Notícias Araguaia - O seu jornal!

Notícias Araguaia - O seu jornal!

terça-feira, 24 de abril de 2018

HOSPITAIS DA REDE ESTADUAL VÃO REALIZAR ATENDIMENTOS NO PERÍODO NOTURNO E AOS SÁBADOS, EM GOIÂNIA


Governador José Eliton destacou que ação visa humanizar o atendimento 
(Foto: João Paulo Alexandre/ Mais Goiás)
Decisão foi divulgada pelo governador José Eliton (PSDB) e visa acabar com as filas de esperas para exames, consultas e cirurgias eletivas. Eliton reforça que um Projeto de Lei foi encaminhado à Alego para que regulação sobre as vagas fiquem a cargo do Estado e não do município.

João Paulo Alexandre*
Do Mais Goiás | Postado em: 23/04/2018 às 15:12:10

Os hospitais da rede estadual passarão a realizar atendimentos no período noturno, das 18h às 23 horas, de segunda a sexta, e aos sábados em horário especial. O anúncio foi dado na manhã desta segunda-feira (23) pelo governador José Eliton (PSDB). Em primeiro momento, as duas unidades a funcionarem no chamado terceiro turno serão o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER) e Hospital Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG).

Governador José Eliton destacou que ação visa humanizar o atendimento 
(Foto: João Paulo Alexandre/ Mais Goiás)
Segundo o secretário da Saúde, Leonardo Vilela, a medida visa acabar, em oito meses, com a fila de espera nas realizações de consultas, cirurgias eletivas e exames diagnósticos. A quantidade de pessoas à espera de atendimento é incerta, segundo o Leonardo, pelo fato dos números mudarem constantemente. “Não tem como dar números precisos, pois a toda hora tem pacientes se consultando e a quantidade de pessoas em espera varia com esse processo”, destaca.

Ainda, conforme expõe o secretário, a dinâmica para a convocação do atendimento se dará pelo tempo do paciente na fila. “A antiguidade na espera fará com que seja justa a forma para que o paciente seja chamado para a realização do seu procedimento”, conta.

Até o dia 31 de dezembro, serão realizados 142 mil atendimentos, sendo eles 7 mil cirurgias eletivas, 42 mil consultas em diversas especialidades e 93 mil exames de alto custo como tomografia, endoscopia e ressonância, entre outros. “O cidadão tem que ser tratado com respeito e essa é uma forma de se garantir isso no âmbito da Saúde”, ressalta.

Governador José Eliton destacou que ação visa humanizar o atendimento 
(Foto: João Paulo Alexandre/ Mais Goiás)
REGULAÇÃO

O governador José Eliton destacou que, até o próximo dia 30, somente o HGG e o Crer funcionarão desta forma. Após essa data, todos os outros hospitais da rede estadual em Goiânia atenderão no terceiro turno. “Realizaremos essa experiência na Capital. Após 30 dias, a Secretaria [de saúde] fará uma fiscalização, que deverá dar sinal verde para que o programa seja expandido para hospitais de outros municípios do Estado”, lembra.

Além de assinar a ordem de serviço sobre a implantação do terceiro turno, Eliton lembrou que será encaminhado, nesta semana, à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), um Projeto de Lei que repasse o sistema de regularização de vagas para o governo estadual. Hoje, essa função é da prefeitura de Goiânia.

“O cidadão quando precisa do serviço não quer saber de quem é a responsabilidade. Ele quer é o seu problema resolvido e ser atendido. Não estou aqui para culpar ninguém e sim pegar essa responsabilidade. Nesse perspectiva é que chegamos na decisão de atendimento em terceiro turno”, conta.
Contratação

Os investimentos para o andamento dessa decisão giram em torno de R$ 100 milhões. Destes, R$ 36 milhões irão para as realizações dos exames. Além disso, conforme aponta Leonardo Vilela, a contratação de novos profissionais se dará por CLT, de modo que as convocações ficarão sob responsabilidade da Organização Social que gere cada hospital.

*João Paulo Alexandre é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo.

quinta-feira, 19 de abril de 2018

CAIADO EM QUEDA – ZÉ ELITON SUBINDO. PEQUISAS MOSTRAM AINDA QUEDA DE JORGE KAURU – MARCONI E LÚCIA VÂNIA LIDERAM PARA O SENADO.


José Eliton é o que mais cresce, segundo pesquisa
O cenário para as eleições de 2018 começa se definir com nítida tendência de queda do pré-candidato Ronaldo Caiado e clara acessão do pré-candidato José Eliton, conforme mostra o comparativo de pesquisas publicadas até agora. Mas este não é um fato novo nas eleições estaduais em Goiás, noutras eleições, quase todas desde 1998, quem saiu na dianteira acabou perdendo. 

Outro em queda livre conforme mostram as pesquisas, é o pré-candidato a senador, Jorge Kajuru. O ex-governador Marconi Perillo cresce notadamente nas pesquisas, Lúcia Vânia também, em queda Kajuru já tem em seus calcanhares Demóstenes Torres, que parece já em alta nas pesquisas.

PESQUISA DIRECTA MOSTRA CAIADO COM 12,5 PONTOS NA FRENTE DE ELITON

19 de Abril de 2018 - Segue abaixo matéria do jornal O Hoje:

Apenas 12,5 pontos percentuais separam o pré-candidato PSDB, governador José Eliton, do pré-candidato do Democratas, senador Ronaldo Caiado, segundo pesquisa de intenções de votos realizada pela Directa Consultoria e Pesquisa/O Hoje/Jovem Pan, entre os dias 12 e 18 deste mês. Caiado recebeu 35,7% das intenções de voto na pesquisa estimulada, enquanto o governador do estado obteve 22,2% das indicações. O resultado mostra o crescimento do pré-candidato do PSDB, em relação a pesquisas anteriores. O Instituto Directa ouviu 1002 eleitores em todas as regiões do estado entre os dias 12 e 18 deste.

Pesquisa mostra Marconi e Lúcia Vânia na liderança
pelas duas vagas para o senado.
Ainda na pesquisa estimulada, o deputado federal Daniel Vilela, pré-candidato do MDB, recebe 14,4% das intenções de voto; Katia Maria (PT) aparece em quarto lugar com 1,2% das intenções e Fabrício Rosa (PSOL) está com 0,4%. Dos entrevistados, 10,8% voltariam nulo e outros 15,3% não souberam dizer em quem votar.

Na espontânea, onde não é apresentado nomes de candidatos ao entrevistado, o pré-candidato do DEM ficou com 10,7% das intenções de votos, seguido pelo ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que obteve 4,8% das intenções. O nome do governador José Eliton aparece imediatamente depois, com 3,3%. Nesse cenário, entre outros, aparecem Iris Rezende (MDB), com 2,2% das intenções, Daniel Vilela, com 1,9%, e Maguito Vilela (MDB), com 0,8%. Votaram nulo 12,6% dos eleitores e outros 62,7% não souberam dizer em quem votar.

Pesquisa directa/O HOJE/JOVEM PAN

INTENÇÃO DE VOTO PARA O GOVERNO DO ESTADO

Estimulada

Ronaldo Caiado: 35,70%
José Eliton: 22,20%
Daniel Vilela: 14%
Katia Maria: 1,20%
Fabricio Rosa: 0,40%
Nulo: 10,80%
Não sabe dizer: 15,30%

REJEIÇÃO DOS CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO

Estimulada

Daniel Vilela: 13,20%
José Eliton: 10,10%
Ronaldo Caiado: 9,80
Não rejeita ninguém: 40,40%
Rejeita todos: 8,70%
Não sabe dizer: 17,80%

domingo, 8 de abril de 2018

FAMÍLIA FOI TEMA DE ENCONTRO NO CENTRO ESPÍRITA ANTONIO BATISTA GORDEUCH EM ITAPIRAPUÃ

Os desafios da família na atualidade foi tema de palestra
no Centro Espírita Antonio Batista Gordeuch em Itapirpauã
O Centro Espírita Antonio Batista Gordeuch com parceria da Federação Espírita do Estado de Goiás – FEEGO realizou encontro com o tema: “Os desafios da Família na Atualidade” com participação de facilitadores da equipe de Área da Família, domingo, 08/04.

A palestrante Vera Vidal conduziu os trabalhos utilizando dinâmicas de grupo para maior interação entre os participantes, trabalhadores da casa espírita de Itapirapuã, de Jussara e Britânia.

Foram abordados temas como desafios no ambiente familiar, sexualidade e outros na visão da doutrina espírita Kardecista. Ao final foi feita a avaliação considerada produtiva, a interação foi positiva com a participação de todos.

Os desafios da família na atualidade foi tema de palestra
no Centro Espírita Antonio Batista Gordeuch em Itapirpauã
O presidente do Centro Espírita Antonio Batista Gordeuch, Eurípedes Ramos Vaz, agradeceu à equipe da FEEGO representada por Vera Vidigal. “Os trabalhos foram edificantes, a didática e metodologia utilizada pela facilitadora fez cumprir os objetivos propostos, os conhecimentos foram absorvidos pelos participantes. Debatemos o tema importante acerca das dificuldades no convívio do meio familiar”.

O evento começou logo pela manhã quando foi oferecido o café da manhã para os participantes. As 8:30 horas foi iniciada a palestra com intervalo para um lanche rápido, com os trabalhos retomados logo a seguir e finalizados as 12:00 horas quando foi servido o almoço.