência.

ESTUDANTES LANÇARAM EM JUSSARA LIVRO COM APOIO DO SENADOR WILDER

O livro é um dos objetos mais transformadores da sociedade. É nele que passamos a registrar as mais ricas experiências humanas e a transmitir conhecimento consolidado pelas gerações do passado. Sua importância é tão decisiva que inúmeros governantes os destroem quando são ameaçados pelas ideias que eles carregam. Se a palavra é poder, o livro torna-se um exército de ideias, expressões e problematizações que transformam o mundo.

Em Goiás, o senador Wilder Morais tornou-se um dos maiores defensores da publicação de livros. Primeiro, ele próprio bateu o recorde estadual de lan- çamento em 2016, com a edição do “Manual das Eleições – Minireforma: principais alterações na legislação eleitoral”, escrito por ele e pelo advogado Leonardo Batista. O livro está espalhado em todo estado de Goiás através de inúmeros lançamentos realizados nos municípios goianos.

Agora Wilder Morais fez diferente: ele tem patrocinado a publicação de livros elaborados por estudantes universitários. Os alunos do 8º período do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Jussara (FAJ) lançaram “Contabilidade Ambiental e Relatórios Socioambientais” com a publicação oferecida pelo senador goiano.

A acadêmica Gisellye Damasceno afirma que o livro re- úne conhecimento produzido em sala de aula e pesquisas dos estudantes em várias cidades goianas.

Durante o lançamento, a turma agradeceu a ação de Wilder e requereu que mantenha cada vez mais o entusiasmo pela publicação de livros.

A obra lançada em Jussara já chega como uma referência no segmento de estudos, com grande aceitação dentre os universitários e professores – alguns deles, convidados a participarem da empreitada.

Na publicação, os estudantes travam um debate técnico referente aos aspectos ambientais das empresas e analisa situações concretas dos municípios de Jussara, Fazenda Nova, Itapirapuã, dentre outras.

O livro pode ser adquirido junto aos acadêmicos por R$ 50. Toda a renda será revertida para a realização da formatura da turma do 8º período do curso de Ci- ências Contábeis da FAJ.


BASTIDORES

Os bastidores da produção do livro “Contabilidade Ambiental e Relatórios Socioambientais” são tão reveladores quanto a própria obra. Conforme o senador Wilder Morais, o pedido de publicação ocorreu justamente no dia em que ele lançava em Itapirapuã sua obra sobre legislação eleitoral. “Quando fui procurado pela acadêmica Gisellye Damasceno para colaborar com o livro, não tive como recusar. Ela me procurou num dos dias mais felizes de minha vida, quando o povo de Itapirapuã me proporcionou um recorde. Os jornais publicaram que fiz em fevereiro, em Goiânia, o maior lançamento de livro da história de Goiás. Proporcionalmente, o evento em Itapirapuã foi dezenas de vezes mais gigantesco”.

Wildes elogiou todo os participantes do livro e reiterou que o exemplo deve ser seguido por outros estudantes e faculdades. “Não é fácil fazer faculdade. É difícil investir na produção científica. E dificílimo publicar tudo isso em livro. Não um livro qualquer, mas um livro em português e inglês, com farta citação bibliográfica, pesquisa aprofundada, rico em dados. Enfim, o Estado de Goiás está de parabéns por ter futuro promissor, pois vocês representam um futuro melhor para nossa terra”, disse Wilder aos estudantes e professores.

A publicação traz uma vasta temática, caso dos balanços socioambientais dos municípios e fazendas, gestão sustentável em restaurantes e lanchonetes, lixões e aterros sanitários, dentre outros temas fundamentais para o emprendedorismo e defesa do meio ambiente.

Lançado em evento realizado no Auditório Manoel Soares de Castro, da Câmara de Vereadores de Jussara, o livro é uma obra técnica que poderá ser adotada nos cursos superiores da FAJ e demais faculdades goianas. Wilder Morais reitera que o assunto é complexo e de grande interesse na contemporaneidade.

O próprio senador tem vários projetos de lei encaminhados no Congresso Nacional que abordam questões paralelas ao tema da contabilidade e fiscalização ambiental. “A temática ambiental e o empreendedorismo dizem respeito aos assuntos que trato com grande interesse no Senado. Acredito que tudo que escrevermos no sentido de equilibrarmos natureza e empreendedorismo será um bem social para o futuro. Estamos, assim, pensando o Brasil que desejamos transformar”.


Fonte: Jornal Cerrado.

OBRAS DE TAPA-BURACOS SÃO REALIZADAS DIARIAMENTE EM JUSSARA

Secretário de Transporte e Obras Adenilson Parente
(à esquerda) acompanha serviços.
A Prefeitura iniciou os serviços de tapa-buracos através da Secretaria de Transportes e Obras, mesmo em período chuvoso, “mas aproveitando os dias em que o sol aparece para secar o solo e permitir a realização das obras”.

De acordo com o secretário de Transportes e obras, o ex-vereador Adenilson Parente, “a determinação do prefeito Wilson Santos é para que os serviços de tapa-buracos não parem, o período chuvoso danifica bastante o asfalto com aparecimento de buracos. Estamos aproveitando todo momento em que não chove para tapar buracos e recuperar a boa trafegabilidade das ruas”, destacou o secretário.


Outra grande preocupação da Secretaria dos Transportes e Obras é com os buracos provocados pela manutenção da SANEAGO na rede de distribuição de água. “Às vezes são abertas verdadeiras crateras, buracos grandes que precisam ser tapados, com risco até para a segurança das pessoas”, disse Parente.

IPORÁ - SENADOR WILDER PARTICIPA DO MAIOR ENCONTRO DE MULADEIROS DO MUNDO

Quando se ouve nas conversas entre vendedores e compradores dá para pensar que estão negociando carros de luxo ou imóveis: “Esta aqui custou 85 mil”, “esse eu não vendo por dinheiro nenhum”, “comprei por 20 mil e hoje consigo vender por uns 60”, “aquela lá, castanha, vale mais de 120 mil”. As frases são de frequentadores do 10º Encontro Nacional de Muladeiros, realizado em Iporá, no Oeste Goiano. O evento reúne anualmente mais de 2 mil animais da espécie muar e recebe visitantes de todo o País e do estrangeiro, além de ser ponto de encontro de lideranças políticas e do agronegócio. Na quinta-feira, 26, os senadores Wilder Morais e Ronaldo Caiado e o deputado federal Alexandre Baldy visitaram a feira, que é organizada pela Associação dos Muladeiros do Oeste Goiano (Amog).

Vestido com a camisa do Sindicato Rural de Iporá, Wilder visitou todos os standes da feira e passou pelo acampamento cumprimentando as comitivas de todo o Brasil que já têm na agenda o evento de Iporá como obrigatório. O senador participou da tradicional queima do alho e almoçou ao lado de prefeitos da região, reunidos pelo de Iporá, Naçoitan Leite. Wilder participou também do Desfile de Muladeiros, que marca o início do evento, que vai até o domingo, 29.

“Iporá está em uma região que orgulha Goiás e durante este evento orgulha todo o nosso País com este encontro de muladeiros muito bem organizado e de extrema importância para o agronegócio brasileiro. Por isso, eu, que sou frequentador da Região Oeste, vim aqui deixar meu abraço aos organizadores, ao prefeito Naçoitan, aos prefeitos das cidades vizinhas, que também participam, e dar meu apoio ao agronegócio, que foi o segmento que sustentou o nosso País nesse momento de crise. Nossa situação estaria muito pior se não fosse o agronegócio”, disse o senador Wilder.

O presidente da Associação de Muladeiros, Corivaldo de Sousa, explica que o evento é o maior do mundo nesse sentido porque só permite a entrada e exposição de muares. “Nos Estados Unidos tem o maior encontro de cavalos. Nós no Brasil, aqui em Iporá, temos o de muares”, diz ele.

Segundo Corivaldo, além de comitivas de outros estados, visitantes de países como Estados Unidos, Chile, Colômbia, Argentina e Suíça também estão em Iporá.

Fonte: Wilder Morais

ITAPIRAPUÃ - VALE A PENA CONFERIR CARNAVAL DE RUA TRADICIONAL

A Prefeitura de Itapirapuã vai realizar o tradicional carnaval de rua nos dias 24 a 28 de fevereiro com várias atrações como Cia do Djavú, Banda Alternativa, Gasparzinho, Dj Weslley, Dj Carlos Moyra e som automotivo. Os blocos participantes concorrerão a premiações e animarão a festa como sempre com suas fantasias e coreografias.

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA DIA 24

Abertura do Carnaval
Apresentação dos blocos
Som automotivo
DJ Wesley

SÁBADO DIA 25

CIA do Djavú
Som automotivo
DJ Carlos Moyra
DJ Weslley

DOMINGO DIA 26

Banda Alternativa - Matinê
Som automotivo
DJ Carlos Moyra
DJ Weslley

SEGUNDA DIA 27

Gasparzinho
Som automotivo
DJ Carlos Moyra
DJ Weslley

TERÇA DIA 28

Premiação dos blocos campeões
Som automotivo - Matinê

DJ Wesley

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

AJUMA COMPLETA 12 ANOS EM PLENA ATIVIDADE

Cursos profissionalizantes na AJUMA em Jussara
Completando 12 anos de criação neste ano de 2017 a AJUMA - Associação Jussarense de modas Acessórios e artesanatos continua cumprindo seu papel, de profissionalizar pessoas para mercado de trabalho prestador de serviço   e autônomo, no ramo de moda e costura. Mais de duas mil pessoas já foram treinadas na escola de costura industrial, levando em conta que AJUMA atende Jussara e as cidades da região.  A Escola é referência, ainda recebe visita de pessoas de outras cidades para conhecer a metodologia de trabalho.

Atualmente AJUMA conta com duas professoras e continua com as turmas periódicas de 30 dias, podendo chegar até 40 dias dependendo do aluno. AJUMA continua dando suporte as confecções parceiras da Hering, Sallo e M Polo que geram centenas de emprego com carteira assinada e outras facções de Goiânia que aquecem os negócios de fundo de quintal e informais, mas vitais para a geração de renda.

Está havendo grande aumento de procura pelo curso neste momento de crise financeira no pais.  Homens, mulheres, mães que buscam encaminhar os filhos jovens para a uma atividade aguardam ansiosos na fila de espera.


Ajuma segue em frente humildemente, contribuindo com Jussara e contando com a ajuda dos parceiros, que vale ressaltar: Prefeitura municipal, Univida, Igreja católica, colaboradores e outros.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

WILSON SANTOS LIDEROU COMITIVA EM DEFESA DA SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO DO CIMA

Prefeito de Jussara Wilson Santos, Senador Wilder Morais
 e vice-governador José Eliton
O prefeito Wilson Santos liderou uma grande comitiva de autoridades e lideranças de Jussara, Itapirapuã e Matrinchã, em audiência com o vice-governador José Eliton no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Dois assuntos importantes na pauta: A manutenção da Subsecretaria Regional de Educação de Jussara e ajuda para a construção do aterro sanitário do CIMA – Consórcio Intermunicipal de Meio Ambiente.

Foi uma audiência bastante representativa, com a participação também da prefeita de Itapirapuã Zélia Camelo de Oliveira e de Matrinchã Cláudia Valéria. O presidente do TCM Dr. Joaquim Alves de Castro, o senador Wilder Morais e os deputados Virmondes Cruvinel, Jean Carlos e Lucas Calil também participaram. Participaram ainda o vice-prefeito de Jussara Jean Carlos (Jean da Sementeira), presidente da Câmara Wanderson Moreira e os vereadores Chico Rubião, Idali Bomtempo, Neto do Moto Táxi, Cloves do Militão, Itamar Caiado, Eliene Arraes, Professora Helenilza, Ivan da Van, juntamente com representantes da sociedade como CDL e Maçonaria. De Itapirapuã também esteve presente o vice-prefeito José de Souza Caldas, o Jairo, o presidente da Câmara Carlos Eduardo (Kadu) e de Matrinchã o ex-prefeito Jânio.

Wilson Santos liderou grande comitiva em audiência
 no Palácio Pedro Ludovico Teixeira
O prefeito Wilson Santos pediu ao vice-governador José Eliton a permanência da Subsecretaria Regional de Educação em Jussara: “Os municípios que integram a subsecretaria ajudam movimentar a economia de Jussara, todos saem perdendo. Queremos que continue aqui em Jussara”, defendeu o prefeito. A prefeita Zélia explicou que “é melhor para Itapirapuã que a subsecretaria de educação continue em Jussara”, disse.

A Secretária de Educação de Jussara Kelly Cristina Silva fez exposição técnica em defesa da manutenção da SRE – Jussara. Foram grandes as conquistas como a implantação do Colégio Militar, as duas faculdades, e melhores índices alcançados no IDEB, entre outras, mas a extinção da subsecretaria de educação representa um retrocesso nestas conquistas.

Secretária de Educação de Jussara Kelly Cristina Silva, 
defendeu subsecretaria de educação
O presidente da Câmara de Jussara Wanderson Moreira pediu em nome dos vereadores que “os assuntos fossem olhados com carinho pelos nossos governantes, não é um pedido pessoal, mas sim um pedido que lideranças e autoridades representativas de uma região. Jussara e os municípios vizinhos perderão muito com essa mudança de endereço da subsecretaria”.

O deputado Virmondes Cruvinel pediu ao vice-governador para analisas a possibilidade de reverte a decisão do Governo. “Estamos apoiando as lideranças representativas e autoridades numa causa justa para Jussara e Região”. O senador Wilder Morais também fez defesa da sua manutenção, bem como os deputados Jean Carlos e Lucas Calil.

Vice-governador José Eliton, Presidente do TCM Dr. Joaquim 
Alves de Castro, deputados Lucas Calil e Virmondes Cruvinel
O Presidente do TCM – Tribunal de Contas dos Municípios, Dr. Joaquim Alves de Castro relatou pontos favoráveis à manutenção da SRE em Jussara, cidade polo na região e pediu a sua permanência na cidade.

O vice-governador José Eliton agradeceu a presença das lideranças e autoridades: “Essa é uma reunião representativa e precisamos dar atenção especial aos pleitos dos prefeitos, vereadores e demais lideranças”, disse José Eliton que se comprometeu em levar os pleitos ao governador Marconi Perillo. José Eliton disse que a mudança é resultado de longo e minucioso estudo técnico e que foca na melhoria da gestão pública com avanços na qualidade dos serviços ofertados aos cidadãos. Qualquer alteração dependerá de novos estudos e aprofundamento na discussão do assunto. José Eliton disse na sua página nas redes sociais que “O fortalecimento do diálogo entre os municípios e o governo do estado foi a tônica da reunião que discutiu, entre outros projetos, a consolidação do consórcio entre sete cidades para a destinação dos resíduos sólidos na região”.

Dr. Paulo Antonio de Souza representou a Maçonaria e 
defendeu permanência da subsecretaria em Jussara
ENTENDA O CASO

O Plano de austeridade do Governo de Goiás provocou a extinção de 25 subsecretarias regionais da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) com previsão de economia de R$ 1,6 milhão ao ano para o governo, apenas com as exonerações de comissionados. De 40, ficaram 15 subsecretarias, o que resultará em economia mensal de R$ 3 milhões. A subsecretaria de Jussara foi extinta e incorporada pela subsecretaria de Iporá, a 100 km de distância da antiga sede, dificultando também para os demais municípios: Britânia, Fazenda Nova, Itapirapuã, Montes Claros de Goiás, Novo Brasil e Santa Fé de Goiás.

Presidente da Câmara de Jussara Wanderson Moreira
 (último a direita): pedidos representam anseios e Jussara e região
CONSTRUÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO DO CIMA

Outro assunto importante debatido na reunião foi a viabilização de recursos para a construção do aterro sanitário do CIMA – Consórcio Intermunicipal de Meio Ambiente composto pelos municípios de Jussara, Itapirapuã, Santa Fé de Goiás, Matrinchã, Fazenda Nova, Novo Brasil e Montes Claros de Goiás.

O presidente do CIMA, prefeito Wilson Santos fez o pedido de ajuda do Governo de Goiás para a liberação de recursos para a construção do aterro sanitário. A prefeita Zélia, de Itapirapuã, solicitou que a construção do aterro sanitário do CIMA seja contemplado com recursos oriundos da venda da CELG.

Vice-governador José Eliton: mudanças é resultado 
de estudo técnico
O vice-governador José Eliton disse que vai empenhar para viabilizar os recursos, “Jussara e os municípios que fazem parte do CIMA estão adiantados com terreno e projeto pronto, merece nosso apoio”, destacou o vice-governador que solicitou ao senador Wilder Morais apoio junto à Funasa para a viabilização dos recursos.

O presidente da Câmara de Jussara, vereador Wanderson Moreira entregou pedido de realização do Programa Governo Junto de Você (antigo Governo Itinerante) em Jussara, e ainda pedido de seis parquinhos/academias para vários setores da cidade e a sinalização de trânsito (semáforos), ambos pedidos dos vereadores Neto do Moto Táxi e Chiquinho da Nova Jussara.


Fotos: Fernando da Saúde.

PROGRAMA REFORÇA COMBATE À DENGUE

Deputado Virmondes Cruvinel
O Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás aprovou, em seus últimos dias de trabalho, em dezembro, projeto de lei, de autoria do deputado estadual Virmondes Cruvinel Filho (PPS), que cria, no Estado, o Programa de Vigilância, Prevenção, Combate e Controle da Dengue, a exemplo de medida semelhante implantada no Rio de Janeiro. O projeto já seguiu para sanção do Poder Executivo e deverá começar a valer, como lei, ainda no primeiro semestre. O Programa de Prevenção e Combate à Dengue proposto por Virmondes estabelece, entre outros itens, deveres e responsabilidades dos proprietários de imóveis em Goiás, bem como do poder público, incluindo as prefeituras municipais, e trata, ainda, da fiscalização e aplicação de multa àqueles que não fizerem a sua parte na preservação de espaços favoráveis à proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença.

REGULAMENTAÇÃO E PREVENÇÃO

“Praticamente todos os anos corremos o risco de enfrentarmos epidemias ou de vivermos o dissabor de batermos recordes nacionais no número de casos de dengue. Trata-se de uma questão sempre urgente! O Poder Legislativo precisava cumprir a sua missão de fornecer substratos legais para que os órgãos públicos de saúde façam campanhas de orientação à população e aumentem a fiscalização, além de possibilitar punições para os infratores, que, por leniência, viabilizam criadouros do mosquito transmissor”, argumenta Virmondes Cruvinel. “Essa é a justificativa maior de nossa propositura, uma vez que o combate à doença é dever de todos. Estamos fazendo a nossa parte”, acrescenta.

Conforme o projeto do parlamentar, as Secretarias Estadual e Municipais de Educação, com o apoio das Secretarias Estadual e Municipais de Saúde, deverão inserir, no planejamento anual das escolas públicas, conteúdos programáticos voltados para as ações de prevenção da transmissão da dengue. Além disso, deverá, o Centro de Controle de Zoonoses, elaborar mapa regional com os casos positivos da doença, que será enviado semanalmente às Secretarias Estadual e Municipais de Saúde, para análise e tomada de providências, bem como ser divulgado na imprensa oficial.

De acordo com a nova lei a ser sancionada, a fiscalização do fiel cumprimento das normas estabelecidas, compreendendo os procedimentos administrativos, a aplicação das penalidades e demais providências que se fizerem necessárias, serão de competência das Secretarias Estadual e Municipais de Saúde. O projeto autoriza, ainda, o Poder Executivo, por meio de decreto, a estabelecer outras gradações das multas, respeitando os parâmetros definidos, bem como dirimir eventuais omissões. A regulamentação da lei, depois de sancionada pelo governador Marconi Perillo (PSDB), deverá ocorrer no prazo de 90 dias, com as regras valendo para todos os municípios goianos, incluindo a capital.

MULTAS

As multas terão seus valores estabelecidos de acordo com a verificação realizada sobre os focos de dengue, considerando-se a condição financeira do infrator e sendo, o mínimo, de R$ 50,00.

A base de cálculo deverá ser a metragem do imóvel, correspondendo ao seguinte: R$ 1,00 (um real) por metro quadrado para a infração leve; R$ 2,00 (dois reais) por metro quadrado para a infração média; e R$ 5,00 (cinco reais) por metro quadrado para a infração grave.

As multas, quando aplicadas, serão recolhidas em conta específica e serão utilizadas em ação educativa da dengue, apresentadas em relatório anual de gestão ao Conselho Estadual e Municipais de Saúde. Caso haja inadimplência no pagamento das multas aplicadas, o valor será inscrito na dívida ativa.

Fonte: O Hoje.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

ITAPIRAPUÃ - PREFEITA ZÉLIA BUSCA PARCERIA COM SUPER FRANGO

Zélia Camelo de Oliveira (prefeita de Itapirapuã)
e Jean Carlos (deputado)
Em busca de geração de emprego e renda para o município de Itapirapuã, a prefeita Zélia Camelo acompanhada do seu esposo Jairo Gomes, e do deputado Jean Carlos, visitaram nesta segunda-feira (16) a sede da São Salvador Alimentos (SSA), empresa das marcas SUPER FRANGO e BOUA, na cidade de Itaberaí. O foco da visita foi tratar da implantação de unidade de ração para o município. A empresa goiana é uma das maiores do Brasil, que hoje exporta seus produtos para mais de 60 países, além de abastecer o mercado nacional.


O empresário José Carlos de Souza, conhecido como “Zé Garrote”, recepcionou a prefeita Zélia e manifestou satisfação com a sua visita. O empresário viu com “bons olhos” a parceria e garantiu de esta analisando a possibilidade de estar implantando a fabrica no município. Itapirapuã esta em uma localização muito boa no centro oeste goiano, tem mão de obra e uma logística admirável. “Disse Zé Garrote”. Em Itaberaí já funciona o abate de aves, a produção de ração, a criação do frango de corte e a encubação. Além da venda de frangos, a empresa comercializa mais de 100 produtos, congelados, resfriados, embutidos e uma linha de empanados de frango, mortadela, batata, Chicken, Steak, linguiças, toscanas, entre outros. 

De acordo com Zélia camelo, Itapirapuã é uma cidade hospitaleira e está de braços abertos para receber a empresa. "A avicultura é um ramo de atividade econômica que gera muitos empregos e renda. Portanto, Zé Garrote se for viável, venha fazer parte da nossa história," enfatizou Zélia Camelo.

NOVO BRASIL - CÂMARA APROVOU REPOSIÇÃO SALARIAL DE SERVIDORES

A Câmara Municipal de Novo Brasil realizou sessão extraordinária em 16/01 para aprovação de contratação de pessoal por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, e também reposição de salário de servidores, reajuste do salário mínimo e do subsídio dos vereadores e servidores da Câmara.

A sessão extraordinária, presidida pelo vereador Alberto Eisen (presidente da Câmara) foi convocada pelo prefeito Dr. Sebastião Sabino, com os projetos aprovados por todos os vereadores presentes: Carlos, Lusimar, Sueliton, Fidelcio, Cidão, Wálison Rangel, Carlos da Matinha, João Baiano e Márcia do Novo Goiás.

Vereador Alberto Eisen (presidente
da Câmara de Novo Brasil)
O vereador Wálison Rangel destacou a importância da aprovação do Projeto de Lei nº 294/2017 “que dispõe sobre a revisão geral anual da remuneração dos servidores municipais” e também do Projeto de Lei nº 295/2017 que “institu o valor do salário base mínimo para os servidores do Município”. Foi concedida revisão geral de 6,47% para recomposição de perda do poder aquisitivo de acordo com o INPC/IBGE no ano de 2016. Também foi instituído o piso salarial mínimo para o ano de 2017 no valor de R$ 937,00. O mesmo índice de 6,47% também foi aprovado para revisão dos subsídios dos vereadores e dos servidores da Câmara para reposição de perdas do ano de 2016.

O presidente da Câmara, vereador Alberto Eisen destacou a importância da participação da população nas sessões do Legislativo: “É bom que todos acompanhem as votações, os moradores precisam assumir o papel de cidadão e a acompanhar de perto o trabalho dos vereadores”, destacou.


Vereador Wálison Rangel

domingo, 15 de janeiro de 2017

“VIVEMOS UM MODELO DE SEGURANÇA QUE ESTÁ EXAURINDO O PAÍS”, AFIRMA JOSÉ ELITON

Em sua primeira participação no programa Governador Responde, o governador em exercício José Eliton fez ampla discussão sobre a Segurança Pública, a pedido de internautas. Eliton, que administra a pasta em Goiás, afirmou que os problemas relacionados à Segurança Pública em âmbito nacional só serão solucionados com mudanças estruturais, como na Legislação Penal e do Sistema Penitenciário. “Nós vivemos um modelo de segurança que está exaurindo o País”, afirmou, ressaltando que embora Goiás esteja entre os estados que mais investiu na área, só investimentos não são suficientes se não houver mudança geral e contundente no sistema.

Fonte: ÉMaisGoiás.

CONTRIBUINTE PODE ATUALIZAR CPF PELA INTERNET

A partir de 16/01, o contribuinte poderá atualizar o CPF pela internet. A Receita Federal oferecerá, no site do órgão, um formulário eletrônico que permite a alteração instantânea de dados como nome, endereço, telefone e título de eleitor.

Segundo a Receita, o serviço estará disponível 24 horas por dia e poderá ser usado tanto por brasileiros como por estrangeiros residentes no Brasil, independentemente da idade. O órgão estima que 191 milhões de contribuintes serão beneficiados pela ferramenta.

O novo serviço será gratuito. Atualmente, o contribuinte que deseja atualizar o CPF precisa ir a uma unidade dos Correios, da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil e deve pagar R$ 7 de tarifa de serviço.

NOVO COMPROVANTE

Também amanhã, a Receita lançará os novos modelos de comprovante de inscrição e de situação cadastral no CPF, que continuarão a ser emitidos na página da Receita Federal. A principal mudança está na forma de autenticação, que será feita por meio de QR Code, tipo de código usado em dispositivos móveis.

Atualmente, os comprovantes podem ser emitidos na página da Receita na internet. No entanto, de acordo com o órgão, o serviço é pouco usado porque a autenticação exige que os dados do documento (número de inscrição, código de controle, data da emissão e hora da emissão) sejam informados na íntegra para validação. Os dados dos comprovantes CPF com o QR Code serão validados em tempo real com as informações da base de dados da Receita Federal.

Fonte: ÉMaisGoiás.

ITAPIRAPUÃ - FESTIVAL DE MÚSICAS NOS DIAS 10, 11 E 12 DE FEVEREIRO

Itapirapuã vai realizar o 2º Festival de Músicas Novos Talentos, dias 10, 11 e 12 de fevereiro, com entrada franca ao público. 

Toda a estrutura de palco, som e luzes será montada na Praça Marechal Rondon para o evento organizado pelo ativista cultural Izay da Silva, conhecido produtor de festivais com mais de 20 anos em atividade na região.

A premiação vai distribuir R$ 7.750,00 entre os classificados: 1º lugar – R$ 3.000,00, 2º lugar – R$ 2.000,00, 3º lugar R$ 1.750,00 e 4º lugar 1.000,00. Informações e inscrições: 062 3374-1221 e 062 9 8441-9750. A participação é aberta a todos os estilos musicais, inclusive gospel. O regulamento pode ser conferido no site http://www.izaymusic.com.br/.

O público será premiado com boas apresentações como é tradição nos festivais em Itapirapuã, mas terá ainda a oportunidade de ver participações especiais no palco artistas como Mari Camargo, Bruno Moreno e Pádua. A banda Brizza será a responsável pelo acompanhamento musical junto aos candidatos.

De acordo com Izay, “mesmo diante da crise econômica a coordenação garante que o festival conseguirá atingir o seu objetivo, que e levar entretenimento de qualidade para as famílias da região, considerando que o festival é um evento sadio e agradável e indicado para todas as faixas etárias”.

O 2º Festival de Músicas Novos Talentos de Itapirapuã-GO conta com o apoio da Prefeitura Municipal e do Governo de Goias através do Fundo de Arte e cultura e da SEDUCE.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

ARAGARÇAS - PREFEITO JOSÉ ELIAS DEFENDE FORTALECIMENTO DA AMMA - ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO MÉDIO ARAGUAIA

Prefeito José Elias, de Aragarças, conclamou colegas para o
fortalecimento da AMMA.
O prefeito de Aragarças José Elias Fernandes convidou os prefeitos para atuação conjunta de fortalecimento da Associação dos Municípios do Médio Araguaia – AMMA como forma de aumentar a representatividade política da região. 

“É preciso que os prefeitos se organizem em uma entidade para que ela seja forte, para isso todos devem se regularizar perante a associação fazendo as suas inscrições em tempo hábil para as eleições que acontecerão em breve”, disse o prefeito, que acrescentou: “Não tenho pretensão a cargos na presidência, preciso dedicar mais tempo a Aragarças, mas aceito se os colegas fizerem a minha indicação”, disse, mas destacou também que “outros prefeitos se tiverem pretensão, tem meu apoio”, falou.

José Elias mostrou que “o importante é que seja conscientizada a necessidade de união em torno da nossa associação, todos sairão fortalecidos e os municípios beneficiados”.

O prefeito de Aragarças fez o apelo aos prefeitos para a união em torno da AMMA, em reunião realizada pelo CIMA – Consórcio Intermunicipal do Meio Ambiente, na quinta-feira, 12/01 no gabinete do prefeito Wilson Santos, de Jussara com a presença dos prefeitos: Wilson Santos (Jussara), Zélia Camelo de Oliveira (Itapirapuã), José Elias Fernandes (Aragarças), Cícero da Bebedouro (Montes Claros de Goiás), Afrânio (Fazenda Nova), Cláudia Valéria Alves Moraes Araújo (Matrinchã), Dr. Sebastião Sabino (Novo Brasil) e Lia (Santa Fé de Goiás). O deputado Jean também participou da reunião.

Foto: Fernando da Saúde.

PREFEITO DE JUSSARA WILSON SANTOS VAI PRESIDIR O CIMA - CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

José Elias, Cícero da Bebedouro, Lia, Wolmer Arraes (ao fundo), 
Dr. Sebastião Sabino, Wilson Santos, Zélia, Jean (deputado), 
Afrânio e Cláudia Valéria.
O prefeito de Jussara Wilson Santos foi eleito presidente do Consórcio Intermunicipal de Meio Ambiente – CIMA na tarde da quinta-feira, 12/01. A reunião no gabinete da prefeitura contou com a presença de oito prefeitos dos municípios que integram o consórcio: Zélia Camelo de Oliveira (Itapirapuã), José Elias Fernandes (Aragarças), Cícero da Bebedouro (Montes Claros de Goiás), Afrânio (Fazenda Nova), Cláudia Valéria Alves Moraes Araújo (Matrinchã), Dr. Sebastião Sabino (Novo Brasil) e Lia (Santa Fé de Goiás).

Na reunião foram apresentados relatos sobre a situação do CIMA aos prefeitos eleitos. O assessor jurídico Wolmer Arraes mostrou que “toda a estrutura física e técnica já existe, está pronta, falta agora a viabilização de recursos para a construção do aterro sanitário”, assegurou Wolmer. Ficaram acertadas entre os prefeitos, três frentes para a busca dos recursos: a primeira seria o Governo de Goiás, a segunda seria a viabilização através de emendas parlamentares de deputados federais, e a terceira seria a alocação de recursos na Funasa.

O presidente do CIMA, prefeito de Jussara Wilson Santos, agradeceu aos colegas pela participação na reunião e também pela sua eleição à presidência do consórcio: “Vamos trabalhar juntos para resolver esse problema que atinge todos os municípios e dar a destinação correta aos resíduos sólidos. Contem comigo e com o meu trabalho, vamos  juntos nesta tarefa que assumimos agora”, disse o prefeito.

Na reunião foi apresentada a Licença de Instalação do Aterro Sanitário fornecida pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos do governo de Goiás. A licença atesta a regularidade do projeto apresentado e de toda a documentação do CIMA, com a atividade licenciada para disposição final de resíduos sólidos.

A diretoria do CIMA, para o biênio 2017/2018 ficou composta assim: Presidente Wilson Santos, vice-presidente Dr. Sebastião Sabino, secretária Lia. Membros do Conselho Fiscal: Jânio Divino de Araújo, Marcos Francisco Diniz e Robson Camelo de Oliveira. Suplentes do Conselho Fiscal: Diogo Warley Amaral, Zélia Camelo de Oliveira e Claudia Valéria Alves Moraes Araújo.

Também participaram da reunião o deputado estadual Jean, o empresário João Garrote (Super Frango), o subsecretário de educação professor Luiz Mário Lopes Cardoso, o vereador de Montes Claros de Goiás Marijam, a vereadora Eliene Arraes e o presidente da Câmara Wanderson Moreira, ambos de Jussara. Secretários Municipais e assessores dos prefeitos também participaram da reunião.

Fotos: Fernando da Saúde.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

JUSSARA - SAIBA QUEM SÃO OS VEREADORES PARA A LEGISLATURA 2017/2020

Os vereadores são os responsáveis pela elaboração das leis municipais, como, por exemplo, a Lei Orgânica – uma espécie de "Constituição Municipal", com as diretrizes que devem ser seguidas pelos Poderes Executivo e Legislativo e também pelos moradores da cidade. As câmaras de vereadores são, no Brasil, mais antigas do que o Congresso e as Assembléias Legislativas. A primeira delas foi instalada por Martin Afonso de Souza na capitania hereditária de São Vicente, em 1532, e ficou conhecida como "Câmara Vicentina". Hoje em dia, os vereadores fazem a ponte entre a população e o prefeito, além de fiscalizar o trabalho do Executivo. O número de vereadores deve ser proporcional à quantidade de habitantes do município

O mandato 2017/2020 na Câmara de Vereadores de Jussara será exercido pelos vereadores:

Wanderson Moreira é presidente
da Câmara de Jussara
WANDERSON MOREIRA/PSDB 532 votos – Wanderson Gonçalves de Araújo Silva cursou gestão e segurança pública (Fac Lions), solteiro, exerceu cargo em assessoria na Secretaria de Governo/Segov, e diretoria executiva na UVG – União dos Vereadores de Goiás. É o primeiro mandato, o mais votado, o mais jovem vereador eleito, mas sempre militou na política assessorando o pai, o saudoso vereador Irmão José Moreira. Eleito para exercer o cargo de presidente da Câmara de Jussara, biênio 2017/2018.


Ivan da Van
IVAN DA VAN/PSD 429 votos – Ivan Paulo de Jesus, casado, dois filhos, cursou a 5ª série do ensino fundamental, foi motorista de ônibus e caminhoneiro, empresário do ramo do transporte escolar e turismo. Ex-presidente da Coopertransgo (responsável pelo transporte escolar no Município no período de 2013 a 2014). Ivan se emociona ao lembrar que a mãe Maria Brasilina de Jesus, falecida há dois anos, aos 84 anos, lavou roupas para criar o filho, e é genro de Quirino Vicente Marques, 93 anos, pioneiro na cidade.


Chico Rubião
CHICO RUBIÃO/PSD 393 votos – Francisco Rebouças Neto, casado, um filho, graduado em direito e administração rural e pós graduado em administração de cooperativas, servidor da EMATER-GO há 34 anos, criou o Programa Lavoura Comunitária em Jussara, é um dos fundadores da Aproleite. Eleito para o 5º mandato de vereador, ex-presidente da Câmara, construiu em 1998 a atual sede do Legislativo Municipal, incluindo o auditório Manoel Soares de Castro. De família pioneira, é sobrinho do fundador Estevam Fernandes Rebouças.


Neto do Moto Táxi
NETO DO MOTO TÁXI/PHS 365 votos – Cândido Natividade de Aguiar Neto, casado, uma filha, cursou o ensino médio, trabalhou na roça ordenhando até aos 13 anos, criado só pela mãe, veio para a cidade, trabalhou em empresas conhecidas como Churrascaria do Gaúcho, Gessoforte, mas gosta de lembrar os cinco anos que trabalhou no Verdurão Verdão. O apelido veio pelas atividades exercidas como moto taxista. Neto mostra carinho especial ao avô Cândido Natividade de Aguiar (Sr. Candinho), hoje aos 90 anos, pioneiro de Jussara. Disputou a primeira eleição, convidado pelo primo Geovane de Souza cujo falecimento, em honra à sua memória, o motivou em 2008 obtendo 210 votos, mas só se elegeu em 2012 com 349 votos, vai exercer agora o segundo mandato.


Cloves do Militão
CLOVES DO MILITÃO/PP 358 votos– Cloves Fernandes de Brito Alves, casado, três filhos, cursou o ensino médio (técnico em contabilidade), tem formação técnica em meio ambiente (IEF Goiano), servidor público, ex-professor de educação física, também exerceu cargo na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e na Secretaria Municipal de Agricultura. Jogador de futebol pela primeira equipe profissional de futebol em Jussara, o Tupy Futebol Clube. É de família pioneira, filho de dona Virgínia Lina de Brito Alves e do ex-vereador Militão Fernandes Alves (presidente da Câmara por cinco mandatos).


Chiquinho da Nova Jussara
CHIQUINHO DA NOVA JUSSARA /PP 338 votos – Francisco José Correia, casado, um filho, cursou o ensino médio, servidor público municipal, agente de combate a endemias, fundador do MLCP (Movimento de Luta pela Casa Própria) em 1994, fundador do Setor Nova Jussara em 1996 e fundador da Associação de Moradores do Setor Nova Jussara. Chiquinho destaca que é o único vereador a cumprir o primeiro mandato comparecendo a todas as sessões, não utilizou diárias de viagens da Câmara, sempre compareceu a todos os compromissos e eventos oficiais.


Eliene Arraes
ELIENE ARRAES/PRB – 321 votos - Eliene Rodrigues de Santana Arraes, casada, mãe de um filho, formada em Direito, tem curso de especialização em eventos, trabalha no escritório de Advocacia Arraes, foi servidora da Assembléia Legislativa de Goiás, e também na EMATER-GO, Foi líder de Senhoras de todo o Campo da Igreja Assembléia de Deus que agrega 19 igrejas. Eliene Arraes é esposa do ex-vereador Wolmer Arraes, ex-presidente da União dos Vereadores de Goiás/ UVG.


Itamar Caiado

ITAMAR CAIADO/PMDB 317 votos – Itamar Caiado de Castro, divorciado, três filhos, três netas, administrador rural, produtor rural e empresário da comunicação, proprietário da Rádio Cultural do Araguaia AM e Rádio Ativa 96,7 FM. O Coca, como é conhecido, é de tradicional família política, filho do ex-deputado Ibsen de Castro, disputou a prefeitura de Jussara por 4 vezes, todas pelo PMDB, partido pelo qual se elegeu vereador.


Eurípedes Barbosa
EURÍPEDES BARBOSA/PRTB 297 votos – Eurípedes Maria de Oliveira, casado, três filhos, cursou a 5ª série do ensino fundamental, operador de máquinas agrícolas, servidor público municipal efetivado em concurso público lotado na Secretaria Municipal de Transportes e Obras. Assume o primeiro mandato mantendo a força da família na política jussarense, é sobrinho do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Deusdete Barbosa, vereador por seis vezes.


Idali Bomtempo

IDALI BONTEMPO (Branca) / PRP – 259 votos - Maria Idali da Silva Bontempo, viúva do saudoso advogado Geraldo Bontempo, mãe de três filhos, avó de cinco netos, pedagoga, pós-graduada, servidora por 32 anos na Secretaria Estadual de Educação, ex-diretora por três mandatos no Colégio Estadual Dom Bosco, aposentada.



Professora Helenilza
PROFESSORA HELENILZA/PTC - 171 votos – Helenilza Maria de Jesus Oliveira, casada, mãe de dois filhos, pedagoga pós-graduada, servidora municipal desde 1998, mas professora desde 1987, quando começou lecionar em escola rural no município de Itapirapuã, na região da Marreca. É coordenadora de Inclusão na Secretaria de Educação de Jussara. Filha do Sr. Alvari Pires de Santana, 84 anos, da Fazenda Marreca. “Meu pai me ajudou muito, participou da campanha pedindo votos para mim”, disse emocionada.