Notícias Araguaia - O seu jornal!

Notícias Araguaia - O seu jornal!

quarta-feira, 29 de abril de 2020

PROFISSIONAL DA SAÚDE É TESTADA POSITIVO PARA CORONAVÍRUS EM SANTA FÉ DE GOIÁS


Prefeita Lia, de Santa Fé de Goiás, anunciou
caso testado positivo para coronavírus no Município.
A prefeita de Santa Fé de Goiás, Maria Erly, a Lia, utilizou sua página nas redes sociais para anunciar o primeiro caso testado positivo para o coronavírus no Município, quarta-feira, 29/04.


A prefeita disse que de dois casos suspeitos, um foi testado positivo para a Covid-19. “Infelizmente o caso testado positivo é de funcionário da área da saúde”, lamentou a prefeita que mesmo com as ações preventivas já em andamento, prometeu novas medidas a serem anunciadas em breve para combater e conter a pandemia no Município.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Fé de Goiás informou que as providência que o caso requer foram tomadas. “a paciente está bem, já se encontra em isolamento e monitorado”.

segunda-feira, 27 de abril de 2020

JUSSARA PERDEU EX-PREFEITO MIGUEL GARCIA


Ex-prefeito de Jussara, Miguel Garcia
faleceu em 27/04/2020
O ex-prefeito de Jussara, Miguel Garcia de Oliveira, 63 anos, faleceu na madrugada de segunda-feira, 27/04/2020, em Goiânia onde se encontrava hospitalizado. O corpo está sendo velado à Rua Dourados, esquina com a Rua Catalão, Setor Cohab, em Jussara. O sepultamento está marcado para as 13:00 horas no Cemitério Municipal.

AMIGO DE TODOS

Miguel Garcia, ou Miguelzinho como também era conhecido, foi vereador por dois mandatos, de 1989 a 1992 e de 1993 a 1996 e prefeito no mandato de 1997 a 2000. Como vereador atuou com destaque em apoio à população na área da saúde. Na sua gestão como prefeito foram construídas obras como a Unidade Prisional, rede de esgoto, asfalto em vários bairros, ampliação do cemitério, Escola Municipal Isaura Maria da Silva no Setor Nova Jussara, ampliação do CAIS, entre outras. Também foi na sua gestão que foi implantada a Faculdade de Jussara, a FAJ, e construído o prédio da Câmara Municipal em terreno doado pela prefeitura.

HOMENAGENS

Autoridades, políticos, amigos e familiares manifestaram pesar pelo falecimento, e enalteceram qualidades e realizações do filho, irmão, político, mas principalmente, do cidadão Miguel Garcia, em Jussara e região.

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás, ex-prefeito de Jussara, Dr. Joaquim de Castro manifestou pesar pelo falecimento do ex-prefeito Miguel Garcia, externando votos de conforto a amigos e familiares neste momento de dor e tristeza.

O prefeito Wilson Santos decretou luto oficial por três dias. “O ex-prefeito Miguel Garcia foi vereador atuante em prol da população de Jussara por dois mandatos, e fez obras importantes depois no mandato de prefeito”, destacou Wilson Santos.

O presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Rebouças Neto, lamentou o falecimento de Miguel Garcia. “O Miguel teve atuação destacada nos dois mandatos de vereador, e fez muito por Jussara como prefeito”.

A ex-prefeita Tatiana Ranna  enalteceu as ações do ex-prefeito nos dois mandatos de vereador ajudando pessoas na área da saúde e também as obras construídas no período em que esteve à frente da prefeitura. “Homem simples que ajudou demais os carentes, fez um grande trabalho na área da saúde, a marca dele. Amigo de todos”, destacou Tatiana.

O ex-vereador Juesmar Garcia, irmão de Miguel Garcia lembrou emocionado a atuação do ex-prefeito como vereador e também como prefeito. “Ele fez uma atuação importante como vereador e prefeito zelando pela saúde da população de Jussara”, destacou.

quinta-feira, 23 de abril de 2020

GOVERNO DE GOIÁS PRORROGA SUSPENSÃO DE AULAS PRESENCIAIS ATÉ 30 DE MAIO

Governo de Goiás prorroga suspensão de aulas até 30 de maio.

Nova nota técnica da Saúde e decreto estadual deste domingo determinou a extensão do regime de aulas não presenciais

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), em cumprimento ao Decreto nº 9.653, de 19 de abril de 2020, e seguindo a Nota Técnica da Secretaria Estadual de Saúde nº 07/2020, estendeu o regime especial de aulas não presenciais até o dia 30 de maio.

Cerca de 90% das escolas da rede estadual de ensino já aderiram ao regime e realizam aulas a distância desde o dia 23 de março. Naquele mês, o Conselho Estadual de Educação autorizou a execução de aulas não presenciais, após o Governo de Goiás determinar a suspensão das aulas presenciais para combater a disseminação do novo Coronavírus (Covid-19).

Desde a implantação, coordenadores regionais, gestores e professores da rede estadual têm desenvolvido ações pedagógicas para manter o cronograma letivo e alcançar o maior número de alunos.

As ferramentas e estratégias adotadas para esse fim são videoaulas, grupos de WhatsApp, Google Classroom, listas impressas e entrega de materiais didáticos nas casas ou em pontos de referência da comunidade. 

PORTAL ONLINE

Para auxiliar professores e estudantes da rede estadual nas aulas não presenciais, o Governo de Goiás lançou um portal de conteúdos com aulas e listas de atividades para todas as séries do Ensino Fundamental e Médio. Atualizado semanalmente, o Portal NetEscola suplementa as aulas elaboradas pelos professores com conteúdos de todas as áreas do conhecimento.

O Portal NetEscola pode ser acessado por qualquer usuário neste link. O layout é simples, interativo e adaptável aos dispositivos móveis.

quarta-feira, 22 de abril de 2020

IBGE ENFRENTA DIFICULDADES NA COLETA POR TELEFONE EM GOIÁS

IBGE enfrenta dificuldades na coleta por telefone em Goiás.

Devido à pandemia do COVID-19, e atendendo às recomendações e diretrizes do Ministério da Saúde, o IBGE está realizando todas suas pesquisas por telefone. Uma das mais afetadas pela mudança do estilo de coleta é a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio Contínua - PNADC, que realiza um detalhado retrato do mercado de trabalho brasileiro. As informações produzidas por essa pesquisa são de fundamental importância para o país, estados e capitais nesse momento da pandemia, pois elas mostrarão o impacto do COVID-19 no mercado de trabalho e na economia.

Em Goiás, no mês de abril, está previsto o contato com 2556 domicílios distribuídos em 143 municípios para a realização da coleta da pesquisa. Além das áreas urbanas, também serão contactados domicílios na zona rural de 75 desses municípios. Mas os entrevistadores do IBGE enfrentam um novo desafio: com entrevistas exclusivamente por telefone, aumentou a porcentagem de pessoas que se recusam a participar. Seja por insegurança ou desinformação, os entrevistados que não respondem ou interrompem a entrevista antes do término prejudicam a coleta de dados essenciais para que o IBGE possa traçar um retrato fidedigno da realidade brasileira.

Visando uma maior transparência e segurança à população dos domicílios selecionados, o IBGE em Goiás enviará cartas e/ou telegramas oficiais com as informações básicas sobre a pesquisa, além dos contatos dos entrevistadores e supervisores responsáveis pela coleta das informações.

Outra ação de grande importância para assegurar o máximo de tranquilidade aos selecionados da pesquisa é a instituição do WhatsApp Business em todos as 21 agências do IBGE espalhadas pelo estado, agilizando a comunicação oficial da instituição junto aos entrevistados. Continua sendo essencial a confirmação da identidade do entrevistador antes do fornecimento de qualquer informação.
Essa confirmação poderá ser feita pelos canais: - Internet: respondendo.ibge.gov.br - E-mail: ibge@ibge.gov.br - Telefones: 0800 721 8181 ou (62) 3239-8126.

UE/GO – Supervisão de Documentação e Disseminação de Informações/22/04/2020.

terça-feira, 7 de abril de 2020

PREFEITA FECHOU ENTRADA PARA TURISTAS NA CIDADE DE GOIÁS

Prefeita fechou entrada para turistas na Cidade de Goiás

A Prefeita da Cidade de Goiás, Professora Selma Bastos Pires publicou um decreto na tarde desta segunda-feira estabelecendo o fechamento das entradas da Cidade de Goiás, polo Turístico Estadual, e Patrimônio Mundial da Unesco, o fato se dá pela crise de enfrentamento a coronavírus.

A partir das 17:00 h desta terça-feira barreiras sanitárias estarão sendo instaladas nas 4 entradas da cidade, apenas poderão entrar pessoas autorizadas pelo documento abaixo.

Segundo o decreto: ''Para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública fica determinado o bloqueio e/ou a instalação de barreiras sanitárias nas entradas da cidade, sendo que a partir das 17:00h do dia 07 até as 23:00h do dia 12 de abril  de 2020, ficando terminantemente proibídas a entrada de pessoas que não residem no município,com excessão dos seguintes casos.

1 • Entrega de medicamentos, hospital e unidades de saúde.
2 • Entrega de mercadorias em padarias, mercearias, mercados e supermercados.
3 • Seguança Privada.
4 • Geração, Transmissão de energi elétrica, Gás e combustíveis.
5 • Assistência médica hospitalar.
6 • Serviços funerários.
7 • Atividades ligadas a serviços esênciais

O departamento de fiscalização municipal juntamente com a vigilância sanitária contará com o apoio da força policial para fazer valer as medidas restritivas em vigor. Especialmente de novos hóspedes no setor hoteleiro, (Hotel, Pousada, Hostel, Casas de Temporada e Congêneres), já proibidas desde o dia 20 de março.

O decreto proíbe também o consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais instalados em Postos de Combustíveis ao longo das rodovias que circulam a cidade.''

Segundo o Secretário de Saúde do Município Sr. João Batista Neto: ''Nós precisamos ter cuidado com o nosso povo, nesses dias muita gente tem chegado à nossa cidade sem nenhum controle, com as barreiras sanitárias mesmo que pessoas de outros lugares cheguem a cidade acompanhadas de moradores, nossos agentes irão identificar quem são esses moradores. Isso porque a partir de agora temos indícios, segundo o Ministério da Saúde, vai acontecer uma grande disseminação do vírus nesses próximos dias, e queremos barrar a entrada desse mal em nossa cidade.'' Afirmou.

O senhor João Batista disse ainda que, ''em nosso boletim epidemiológico ainda temos 3 casos em investigação, isso porque o LACEN, único laboratório no Estado de Goiás que presta esse serviço, tem um grande número de casos a ser investigados, e os que apresentamos, estão na fila de investigação aguardando os resultados. Ainda estamos sendo privilegiados, já que nosso estado ainda tem poucos casos em relação a outros, mas no que depender de nós e da nossa Prefeita Selma Bastos, faremos o possível e o impossível para ver nossa população saudável, e nossa atitude de bloquear e/ou instalar as barreiras sanitárias nas entradas da cidade, resume-se simplesmente em precaução.''

O Secretário Municipal de Saúde ainda informou que vai instalar placas e distribuição de banners educativos em todos os comércios que estão autorizados a funcionar, isso para instruir a população da Cidade de Goiás.

Por Gessy Chaves
Jornalista
MT/GO 3243

segunda-feira, 6 de abril de 2020

ALÍVIO - CASO SUSPEITO EM ITAPIRAPUÃ FOI TESTADO NEGATIVO PARA COVID-19

Caso suspeito foi testado Negativo para Covid-19 em Itapirapuã

O caso suspeito de contaminação pelo novo coronavírus de uma jovem de 27 anos registrado em Itapirapuã em 27 de março foi “testado” NEGATIVO para Covid-19 de acordo com o resultado do exame em 04/04.

A paciente passa bem e já foi liberada para o convívio social e familiar. O resultado tranqüiliza a população de Itapirapuã e região, mas a orientação é para que sejam reforçados os cuidados para prevenção com o isolamento social evitando aglomerações, “é preciso que as pessoas permaneçam em casa.”

sexta-feira, 3 de abril de 2020

GOVERNO DE GOIÁS PRORROGA QUARENTENA POR MAIS 15 DIAS

Governo de Goiás prorroga quarentena por mais 15 dias.

Em entrevista coletiva, Ronaldo Caiado reforçou que medida tem como objetivo preservar a vida dos goianos. Na ocasião, atualizou os dados sobre o avanço do novo coronavírus em Goiás: 88 casos confirmados e dois óbitos.

“A quarentena em Goiás está prorrogada por mais 15 dias.” Assim o governador Ronaldo confirmou, durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (3/4), que o Estado segue adotando medidas de isolamento social para combater o avanço do novo coronavírus e, desta forma, preservar vidas. O decreto vale até o próximo dia 19 de abril e conta com algumas exceções em relação às regras de abertura de estabelecimentos comerciais e de serviços.

O prolongamento das medidas de isolamento foi definido com base em estudos que apontam para o achatamento da curva da Covid-19 em Goiás, o que evitaria um colapso no sistema de saúde. “Peço a todos os empresários: é hora de pensarmos como ponto principal exatamente a busca de condição para que os goianos possam sobreviver a essa pandemia”, frisou Caiado.

Ciente das reivindicações da classe empresarial, o governador sinalizou que pode haver novas flexibilizações nos próximos dias. “Quanto à área econômica temos sensibilidade, sabemos da importância dela. Mas ela realmente será gradualmente liberada”, apontou. Ele explicou que o Estado, em parceria com Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Goiás e Instituto Mauro Borges, está trabalhando para implantar métodos capazes de impedir que o Estado de Goiás caminhe para um quadro grave de disseminação da pandemia. “Seria uma falha imperdoável se deixássemos a população correr esse risco”, enfatizou. 

DETALHES DO DECRETO
A partir do novo decreto, que já está publicado no Diário Oficial do Estado, continua permitida a abertura de borracharias, oficinas, lanchonetes e restaurantes instalados em postos de combustíveis, se situados às margens de rodovia; lojas de autopeças; e ainda estabelecimentos que estejam produzindo exclusivamente equipamentos e insumos para auxílio no combate à pandemia.

Também está prevista a retomada de feiras livres de hortifrutigranjeiro, mas está proibido o funcionamento de restaurantes ou praças de alimentação bem como o consumo de produtos no local. Profissionais liberais podem abrir seus escritórios, contudo, continua vedado o atendimento presencial ao público. Já cartórios extrajudiciais estão autorizados a funcionar, observando as normas editadas pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás.

No caso da Educação, o decreto autoriza a realização de atividades administrativas das instituições de ensino públicas e privadas. Uma nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) determina que as aulas presenciais em escolas, faculdades e universidades permaneçam suspensas até o dia 30 de abril, levando em consideração que a aglomeração de pessoas pode contribuir para a disseminação da Covid-19 entre estudantes e professores.

Caiado disse entender a dificuldade de alguns setores neste período de isolamento social, e que busca um socorro financeiro junto ao governo federal. “É hora de liberar linhas de crédito para dar condições para que eles não demitam, para terem acesso ao capital de giro em condições subsidiadas e de longo prazo”, disse. “Tanto é que em relação ao FCO, já solicitei ao superintendente do Banco do Brasil que toda verba seja destinada a micro, pequenas, médias e também às grandes empresas para que todos possam ser contemplados com empréstimos a longo prazo, com juros baixíssimos, e assim manter seus funcionários”, salientou.

O governador esclareceu que tem feito o que está a seu alcance, no âmbito do governo estadual, para minimizar os impactos da quarentena na vida das pessoas. Como exemplo, citou a prorrogação do prazo para pagamento do IPVA; a determinação para que a Saneago não corte o fornecimento de água em caso de inadimplência; o mesmo pedido para que não haja interrupção de energia junto à Enel; e o diálogo constante com representantes de todos os segmentos da sociedade em busca de soluções conjuntas. “Não tenho cabeça para outra coisa”, garantiu.

A QUARENTENA E A CURVA DO CORONAVÍRUS
Desde que o novo coronavírus começou a se espalhar pelo mundo, Goiás vem se preparando para lidar com o problema. Seguir as recomendações técnicas da Organização Mundial de Saúde (OMS), e demais autoridades científicas reconhecidas, e analisar a relação “ações de governo x reação do coronavírus” constatada nos outros Estados e países estão entre os protocolos adotados no governo estadual para tomada de decisões. Até aqui, tem dado certo.

Os números que comprovam o cenário otimista em Goiás foram apresentados nesta sexta-feira pelo secretário de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Adriano Rocha Lima. Segundo ele, o isolamento social é adotado como uma tentativa de reduzir o chamado R0, que mede a capacidade que cada pessoa com Covid-19 tem de contaminar outras pessoas. Há dados de que em Wuhan, cidade chinesa que foi o epicentro inicial da doença, esse índice chegou a 4 (ou seja, cada paciente pode ter contaminado outros quatro); na Itália, 6.

Já em países que conseguiram controlar o coronavírus, uma pessoa contaminava somente mais uma. “O fator em Goiás, devido ao grau de isolamento adotado, está em 1,6”. O R0 pode melhorar ainda mais quando associada outra condicionante, que é o reforço nos hábitos de higiene da população.

Para exemplificar, o titular da Sedi apresentou três cenários, partindo como princípio o dia 27 de março, quando iniciou a transmissão comunitária da Covid-19 no Estado. No primeiro (curva verde), se Goiás mantiver os mesmos protocolos que já estão em vigor, dentro de 30 dias pode registrar 21 mil casos de coronavírus e cerca de 200 mortes, consumindo 278 leitos de UTI. Na segunda hipótese (curva azul), ele explica que, “se além de mantermos o isolamento, os hábitos de higiene forem intensificados, podemos reduzir esses 21 mil para 9 mil casos e as mortes para menos de 200, economizando muitos leitos de hospital e de UTI”.

No terceiro e último cenário, a curva vermelha indica o resultado de um relaxamento de medidas, inclusive o de isolamento social. “[O cenário na saúde] pode explodir, chegando a 110 mil casos em 30 dias, com quase 400 óbitos e consumindo mais de 500 leitos de UTI”, projetou Adriano. A tendência é que os números se multipliquem a cada dia que passa. “O pico de contaminação em 40 dias, nesse caso, pode chegar a 2 milhões de infectados em Goiás”, disse.

Sobre o cenário de relaxamento de medidas, que provocaria caos na saúde pública, o governador classificou que “seria uma falha imperdoável deixar a população correr esse risco”. Por isso, tem promovido uma união de esforços para vencer a pandemia com o menor número de mortes possível. O estudo apresentado nesta tarde foi fruto de parceria entre o Centro de Operações de Emergências (COE), da Sedi, da SES-GO, do Instituto Mauro Borges e da Universidade Federal de Goiás (UFG).

ATUALIZAÇÃO DOS CASOS
Ainda na entrevista coletiva, ocorrida no Palácio das Esmeraldas, o governador Ronaldo Caiado atualizou os dados oficiais de Goiás em relação à pandemia. Até a tarde desta sexta-feira, o Estado contabiliza 88 casos confirmados de infecção por novo coronavírus e dois óbitos. Há ainda 2.138 casos suspeitos e 961 sob investigação.

Fotos: Erick Corrêa
Secretaria de Estado de Comunicação - Governo de Goiás