Notícias Araguaia - O seu jornal!

Notícias Araguaia - O seu jornal!

terça-feira, 21 de setembro de 2021

CAIADO ANUNCIA PROMOÇÃO DE 3.130 PRAÇAS DA POLÍCIA MILITAR, A MAIOR NA HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO


Medida preenche todas vagas disponíveis. “É o reconhecimento ao trabalho, à competência e aos resultados que vocês entregam à população do Estado de Goiás”, afirma governador. Previsão é de também realizar, em breve, promoções para Polícias Técnico-Científica e Penal.

 

O governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta terça-feira (21/09), a promoção de 3.130 praças da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO). A novidade foi divulgada, por ele, em redes sociais. O chefe do Executivo estadual se reuniu durante a manhã com o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, e o comandante-geral da corporação, Coronel Renato Brum dos Santos, para assinar e autorizar as promoções.



 

Caiado lembrou que esta é a maior promoção já realizada na história da PM-GO. “Nós estamos com o número de 3.130 praças promovidos. Primeira vez que nós estamos preenchendo todas as vagas”, destacou.

 

A promoção faz parte dos compromissos firmados pela atual gestão do Governo de Goiás, de viabilizar maior valorização das forças de segurança. “Esse é o reconhecimento ao trabalho, à competência e aos resultados que vocês entregam à população do Estado de Goiás”, completou.

 

O governador havia anunciado “o maior número de promoções e de qualificação” dos policiais goianos, já no final de julho deste ano. Na ocasião, ele lembrou a necessidade de realizar novos concursos para a Polícia Militar e assegurou que o Estado conseguirá promover um novo certame após liberação por parte do Tesouro Nacional. “Estamos trabalhando fortemente para esse objetivo. Temos que pagar dívidas acumuladas anteriormente”, disse, à época.

 

OS PROMOVIDOS

Integram o quadro de praças da PM-GO os soldados, cabos, 3º, 2º e 1º sargentos, além dos subtenentes. A promoção deve ser publicada no Diário Oficial do Estado nos próximos dias. A previsão, de acordo com Caiado, é de também realizar, em breve, promoções para as Polícias Técnico-Científica e Penal. “Fazemos justiça àqueles que promovem a segurança pública em nosso Estado de Goiás”, concluiu.

 

Imagem: reprodução/Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás





 

domingo, 12 de setembro de 2021

TUPY PERDE EM ESTREIA NO CAMPEONATO GOIANO DE 2 x 1 PARA O VIANÓPOLIS


O Tupy de Jussara perdeu de 2 X1 para o CA Vianópolis na sua estreia no Campeonato Goiano de Futebol 2021 sub-20 no domingo, 12/09, em jogo realizado no Estádio Pé de Ouro em Vianópolis.

Breno Lopes abriu o placar para o Tupy que perdeu de virada com gols de Felipe e Carlos Gabriel para o CAV.

Mesmo com a equipe anfitriã iniciando a partida com franco domínio, na primeira ida ao ataque, aos 28 minutos do primeiro tempo, o Tupy abriu o marcador. O empate ocorreu com gol de pênalti, e a virada numa cobrança de escanteio. Os lances mais perigosos para gols na partida foram do Tupy que buscava o empate com belas chances que não se concretizaram no finalzinho da partida. O Tupy abriu o marcador, fez bom jogo se impondo em momentos importantes da partida, mas não conseguiu o resultado que foi buscar.



Várias substituições, cartões amarelos e expulsão, reclamações da arbitragem, paralisações, marcaram a partida. O vídeo da partida pode ser conferido na íntegra no canal do youtube do Clube Atlético Vianópolis (https://www.youtube.com/watch?v=IYrJ1AGWM_k). O próximo jogo do Tupy será na sexta-feira, 17/09, contra a equipe Belavistense no Estádio Geraldão em Jussara.





quarta-feira, 1 de setembro de 2021

PROJETO DE LEI DO GOVERNO DE GOIÁS PREVÊ QUE PRESO PAGUE PELA TORNOZELEIRA ELETRÔNICA


Matéria foi enviada à Assembleia Legislativa. Proposta tem como foco a compensação financeira. Equipamento ao detento demanda valor de R$ 245 por mês. Parecer destaca que, para atender demanda existente, são necessárias 10 mil novas tornozeleiras.  “Estado gasta uma fábula de dinheiro para manter essas pessoas encarceradas. Bandido já deu prejuízo demais à população”, argumenta governador Ronaldo Caiado


O Governo de Goiás enviou à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) projeto de lei que prevê a cobrança por uso de equipamento de monitoramento eletrônico para os detentos do sistema penitenciário goiano. O texto foi elaborado em conjunto com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), por meio da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), e da Secretaria de Estado da Casa Civil.

 



A medida tem natureza jurídico-administrativa e como foco a compensação financeira por utilização, violação, dano e/ou avaria das tornozeleiras eletrônicas pelos apenados no âmbito do Estado de Goiás. A proposta, assinada pelo governador Ronaldo Caiado, segue exemplo já adotado em outros estados brasileiros, como Santa Catarina e Mato Grosso. 


 “Estado gasta uma fábula de dinheiro para manter essas pessoas encarceradas. Bandido já deu prejuízo demais à população”, argumentou o governador. Ele explicou que há casos em que o custo de manutenção dos detentos chega a ser maior que o valor investido em um educador. “É inadmissível que essa responsabilidade fique nos ombros da população goiana”, frisou.



Segundo parecer da Central Integrada de Monitoração Eletrônica da Gerência de Segurança e Monitoramento da DGAP, a prestação de serviços de disponibilização do equipamento ao detento demanda o valor de R$ 245 por mês ao Estado. O parecer destaca ainda que, para atender a demanda existente hoje, são necessárias 10 mil novas tornozeleiras. Dessa forma, a medida proposta, além de reduzir os custos, possibilitará a ampliação da política de monitoração eletrônica em Goiás. 


 “O governador Ronaldo Caiado reconhece a gravidade do sistema prisional e seu impacto na criminalidade, e defende uma ação de inteligência baseada em parcerias sólidas com os poderes constituídos e a sociedade civil como forma de construir soluções duradouras e que possam efetivamente reeducar e dar oportunidades a quem cumpre sua pena”, reforçou o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda. 


O Projeto de lei foi avaliado pela Procuradoria Setorial da SSP-GO, que atestou a constitucionalidade e legalidade da matéria. O texto segue agora para apreciação da Assembleia Legislativa. 


* Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás*.